quarta-feira, 30 de março de 2011

Contagem regressiva para a volta ao Brasil: faltam 8 dias!!

Hey there!

Mais um dia bonito em Toronto. E o melhor: com temperatura positiva! São 6°C é muito grau minha gente! :) o dia começou prometendo nada e parece que vai terminar sem muitos acontecimentos mesmo. Só foi meio difícil quando lembrei que tinha que ligar para a Imigração para saber do meu PR Card, tentei umas 3 vezes e nada, aí tentei mais umas 3 e consegui ficar na fila de espera, quando o cara me atendeu ele não me ouvia... desligou na minha cara. Ok, ok, claro que eu já estava puta a essa hora. Liguei mais umas 4 vezes até entrar na espera novamente. Outro cara me atendeu, muito simpático, perguntou no que poderia me ajudar, eu falei, ele disse que teria que fazer umas perguntas de segurança para me passar as informações sobre o cartão, eu falei: ok, no problem, ele fez umas 10 perguntas (relacionadas ao meu cadastro como imigrante) eu respondi todas, aí ele queria saber o "cep" do endereço da Adri (que é o endereço que eu uso no meu cadastro) e eu não lembrava... procurei por tudo e não tinha mesmo, pedi que ele perguntasse qualquer outra coisa e ele muito gentilmente respondeu: sinto muito, mas essa informação é de suma importância e acho que a senhora terá que ligar mais tarde novamente com o "cep". Have a nice day. Desde que tinha começado a ligar para eles já tinha se passado mais de uma hora! Ok, ok. Estávamos vindo para a biblioteca central (minha mãe adorou passear pela vizinhança enquanto eu uso a internet). Ao chegar pesquisei o "cep". Liguei mais umas 5 vezes e enfim a resposta que não quer calar: "Está tudo ok com ser cartão. Ele está sendo impresso e será enviado para seu endereço." Thank you. Have a nice day! Não sei quando chega, mas ao menos acho que não precisarei me preocupar quando tiver que retornar dia 31/05.

Deixa eu já falar sobre isso antes que eu esqueça: não, não vou retirar os comentários que fiz sobre minha mãe do post anterior. Principalmente porque reli o que coloquei lá e tenho certeza de que não exagerei nem um pouquinho, ao contrário, lembrei de mais dezenas de coisas que poderia ter escrito. Isso é censura!! Por que tenho que ouvir tudo o que ouço de todos os lados e não posso me expressar no meu blog? Não vou ligar mais para esse assunto.

Voltando ao que interessa: ontem fomos à Niagara. D. Ju estava animadíssima para visitar as quedas d´água. O dia estava lindo e realmente o lugar é de impressionar. Eu já tinha ido lá da outra vez que viemos para o Canadá, mas o dia estava muito feio, frio e chuva não combinam com esse passeio e eu confesso que tinha ficado um tanto desapontada com o lugar. Ontem tive certeza que vale a pena uma visita.





Depois da visita  às cataratas fomos às compras! :) Se D. Ju não foi presa na vinda com panelas de pressão e um tanto de Bono e creme de leite, vai ser presa na volta com tanto tênis na mala!! hahahahahahahaha E a culpa é da minha irmã!!! hahahahaahahahha

Daqui a pouco vamos para o ROM, é dia de entrar de graça! :)

Abraço a todos  e continuem mandando os pedidos de encomendas!

GRa

sábado, 26 de março de 2011

Contagem regressiva para a volta ao Brasil: faltam 12 dias!!

Hey there!

Muuuuito frio hoje, -10°C, mas o dia está lindíssimo!

Ontem, com alguma sorte, consegui comprar meu iPad 2. Aqui no Canadá só começaram a vender ontem e as filas eram gigantescas. Eu tinha entendido que tinham começado a vender às 5 da manhã, aí fui para a escola, para o encontro final e almoço de confraternização, e de lá fui direto para o Yorkdale Shopping, que fica afastado do centro, para ver se a loja da Apple estava tranquila para comprar. Cheguei lá umas 13:30 e tinha umas 300 pessoas esperando na fila. Aí rolou uma conversa de louco básica com o vendedor: eu perguntando sobre a demora na venda achando que já tinham começado a vender e ele falando que não sabia nada pois não tinham começado a vender ainda... Alguns minutos depois nos entendemos e compreendi que as vendas começariam só às 17 e que a fila já estava daquele tamanho todo. Desanimei. Eu tinha ido lá também para encontrar a Leandra, minha amiga que também é arquiteta brasileira. Nos encontramos, ela riu da minha cara por eu achar que conseguiria comprar o meu no dia do lançamento e ficamos de papos algumas horas. Quando vi já eram quase 16 e minha mãe tinha ficado sozinha em casa. Despedi rapidamente e peguei o metrô para casa.

O metrô estava lotadaço, sexta-feira é sempre assim... e eu arrasada por não conseguir comprar meu iPad... claro que no final de semana seria pior ainda... mas... tem umas lojas de eletrônicos por aqui que também vendem os produtos da Apple, e  numa das estações do metrô tem uma delas, a Future Shop (a predileta do Peter, lembram?), então... eu tinha quase certeza que eles ainda não estariam vendendo, mas como era caminho de casa, resolvi passar lá para saber quando eles começariam a vender. Surprise! Eles iam começar ontem mesmo! Às 17! E faltavam só uns 10 minutos quando cheguei lá e só tinham umas 20 pessoas na minha frente!  Aí pensei: bem, mãe é mãe, ela vai entender meu atraso! :)

Nesse momento estou na Central Library of Toronto, atualizando meu iTunes e baixando os apps para o novo Ipad. Ele é muito lindinho. Comprei o branco com a capinha rosa :) mas acho que isso não vai impedir o Pedro de usar...

Eu e D. Ju viemos para a Central Library porque ela queria passear um pouco, depois de ficar um dia inteiro trancada em casa. Tem uma biblioteca bem pertinho de casa, mas por lá não tem muito para ela ver, então viemos para downtown e nesse momento ela está se perdendo lá fora, num frio de rachar.

D. Ju não é fácil. Ainda bem que ela só vai ler isso aqui depois que tiver voltado para o Brasil, mas tenho que desabafar: estou quase enlouquecendo com ela por aqui!! Gente, não acho que eu tenha o privilégio de ter a mãe mais difícil do planeta, infelizmente, ser difícil faz parte do papel de mãe, mas é foda, com perdão do meu francês. É claro que tem o fato de eu ter passado os últimos 2 meses sozinha na minha caverna, aí eu só falava quando eu queria e o melhor, eu só ouvia o que e quando eu queria!!  Minha mãe fala gente, e fala muito mais que eu!! Vcs conseguem imaginar? Ela fala até quando não há nada a ser dito!! Ela fala. Ela fala. Ela fala. Ela comenta tudo, absolutamente tudo, e não só uma vez, ela comenta tudo muuuuuitas vezes, para deixar BEM claro o ponto de vista dela, e ela SEMPRE tem um ponto de vista.

Uns três ou quatro dias depois dela chegar eu tive que pedir, peloamordedeus, para ela parar de repetir algumas coisas. Eu tinha alugado um carro para buscá-la no aeroporto e aí aproveitamos para andar bastante pela cidade e fazer compras. Desde o primeiro minuto que começamos a passear ela começou a dizer que a cidade era muito triste, muito feia e que as casas eram todas velhas e, que horror!!, tudo marrom. Tudo bem, essa é a opinião dela, mas em TODAS as quadras ela repetia isso!!! E ainda dizia: "da próxima vez que eu vier vou trazer tinta para vender aqui para que as pessoas possam pintar suas casas com cores diferentes, como no Brasil!"  Ela realmente achou essa uma grande idéia!! E aí tudo aqui era mais feio que em Florianópolis, tudo é mais caro que em Floripa. O metrô de São Paulo é mais claro e, nessa observação eu fiquei tão chocada que eu levei alguns minutos para entender, o metrô em São Paulo é exatamente do tamanho da plataforma, não é como aqui que sobra plataforma na frente e atrás do trêm. E eu: "E?" E ela: "Lá é mais seguro, imagina se alguém cai na frente ou atrás do metrô!" Mã, alguém pode cair a qualquer momento da plataforma, em qualquer lugar do mundo, não precisa esperar o metrô chegar...

O frio é outro dilema. Eu até agora não entendi o que ela quer. Quando chegou, ao sair do aeroporto: "Nossa que frio!!" Ao chegar em casa do aeroporto: "Mas isso aqui nem é frio! Faz mais frio em Floripa!" Ao sairmos depois do cochilo depois da chegada: "E vc fica dizendo que aqui faz frio, não tô sentindo frio nenhum, vc exagera muito." E à tarde no mesmo dia: "Que frio horroroso!" Gente, juro, até agora, uma semana depois da chegada dela, ainda não entendi se ela quer sentir o frio de verdade ou não. Ela está usando minhas roupas para frio, que são reforçadas, então ela diz: "nem tá frio", mas ela não vê que ela não está sentindo frio porque ela está devidamente agasalhada, então ela diz, "nem tô com frio, só no rosto!" Eu tenho vontade de gritar!!! Claro que sente frio no rosto, afinal é a única parte que fica descoberta!!

Mas ela ficou feliz no dia da neve! Ela adorou! Mas não queria encostar porque era muito frio. Catei um punhado e enfiei na mãe dela :) Ela teve sorte, foi uma nevasca e tanto, deu para ter bem a idéia de como costuma ser aqui no inverno. Mas ela não quis fazer boneco de neve para o Arthur não achar ruim. Explicando: o Arthur é o neto mais velho que sonha em vir ver neve e fazer um boneco aqui no Canadá. O boneco vai ficar para outra visita.

O fato também de eu estar morando num lugar tão pequeninho também não ajudou no nosso relacionamento por aqui. Ficamos juntas 24 horas por dia! Dentro de casa então, dá para ouvir o pensamento uma da outra :) Minha caverninha é excelente, mas só para uma pessoa mesmo. Com o Pedro já não foi fácil, e olha que ele é a pessoa mais importante na minha vida e a que eu mais amo!! :) E aproveito para registrar aqui o quanto eu sinto a falta dele! Morro de saudade dele todos os dias! Não vejo a hora de reencontrá-lo. Prefiro não pensar que só ficarei com ele menos de suas semanas e depois nos separaremos por mais um mês e tanto novamente... o que consola é pensar que é só uma fase necessária. A partir de junho não desgrudo mais! Vou junto com ele até no trabalho!! hahahahhahahaahahaha Já pensou? O Pedro explicando para os canadenses frios e calculistas que a esposa dele tem que ficar sentada na escrivaninha dele no trabalho enquanto ele trabalha porque passamos muito tempo separados e agora não queremos ficar nem um minuto longe um do outro. haahahahahahahahahaha E com o Tuco junto!! hahahahahahahahahaha

Nossa, ainda faltam 40 minutos de download para atualizar o iTunes...

Como acabei de contar, ontem foi o encerramento do meu curso de inglês para engenheiros e arquitetos, teve cerimônia de entrega de certificado e tudo! Depois da cerimônia, nos juntamos aos outros alunos da escola, do LINC, que também estavam comemorando o fim do período, para um almoço de confraternização. Antes ainda do almoço, ouvimos um contador de histórias, atividade bem comum por aqui. Achei muito legal! O cara é muito bom! Contou umas historinhas engraçadas, muito legal! E enfim, o almoço. O Pedro ia adorar a mesa onde nos servíamos, tinha comida de tudo quanto é parte do mundo. Cada aluno levava alguma coisa, e a maioria fez questão de fazer algum prato tradicional para levar, estava muito legal, e muito gostoso também. Provei umas 5 ou 6 coisas diferentes, não sei dizer os nomes, mas estava tudo muito gostoso. Tinha até pudim de leite condensado! E não foi feito por brasileiros! De brasileiras lá só eu e a Tásia. Até onde entendi, tem pudim de leite no mundo todo! Ótima notícia! :) Estava bem gostoso o pudim também, talvez um pouquinho mais de açúcar não fosse mal, mas achei bem gostoso assim mesmo!

Ah! Lembrei de outra coisa bem legal para contar para vcs que descobri essa semana: por que todas as casas aqui tem basement? Por mais incrível que possa parecer, foi um engenheiro iraniano do meu curso o único que soube me responder! Eu sempre fiquei intrigada com isso, afinal, eles têm tanto espaço por aqui, prá que usar o subsolo? E se querem uma casa com mais andares, é só construir outro encima! Então lá vai a explicação: como faz muito frio e neva muito, o solo, na superfície, fica muito instável, já que acaba tendo infiltrações de água que congelam e dilatam, então é necessário cavar cerca de 1,5 a 1,6m de profundidade para construir a fundação. Como repreencher esse espaço sairia muito caro, passaram a mantê-lo vazio (isso há muuuuuuito tempo atrás) e com o tempo passaram a incorporá-lo à casa e hoje todos são apaixonados por seus basements, que mais atualmente passaram a ser usados como living room e home theatre. Adolescentes costumam dar seu primeiro passo de independência mudando para o basement da casa dos pais. E só terminando a explicação técnica: se a fundação ficar na superfície, a casa pode "andar" na primavera :) Eu adorei essa explicação! E passei a respeitar mais a engenharia canadense :)

Gente, acabou de acontecer a coisa mais estranha aqui na biblioteca. Meu iPad está conectado a meu computador encima da mesa, recebendo o download do iTunes e um cara, um senhor, canadense, acabou de vir até mim para perguntar sobre o aparelho!! Ele veio puxar conversa!! I´m astonished!! :) Viram? É a tecnologia a serviço dos contatos sociais!!

Bem, meu download está terminando e fiquei sem assunto para continuar escrevendo... Essa semana fiquei relapsa quanto ao blog, mas prometo me esmerar mais :) Estou bem feliz com a perspectiva de voltar ao Brasil e rever meus amigos! E desde já abro as inscrições para encomendas. As malas da minha mãe já estão cheias, mas eu não tenho muito o que levar nas minhas duas gigantes, então, é só pedir! :)

Bj, bj a todos e tenham uma ótima semana!
Gra

quarta-feira, 23 de março de 2011

Visita D. Ju

Primavera? Nevando prá caraça!!

Hey there!! Olá pessoas!! Não apareci por aqui ultimamente mas a culpa é da minha mãe! :) Ela chegou no sábado de manhã e desde então estamos sempre na rua.  Hoje, depois de muitos dias, voltou a fazer temperatura negativa -5°C e voltou a nevar... Muita, mas muita neve mesmo!! D. Ju tá adorando! Só não teve coragem de fazer anjinho ou boneco de neve ainda :)

Desde semana passada que a previsão via neve para hoje, mas estava bem difícil de acreditar com todos os dias lindos e temperaturas positivas... minha mãe estava dizendo: "Que frio? Vim preparada para o frio e nada..." Estava fazendo em torno de 5°C quase todos os dias) "Em Floripa é mais frio!" Aí hoje ela sacou a diferença do frio :) Saímos cedo para um encontro do meu curso na biblioteca central, e downtown é o lugar mais frio da cidade, disparado! Aqui em casa estava nevando fininho, mas a paisagem já estava bem branca.


E o tempo foi passando e a neve engrossando... nesse momento neva muuuuuito. D. Ju ficou fascinada com  a paisagem branca e adorou os pinheirinhos de Natal que surgiram decorados com neve. Mas ela não tinha coragem de colocar a mão por conta do frio... :)


Na volta prá casa foi que ela sentiu o drama e viu como a rotina tira a graça da neve...


Mas antes de toda essa neve deu para passearmos bastante, e a previsão do tempo é para muitos dias ensolarados a partir de amanhã. É esperar para ver :)

Estivemos no centro e andamos bastante. Ao fundo, a CN Tower:


Abaixo a antiga e a nova prefeitura:


Aqui, D. Ju no cruzamento da Yonge com a Dundas, bem no centro, na nossa "Times Square":

Por enquanto é isso, gente. Um grande abraço a todos.

Gra

quinta-feira, 17 de março de 2011

Uma semana cheia de boas notícias...

Hey there!

Hoje senti que a primavera chegou! Adivinhem quantos graus!! 14°C!! Unbelieveble!! Não preciso nem contar que estava cheio de gente na rua de camiseta, bermuda, saia, né? Hoje andei pela rua e por nenhum momento não senti meu nariz :)

A nova grande notícia é que minha conta do hotmail desapareceu! Isso mesmo! Não posso mais acessá-la de jeito nenhum. Para recuperá-la, o msn me dá a opção de preencher um formulário com minhas informações de acordo com meu cadastro. Considerando que fiz meu e-mail há aproximadamente 12 anos e não sou das pessoas mais espertas que atualizam o cadastro, a resposta é IMPOSSÍVEL MINHA NEGA!! Vcs acreditam que um do itens é a CEP? Eu não lembro nem onde eu morava quando abri a conta!!

Sendo assim, perdi todos meus contatos e tudo o mais que ficava armazenado  na  "cloud" segundo meus colegas engenheiros no curso de inglês, e não era pouca coisa... portanto, preciso que vcs me escrevam, estou carente, usando outro e-mail: gracianatorres@gmail.com para que eu tenha os contatos.

E ontem ainda teve o susto das novas regras do TFG da UFF...  ah! Pára né ô! Nem dormi à noite pensando em tudo que teria que reagendar, a começar pelas passagens e até o batizado do fofuxo!! Mas agorinha à pouco recebi um e-mail da coordenadora me avisando que minha proposta para apresentar em maio foi aprovada. Alívio total! Viu maninha? Não precisa mudar o batizado!!

Hoje é dia de St. Patrick!! Saí toda vestida de verde, mas a sorte, pelo jeito, tá fugindo de mim. Vou sair à noite e me acabar na cerveja verde!! Amanhã não tem aula, então vou amanhecer na rua!! hahahahahahahahaha Motivos para beber é que não faltam!! Eu podia saber beber... nem isso!! Sou uma incompetente mesmo!

Bj, bj para todos. Vou voltar ao processo de ressussitamento do meu e-mail e ver no que dá.

Gra

quarta-feira, 16 de março de 2011

Funcionário público é igual em qualquer lugar do mundo?

Hey there! Bom dia! Hoje chove muito e a temperatura continua positiva, 3°C. Vai chegar à 13°C no final de semana! É a D. Ju trazendo calor para cá! :)

Ontem tive um dia cheio de emoções e com muito contato com funcionários públicos canadenses (aqui não posso chamar de federais, mas seriam da mesma instância dos federais do Brasil).

Pela manhã, fui a um workshop sobre "Tax Return", o imposto de renda daqui. O workshop foi na Skills for Change, a escola onde faço meu curso pela manhã. O cartaz dizia que era voltado para new commers, o que inclui imigrantes como nós e é a demanda da escola.

Pois bem, cheguei uns 5 minutos atrasada porque peguei o street car errado, e o cara tinha recém começado. Ele, um canadense de pai e mãe. O cabelo dividido ao meio, e aqueles óculos (ah! Aqueles óculos!!) iguais aos caras do seriado The Office. Ele já tinha se apresentado quando cheguei, e já começou a falar sobre o procedimento. 

No dia anterior, a professora tinha avisado do workshop e tinha dito para prepararmos nossas perguntas para o palestrante. Todos têm muitas dúvidas, porque todos, como recém chegados, têm ainda alguma relação com o país de origem. Sempre tem uma conta de banco, um imóvel, ou mesmo um trabalho em andamento e todos querem saber como declaram isso, se é preciso declarar e tals.

Para encurtar a história: logo no início da palestra o cara disse para todos ficarem à vontade e que podiam interrompê-lo a qualquer momento para fazer perguntas. Ele fazia piadas que ninguém entendia. A única que todos entenderam mas não achamos graça nenhuma porque vivemos isso na pele foi que o Canadá tem formulário para tudo. Sim, nós sabemos, e inclusive é esse o motivo da maior parte das dúvidas.

Bem, a palestra começou e as dúvidas foram aparecendo e... ele não sabia responder nada!! Tudo ele dizia que era para ligar para o telefone da agência. Nem quando um cara perguntou: Eu morava em Montreal e já fiz declaração lá de que tenho filhos, preciso fazer novamente em Ontário? (deixa eu explicar que Montreal é em Quebec e que quase tudo lá é diferente de Ontário ou de qualquer outro lugar no Canadá) E qual foi a resposta? "Boa pergunta! Ligue para o 1 888..." Aí não dá, né? Todos já estavam incomodados. Nas transparências (muito bonitas, diga-se de passagem, pois aqui a apresentação é tudo, o conteúdo não importa tanto) podíamos ler tudo o que estava na apostila que ele entregou logo no início. E aí vem a pergunta: "What the hell am I doing here?" E é aí que começam as grandes emoções do dia.

No dia anterior eu tinha pedido informação na escola sobre para quem ligar para saber o que estava acontecendo com meu PR Card que não chega nunca. A funcionária me passou um número de telefone e uns colegas de sala me avisaram que é quase uma loteria conseguir falar com alguém nesse número, mas que era a única maneira de conseguir informação... Na segunda mesmo eu já tentei ligar, não entendi muita coisa do que a gravação falou e não consegui falar com ninguém. Ontem, então, pedi ajuda para um colega que também tinha que ligar porque também não tinha recebido o cartão e também tinha chego na mesma semana que nós. Ele disse que, por sorte, tinha conseguido falar com um atendente no dia anterior e que tinha descoberto que o problema dele era a foto. Que ele foi informado que receberia uma carta para comparecer na sede da Imigração Canadense com novas fotos num prazo de até um mês. Ele me explicou sobre a ligação e eu saí do workshop para tentar falar com alguém. Sentei na recepção da escola e fiquei tentando. Na terceira tentativa, ao invés de desligarem automaticamente, entrei numa linha de espera e lá fiquei aguardando por 23 minutos (meu colega disse que eu teria que aguardar bastante), quando a atendente apareceu, ela pediu muitos dados meus (muitas vezes eu não entendia o que ela queria, pois, sendo canadense, eles não facilitam falando mais devagar... quando é um imigrante que te atende vc consegue quase tudo). Bem, por fim, perguntei o que havia com meu cartão e a resposta: problemas com a foto, vc receberá uma carta até maio para comparecer na sede e...

Informações sobre o cartão do Pedro são confidenciais, só ele pode pedir, mas é impossível ligar do Brasil para o número 1 888... sinuca de bico.

Fiquei arrasada, tenho que voltar para o Brasil no início de abril!!! 

Enquanto falava com a atendente, um outro colega que está aqui a mais tempo e sabia do meu problema, sentou ao meu lado para esperar a resposta. Quando eu desliguei, totalmente arrasada e contei para ele, ele tinha uma solução: já sabia que isso acontecia muito e soube de outra aluna que, ao saber do problema, não esperou pela carta, foi direto na sede da Imigração para providenciar as fotos e em uma semana recebeu o cartão. Uau!! OK!! Onde é a sede? Voei para lá.

Cheguei lá e na recepção havia uma triagem para entrega de senha. Expliquei tudo para a mulher que disse que tudo bem, que eu poderia entregar as fotos ontem mesmo. Perguntei sobre o Pedro e ela disse que não poderia me passar a informação, me deu um formulário que ele deveria preencher para me autorizar a perguntar qual era o problema. Fui tirar as fotos e no caminho, pensando em como diabos ele iria preencher o formulário, pensei em perguntar se poderia ser escaneado. Tirei as fotos, voltei correndo. A mulher já não estava lá (ela tinha sido bastante simpática e atenciosa), no lugar tinha um cara com barba por fazer e cheio de má vontade. Ele descartou qualquer possibilidade de solução que eu sugeria. Fiquei ainda mais arrasada, fui para a fila para entregar as fotos.

Gente, definitivamente, aquele é o lugar mais multicultural que já estive. Vcs conseguem imaginar? É o lugar onde TODOS os imigrante do Canadá têm que passar em algum momento da vida. E tem gente de tudo quanto é canto do planeta, com as roupas mais estranhas possíveis, sem falar nas línguas faladas...

Aguardei uma meia hora e fui chamada. Fui atendida, então, por uma D. Ju da vida. A eficiência em pessoa. Super simpática, fez todo o procedimento e quando terminou resolvi perguntar para ela como poderia solucionar meu problema. Ela sorriu e falou: "Vc tem os dados dele aí?" Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim! "OK, me passa, vou ver qual é o problema com o cartão dele para vc. Não tem lógica eles não passarem essa informação para a família que ficou aqui!" E sim, ele tinha o mesmo problema com a foto. Perguntei então se eu poderia trazer a foto e ela explicou que não, porque ele teria que assinar um documento... "a não ser que vc já leve o documento, envie para ele e me traga de volta depois de assinado, que tal?" Que tal!!! Que tal!!! isso é um milagre!!! Caraca!! Não consigo nem descrever o quanto fiquei feliz! Ela me deu um documento de circulação interna para eu assinar fora dali e devolver!! 

E assim foi. Ontem mesmo enviei para o Pedro. Chega na semana que vem e ele tem que me devolver assinado e com foto para eu levar lá para ela.

Só para um esclarecimento: sem o cartão, o Pedro não pode voltar e só ele pessoalmente poderia resolver o problema, mas como se ele não pode voltar? Entenderam? :)

Final feliz para todos! Bem, quase final por enquanto. Agora tenho que aguardar a volta dos documentos e levar lá e aí aguardar o envio do cartão. Tenho um pouco mais de três semanas para resolver tudo isso. Torçam por mim!!

Bj, bj a todos.

Gra

quinta-feira, 10 de março de 2011

Molhado, beeeeem molhado.

Hey there!

Minha irmã matou a charada, sim, a preguiça assumiu o controle sobre mim. Hoje não saí de casa para nada. Estou de pijama e fazendo tricô e comendo sem parar o dia inteiro, que tal?

Ontem à noite foi traumático. Bem, ontem nevou/choveu o dia inteiro. Quando saí à noite para a aula, no meio do caminho me deparei com um mundo de neve semi-derretida e chovia muito e tudo era uma grande pista de patinação, mas eu estava sem patins e fiquei pensando: "what the hell am I doing?" Por que estou indo para aula nesse tempo? Mas eu já estava perto do ponto de ônibus e resolvi encarar. Pensei que o ônibus podia passar antes de eu chegar ao ponto, como sempre acontece e aí esse seria o sinal para eu voltar para casa, mas não. Cheguei no ponto e esperei uns 2 minutos e ele veio, vazio. Fui para aula e no último trecho a pé eu já me odiava mais do que qualquer coisa. Por que sou tão caxias? Por que não consigo matar aula? Que diabos!

Na saída da aula peguei carona com a Martha, uma senhora de Cuba, que me levou até uma estação de metrô, para eu não ter que andar até a minha. Mas o trecho do ponto de ônibus até em casa foi o Ó. Caminhando nesse último trecho e me encharcando tomei a decisão de que hoje eu não sairia de casa. E aqui estou eu, em casa. :)

Desde ontem a temperatura está positiva. Hoje está em 5°C e com muuuuita chuva e amanhã não vai ser melhor segundo a previsão.

Amanhã à noite vou pegar o carro na locadora para treinar  no final de semana. Vou com a Marli e o Gian, meus sócios na empreitada :) Quero treinar um pouco para quando minha mãe chegar. Já contei que ela vem? Sim, chega dia 18. Ou melhor, o plano é que ela chegue dia 18, porque em se tratando de D. Ju, tudo pode acontecer, ou melhor, nada pode acontecer, então é esperar para ver para crer :)

Deu para ver que nada de muito interessante aconteceu na minha semana de carnaval, né? Não pude ir para NY para encontrar meus amigos e até agora meu PR Card não chegou. Semana que vem é break march, o que significa férias para muita gente que já está indo viajar hoje. O povo vai para o Caribe ou para Orlando de um modo geral. Mas eu terei aulas pela manhã e não tenho planos de ir para lugar nenhum. Adoraria matar aula!! Adoraria encontrar alguém por aqui super afim de ir conhecer Newfoundland & Labrador!!! Ou qualquer outro lugar. Mas não tem ninguém e estou de saco cheio de viajar sozinha.

Paulinha e Fabinho, quero muito saber como foi em NY!!

Bj, bj a todos. Hoje fico por aqui mesmo.

Gra

domingo, 6 de março de 2011

Domingo de Carnaval

Oi gente bonita e querida!! Que preguiça!! Domingão totalmente voltado ao ócio. Muuuito frio lá fora, -7°C, e muuuita neve, como vcs podem ver na foto abaixo:



Ontem o dia estava bem cara de nhaca. Chuva incessante. É engraçado ver chover aqui, porque desde que cheguei só neva :) mas como ontem tínhamos temperaturas positivas (sim! Chegamos a 4°C! Que orgulho!), o que seria uma ótima notícia para o final de semana, tivemos muita chuva no lugar da neve recorrente. Mas à noite a temperatura despencou de vez, aí quando acordei hoje, tinha quase 20 cm de neve lá fora!, Eu costumo medir pelo degrau da casa ao lado e hoje ele nem aparecia!

Acordei e logo recebi um e-mail do meu afilhado! Coisa mais fofa!! Ele já é um homenzinho! :) E fofamente me perguntava como estavam as coisas por aqui, se estava muito frio e se eu tinha caído novamente patinando :) fofo, fofo, fofo. Não é inacreditável isso? Estou ficando mesmo muito velha. Meu sobrinho/afilhado já me manda e-mail e já tira sarro da minha cara!

Ontem a dona do meu cafofo esteve aqui para cobrar o aluguel e veio com o marido, que seria a peça chave para resolver o problema da minha televisão. Bem,  o trato era que ele instalaria o cabo cedido pela família que mora encima. Desde que compramos a televisão só temos 1,5 canais... o CTV que quase sempre funciona e o CVC que quase nunca funciona. Tudo bem que o CTV é bom mas, num mundo tão dinâmico é sempre bom ter opções, não acham? Mas o resumo da ópera é que o cabo não funcionou. Eu não estava muito sociável ontem quando eles apareceram e aí não tive muita paciência para desvendar o que a polonesa estava me falando. Agradeci a visita e a tentativa e tchau.

Sábado passado, na casa da Marli e do Gian, vi a antena que eles usam e a imagem deles é perfeita! Tudo bem que eles moram no oitavo andar e virados para a CN Tower e eu moro numa caverna, mas vou tentar instalar a mesma antena e ver o que acontece. Esse era meu plano para hoje: sair para comprar a antena (que só tem na Canadian Tire), mas quando abri a persiana e vi toda aquela neve lá fora... ainda bem que ontem eu peguei um monte de filmes da library :)

Agora acabei meu homework do curso diurno. Já me empanturrei de Piruline e salgadinho de chedar, tudo isso regado a muita coca-cola, claro, e não sinto fome para o almoço... terminei de ver o terceiro filme do final de semana e... bem, e mais nada.

Na sexta eu tinha ficado sabendo de umas festas carnavalescas que juraram que existem por aqui. Disseram que tem blocos em downtown e eu até estava animada para ir, mas a chuva aqui também tem sido um problema para o carnaval :)

Meus amigos estão em Nova Iorque e eu até agora não recebi meu PR Card... Meu maridão em Niterói curtindo o carnaval e eu aqui, enterrada na minha caverna... é isso mesmo, podem falar a vontade, mas hoje o post é deprê.

Acabei de olhar na janela e tem umas crianças fazendo boneco de neve na rua. Eu nunca tinha visto crianças por aqui! O dia está mais claro. Vou até pensar em sair novamente.

Bj, bj a todos. Curtam o carnaval, mesmo que molhe! Prá minha amiga Marcela, parabéns adiantado! E que a semana de comemorações seja bem proveitosa! Fui.

Gra

quinta-feira, 3 de março de 2011

Eis um post animado!!

Boa tarde pessoas! Faz frio, -9oC, mas ontem fez muito, muito mais frio, entao hoje estah ateh agradavel :)

Estou no computador da escola = sem acentuacao.

Gente, devo dizer que hoje, realmente, me senti morando no primeiro mundo. Juro. Na verdade esse sentimento comecou a brotar ontem a tarde, quando, me preparando para vir para a aula da noite eu vi o Steve Jobs anunciando o lancamento da segunda geracao do IPad, e que os aparelhos jah estariam disponiveis nas lojas no dia 25 de marco (no Brasil, sempre que eu via esses anuncios eu sofria pensando quando eu poderia ao menos ver esses brinquedinhos de perto). Primeiro fiquei puta (desculpem a expressao, mas foi assim mesmo que me senti), afinal, acabei de comprar o meu e ele jah estah defasado? Que sonho! Um IPad e com camera!! Eu PRECISO de um desses!! :) Ai que odio!!!!

Ateh escrevi para meu cunhado, o Caetano, falando sobre isso... poxa, eles podiam ter esperado pelo menos ateh o segundo semestre!! Bem, fazer o que? Soh pensei numa coisa: vou ter que levar o meu IPad para o Brasil, vender lah e na volta comprar o novo!! :)

Bem, hoje na aula da manha os engenheiros viram meu IPad e comentaram do anuncio de ontem. Eu contei o quando eu tinha ficado chateada e tals... foi engracado, falei do meu plano de levar para o Brasil para vender e poder comprar o novo e eles acharam uma boa ideia. Depois de uma meia hora do assunto, um deles virou para mim: "Mas quando mesmo vc comprou o seu?" E eu: "Em janeiro". Ele: "Entao vc tem o direito de voltar na loja e devolver! O prazo para devolucao costuma ser de 3 meses!" O QUE? Tah brincando!!? Eh soh vc ir na loja e dizer que nao quer mais!! Mas cada loja tem o seu prazo, que PODE ser de ateh 3 meses. Eh claro que no final da loja fui direto na loja da Apple mais proxima para saber se era possivel. No caminho, lembrei que minha amiga comprou um movel sabado passado e a vendedora disse que o prazo da loja para devolucao era de 45 dias... fiz as contas e vi que tinha comprado o aparelho ha 43 dias!!

Cheguei na loja e perguntei para o vendedor a politica de devolucao e ele disse: "Normalmente sao 40 dias, mas com o anuncio da nova versao, o prazo passou para 30 dias. Mas quando vc comprou o seu?" Falei prah ele e ele pediu para esperar que ele ia perguntar. Ele voltou. "Vc comprou nessa loja?" "Nao, na do Eaton Center." "Entao tah OK, nos aceitamos a devolucao."

Dah para acreditar? E foi exatamente assim!! Tive que ir em casa buscar a caixa para devolver junto. Quando voltei na loja fui direto no cara que o vendedor tinha indicado. Falei que queria devolver. Ele pegou o aparelho, a caixa, tirou da capinha, guardou nas caixas e fez o reembolso do valor no cartao de credito. Simples assim!

Saih ateh meio tonta da loja. Ateh a capinha, jah cheia de arranhoes, eles aceitaram de volta!!

Liguei para uma amiga para contar, ela morreu de rir e falou: "Gra, entao vc devia ter pedido um IPad novo, comprado e aih vc nao ficaria sem e ainda poderia devolver ateh chegar o novo na loja!" Olha que mente maligna!! :) Mas eu nao fiz isso. Posso viver sem o IPad algumas semanas :)

Outra coisa interessante aconteceu: quando eu estava chegando no shopping onde fica a loja da Apple, eu passei por um telefone publico e vi que alguem tinha esquecido o cartao nele, mas o cartao de credito! Os telefones publicos aqui aceitam moedas e cartoes de credito. E para ficar melhor ainda, o cartao era do tipo pay pass, que eh um dispositivo que eles tem aqui (digo aqui porque nao vi disso no Brasil ainda) que vc nao precisa assinar nada nem digitar senha, eh soh encostar o cartao numa maquininha (tipo a base onde a gente assina o recibo do cartao em supermercados) e pronto, a compra estah feita! O nome era de um italiano (Franccesco alguma coisa). Fui na central de seguranca, que por acaso ficava no caminho e entreguei lah. O guarda agradeceu como se o cartao fosse dele! And have a nice day!

Eu bem tinha falado para o Pedro e para a Adri que esse tipo de coisa eh perigoso. Nosso cartao tambem eh desse pay pass e quando falei isso a Adri disse: "Gra, nem pensa besteira! Vc tem que ver pelo lado da facilidade, nao pense em inseguranca." Viu? Eh inseguro sim! Tomara que o italiano se de conta e volte lah para pegar, apesar de que nesses casos, os proprios caras da seguranca tem autoridade para ligar para a empresa do cartao e pedir o bloqueamento. Foi isso que aconteceu com uma mulher da aula de ingles, ela esqueceu a bolsa com 4 mil dolares, se nao me engano e todos os cartoes de credito e o pior: todos os passaportes e PR Cards da familia toda num banheiro de um hospital. Quando voltou, encontrou a bolsa na sala da seguranca, com absolutamente tudo dentro, mas os guardas avisaram que jah tinham bloqueado os cartoes de credito, pois nao sabiam quando ela viria buscar.

E nessa correria toda de vai na loja, vai em casa buscar as caixas, volta na loja e tals, acabou ficando muito tarde e eu resolvi vir direto para a escola porque estou tao cansada que se desse uma passadinha em casa seria fatal, eu nao conseguiria sair novamente.

Beijos para todos por aih! E ateh a proxima!

Gra

terça-feira, 1 de março de 2011

Mês novo, curso novo... de velho só a saudade!

Olá gente bonita! Primeiro de março e vamos que vamos! Hoje o dia está lindo, o frio está bem aceitável e o vento deu uma trégua. -7oC.

Meu curso terminou mais cedo hoje (já é o novo curso, já vou comentar), tivemos uma confraternização em função da festa do Oscar no domingo (o povo aqui leva isso bem a sério) e houve um, digamos, bolão, onde devíamos assinalar, dentre os nominados, qual seria o campeão. Eu participei para não ficar chato, pois não sabia nem quem estava concorrendo, mas fiquei em 4o. lugar!! :) Das 24 categorias, acertei 12! :) teve prêmios, tapete vermelho e tudo o mais e em seguida almoçamos arros com frango que foi trazido por um dos alunos, o Mohaamad, do Paquistão e pipoca :) O arroz estava bem gostoso, mas um pouco apimentado para o meu gosto, tinha um temperinho que não sei o nome, mas que lembro de ter comido muito em Marrocos.

Vamos ao novo curso. Estou gostando. A turma é bem menor e os exercícios bem mais dinâmicos. Somos em uns 10 alunos, eu sou a única mulher e a única arquiteta, todos os outros são engenheiros. Tem gente do Irã, Paquistão, Coréia do Sul (que virou meu super amigo depois que falei que minha sócia no Brasil é coreana), tem dois das Filipinas, um russo que conheci hoje e a professora é da Ucrânia. Dos engenheiros, tem de todas as áreas, até algumas que nunca ouvi falar, mas tem dois da Civil. Quando a professora me apresentou, deu para ver um certo desconforto de alguns pelo fato de eu ser mulher, mas nada que tenha atrapalhado até agora. São todos muito divertidos e gostam de participar das discussões, o que torna a aula bem interessante.

Como saí mais cedo, vim direto para a biblioteca, eu queria escrever aqui para vcs, mas quando cheguei, surpresa! Os computadores da biblioteca são bloqueados para muuuuuuuita coisa e estou tendo que escrever do IPad. E não sei se vcs perceberam, mas aprendi como usar a acentuação nele :)

Das bibliotecas eu já falei, mas cheguei a comentar o tanto que elas são frequentadas? Estão sempre cheias e de gente de todas as idades. Sempre há lugares para deixar as crianças, mas elas também são toleradas em qualquer ambiente. Ah, lembrei de uma coisa! Acho que já falei de como funciona a licença maternidade e também comentei que, na licença, a mãe passa a receber apenas 55% dos rendimentos, o que a meu ver é um contrasenso numa nação que quer estimular o crescimento populacional, mas é assim que funciona... Outro assunto ligado à maternidade que andou bombando por aqui é a aceitação ou não dos carrinhos de bebês em estabelecimentos comerciais. Os restaurante reclamam muito! Dizem que os carrinhos atrapalham a circulação e vários estabelecimentos estão criando regras para limitar a entrada de mães com carrinhos. Bem, é claro que os carrinhos atrapalham, mas não dá para querer que uma mãe carregue a criança no colo o tempo todo! Ainda mais aqui, que todos usam um carrinho adaptado para carregar todos os filhos (que costumam ser 2). Isso é uma coisa engraçada aqui, são tão liberais para umas coisas que chegam a beirar o cômico e tão inflexíveis para outras, como os carrinhos... Tem um restaurange que foi fechado em função de manifestações das mães que passaram a ser proibidas de entrar com os carrinhos. Elas tanto fizeram que o restaurante fechou por falta de clientes!

Voltando às bibliotecas, uma coisa que acho que ainda não comentei é que, definitivamente, o incentivo dado por toda essa estrutura funciona. Nunca peguei um ônibus ou um metrô onde não houvesse, no mínimo 3 pessoas lendo. Na verdade, no metrô, eu poderia aumentar esse número para 6. Todos lêem muito, o tempo todo. E lêem livros, não é o caderno de esportes do jornal ou revista de fofoca, são livros. De manhã cedo todos estão lendo jornal, há uma farta distribuição deles, desde o gratuito e obrigatório Metro (que, salvo engano, já chegou ao Rio) até qualquer outro título dos mais famosos, como The New York Times. Todos lêem. No decorrer do dia passam aos livros, dos mais diversos assuntos. Revistas eu quase nunca vejo. Bem, está aí uma coisa que, definitivamente, gosto muito por aqui. Além da patinação, é claro...

Ah, a patinação! Como não descobri isso antes? :) Gente, não tenho nenhuma restrição em dizer que é uma das coisas mais prazeirosas que já fiz na minha vida. Domingo passado fui novamente e agora já posso me considerar uma patinadora :) já consegui entender o funcionamento básico da coisa toda e os movimentos já são quase naturais para mim. Pena que agora, com o curso pela manhã, fica mais difícil encontrar arenas disponíveis para uso público. Mas tem sempre os finais de semana!

Gente, e ontem eu caí... Mas caí mesmo, com gosto, torci o tornozelo, o tombo mais que esperado nessa terra de surpresas escorregadias mas... foi na escada :) saindo da aula noturna. Pronto, contei. E o pior foi que nem vi nada. Quando dei por mim estava lá, estabacada no chão, com um monte de gente atrás de mim, querendo passar e ir para casa... E o pior dr tudo foi o motivo da queda: eu descia a escada procurando o número de casa para ligar para o Pedro, no celular, esse aparelho que sempre abominei mas que não consigo mais viver longe. Sempre achei horrível depender de um aparelho para tudo, mas estou assim, e não gosto. Quero toda hora ligar para alguém, ou ver e-mail, ou mandar mensagem... E aí tenho mesmo que cair da escada. Assim que chegamos aqui, os jornais começaram a mostrar imagens de uma mulher que, andando pelo shopping, digitando uma mensagem, caiu numa daquelas piscininhas com chafariz dentro do shopping... Muito mico... Já tive minha dose.

Falando em mudanças, e esse parágrafo só os mais próximos vão entender, muita coisa tem mudado para mim, até eu estou me estranhando. Não quero mais tomar Coca-Cola... Prefiro mil vezes o suco de laranja (low acid) da Minute Maid... Não tenho sentido falta do Bono. Como direto uma pizza de espinafre que compro no mercado (A-DO-RO). E como snack, meu favorito é um de arroz. Como muuuuuita fruta. São deliciosas! Minha amiga Adri diz que isso não pode ser bom. Que frutas sempre deliciosas não é algo natural. Natural é as frutas umas vezes estarem boas, noutras não... E não pode ser natural ter todo tipo de fruta que quiser em qualquer época do ano, especialmente no inverno! :) se é natural ou não eu ainda não sei, mas estou adorando! :)

Viram que coloquei low acid no suco, pois é, isso é outra coisa legal daqui, tudo é funcional, até a alimentação deve ser, então, por exemplo, tem suco de laranja natural, low acid, with calcium, com vitaminas para o coração, com reforço de vitamina C e acho que deve até ter suco de laranja sem laranja, mas ainda não provei. Quase todos os alimentos são assim. Remédio, então! Sabe o tylenol? Aqui tem para: dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, com alívio rápido, com alívio demorado, com vitaminas, sem vitaminas, para febre, para enxaqueca, para sinusite, para cólica e para qualquer outra coisa que vcs imaginarem. Tudo muuuuuuuuuito bem explicadinho e beeeeeeem especializadinho. Espero não precisar provar todos para saber quão eficiente são.

Gente! Já estou há uma hora aqui! Estou com fome! Vou para casa comer pizza de espinafre! :) com suco de laranja! Eeeeeeeeeeeeeee! Outra coisa: aqui eles não entendem êeeeeeeeeee como comemoração e não batem palma quando cantam parabéns prá vc.

Bj, bj, gente! E que venha março!

Gra