Olá, boa tarde!
O clima por aqui continua delicioso e depois de um sábado de buscas infrutíferas pela nossa tão sonhada
"home sweet home", resolvemos nos fantasiar de turistas e sair pela cidade nesse domingão.
Pela manhã fomos ao
Capilano Park, onde tem a ponte suspensa do filme do Indiana Jones. Muuuuuito legal! E fica a 5 minutos do centro da cidade, inacreditável! O lugar é muito legal, com árvores enormes e todo aquele blá blá blá de ecologia com desafios de pesquisa para as crianças e tals. Apesar do preço salgadinho do ingresso ($32,95 por cabeça - preço para adultos) é uma visita bem interessante, e um desafio para meu sogro! :) O Pedro falava isso toda hora: "Vc acha que meu pai passaria por aqui?" :)
Voltamos para o hotel e fomos almoçar. Tentamos pela 4a. vez comer no restaurante brasileiro que tem aqui pertinho. Nas outras 3 vezes estava fechado e dessa vez, aberto, mas lotado, sem reserva nem pensar! No caminho até lá eu falei para o Pedro: "Esta será nossa última tentativa, se não almoçarmos lá hoje, não almoçaremos mais, me recuso a voltar." E deu no que deu... agora
adiós restaurante brasileiro... fomos comer no japonês do outro lado da rua :) experimentamos vários pratos, mas o melhor mesmo é o tempura de camarão :)
No caminho para o hotel entramos na
La Vie em Rose, uma loja muito legal de
lingerie e adivinhem! Tinha promoçar de pijamas de flanela!!! Uhuuuu!!! Renovei meu guarda roupa!! hahahahahha
Passamos no hotel e pegamos o Tuco para irmos visitar a
Granville Island, um lugar muito legal onde, com certeza, levaremos todas nossas visitas. Parece a ferinha da XV de Novembro de Curitiba no domingo, mas ao invés de barracas são galpões com inúmeras lojinhas. Muita coisa legal! Vários teatros, restaurantes. O problema é que o Tuco não podia entrar em quase nenhum lugar, aí tínhamos que revesar para ver as lojas.
Ah! Já contei que o Tuco aqui não pode andar de ônibus ou metrô? Pois é... não pode... e ele gosta tanto! A corretora disse que é por conta de que muita gente aqui tem alergia e problemas respiratórios. Muuuuitos dos imóveis que pesquisamos não aceitam
pets, quando aceitam tem sempre uma restrição quanto ao número e tamanho, sempre no máximo 2. Bem, o que não faltam aqui são restrições!! Ontem vimos dois apartamentos muito, mas muito legais mesmo. O Pedro queria fazer proposta na mesma hora, quando vimos que havia restrição de idade e não poderíamos receber visita de crianças, por exemplo. Nem pensar!! E meus afilhados? E minha sobrinha/o canadense? Nossa, ontem fiquei com muita raiva da cidade por conta disso tudo... que me perdoem os
Vancouverities, mas a cidade não vale todo o meu esforço... ontem cheguei à conclusão que Vancouver se assemelha muito ao Rio: é sempre linda aos olhos do turista/visitante, mas para morar aqui... são outros quinhentos... Claro que não tem o que se falar em termos de violência, por mais que a corretora queira nos convencer de que há áreas inviáveis por conta da bagunça e tals, mas as ruas do centro cheiram a xixi, e o tempo todo... ainda mais agora que faz tanto tempo que não chove.
Outra coisa difícil de admitir: aqui não é ilegal usar drogas, então vc vê gente usando droga livremente no meio da rua. Tudo bem, não é em toda parte, mas não é incomum. Numa área bem ao lado desse centro chique onde estamos hospedados, numa rua chamada Hastings, num trecho de umas 5 quadras a cena é deprimente, não importa o dia ou a hora, é igualzinho à Cracolândia de Sampa, só que aqui neguinho não tá preocupado em fugir da polícia. Dá medo de passar por lá, mas é um percurso que acabamos tendo que fazer algumas vezes. Dá muito medo mesmo porque o povo tá totalmente enlouquecido no meio da rua, jogados nas calçadas... e aí, para proteger os drogados, temos que passar na velocidade máxima de 30 km/h, sendo que queríamos passar a 100. Também para protegê-los e evitar violência, o governo distribui as drogas que eles consomem gratuitamente. Sim, não há
daycare para as mães que querem voltar a trabalhar após cumprida a licença maternidade, mas se vc preferir não trabalhar e viver chapado, o governo dá a maior força! É claro que o que é fornecido não é o suficiente para os drogados, então eles cometem furtos para vender e comprar mais droga. No domingo, uma rua da região é fechada e rola uma "Feira de Acari", onde se vende de tudo, mas deles entre eles. Claro que não fomos lá, mas passamos de carro e vimos. Deprimente. É fica logo ali, depois da curva, onde turista não passa.
É igual ao Rio pela beleza da paisagem, e quando a escala da observação passa a ser 1:1 vemos a semelhança longínqua. É impressionante a quantia de gente pedindo esmola nas ruas! Sempre adultos, normalmente sozinhos, acompanhados apenas por um cachorro. Não sei se aqui na vizinhança tem mais por ter mais movimentação de dinheiro. Não andei por muitas outras áreas a pé, mas acho que só não tem gente pedindo nas áreas residenciais. Aqui eles estão sempre com cara alienada sentados pelo chão. Em Toronto o número era bem menor, e eles eram muito agressivos. Costumavam ficar nos semáforos e se vc não dava nada eles xingavam, falavam do governo, da guerra. Prá quem veio do Rio, dá medo, apesar de nunca ter visto nada além dos xingamentos.
Mas vamos voltar a falar de coisas boas! Ontem no final do dia saímos a busca de novas áreas para nosso imóvel e descobrimos outras duas muito boas. Uma, em Vancouver/Burnaby mesmo, chama Heights Vancouver, é bem mais residencial, mas acompanha a Hastings (beeem depois da área dos drogados) e encontramos algumas opções interessantes por lá na internet. A outra área é a cidade ao lado de Burnaby (leste) que chama Coquitlam que é muito bonitinha! Tudo é novo por lá e funciona mesmo como uma cidade média, digamos. O comércio na região é muito bom. Fica mais longe de Downtown Vancouver, mas não precisamos estar por aqui e a maior parte dos postos do Pedro fica mesmo em Coquitlam. Essas serão as áreas de pesquisa essa semana.
Vi nos comentários do Facebook que a cobertura do 11/09 aí no Brasil foi muito grande. Por aqui continuou tudo muito tranquilo. Pela manhã vi que estava passando em um canal a cobertura da cerimônia em NY. Ontem em mais de um canal passaram alguns documentários, mas foi só.
Desejo uma ótima semana a todos! E boa sorte para nós também na busca pela casinha perfeita!! Uhuuu!
Bj, bj.
Gra