quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Onde os canadenses são mais humanos?

Olá pessoas! Por aqui uma quarta ensolarada com 1°C.

Hoje, enfim, descobri onde os canadenses são mais humanos: numa arena de patinação!

Ontem comprei meus patins!! Feliz como uma criança! Pesquisei na internet e descobri que existem muitas, mas muitas mesmo, pistas de patinação onde não se paga nada para praticar. Por aqui tem dois tipos: as arenas (que são fechadas, como um ginásio) e os rinks, que são espaços abertos, onde, normalmente, no verão encontramos lagos. As arenas funcionam o ano inteiro, já os rinks, por motivos óbvios, começam a desaparecer a partir do final deste mês.

Então, descobri que tem várias arenas e rinks na vizinhança e hoje de manhã fui estrear meus patins. Só uma outra observação: as arenas têm horários pré-estabelecidos para o uso público. Nessa que fui hoje, por exemplo, pode-se usar das 10 às 11 da manhã nas quartas. Cheguei lá às 10 junto com alguns senhorzinhos. Tinha umas 12 pessoas, oito senhores, eu, uma outra mulher, um casal de chineses. Assim fiquei meio sem saber o que fazer, já tinha pessoas patinando, e muito bem e pensei: “vão me odiar por ficar me arrastando na pista, atrapalhando”, mas, o inesperado aconteceu. Assim que viram que eu não tinha lá todas as habilidades de uma patinadora, os velhinhos se revezaram me dando dicas :) e passavam por mim falando frases de incentivo!! O melhor, e aqui meu lado maldoso fica bem à mostra, é que a mulher chinesa, acompanhada do suposto marido, era um desastre, mas um desastre muito grande mesmo. Para ter uma idéia, ela deve ter dado umas 3 voltas na pistas em uma hora de prática. Ela ficava rente ao muro dando passinhos mínimos e o marido do lado.

Eu me saí muito bem segundo os velhinhos! :) E cansei prá caramba!! Caí duas vezes e eles vieram me ajudar!! Quase chorei de emoção. E acho que dei mais um passo no entendimento dessa sociedade tão diferente, e esquisita, por quê não? Se eu tivesse caído andando no meio da rua ninguém sequer chegaria perto!

Acho que a imagem abaixo traduz muito bem o quão importante é a patinação no gelo para os canadenses:



Quando estava tirando os patins para ir embora, a mulher que estava patinando sozinha veio me falar que eu me saí muito bem, e que deu para ver o quanto eu melhorei durante a hora em que praticamos (eu olhando para ela em estado de choque: Thank you!). Aí meus amiguinhos da terceira idade vieram dar suas opiniões também e foram unânimes em garantir que eu levo jeito para a coisa. No meu primeiro tombo, um deles que veio me ajudar, falou que eu deveria patinar olhando para frente e não para o chão, que patinar deveria ser como andar, e vc não anda olhando para o chão... OK, I got it! Na saída ele veio me dizer que melhorou muito minha postura depois que parei de olhar para o chão :) e disse para eu não me preocupar com os tombos pois ainda levarei muitos! Hahahahahahaaha

Durante todo o tempo que fiquei patinando, tinha um cara que patinava muuuito rápido de um lado para o outro. Ele foi o último a sair da pista e entendi que deve ser o zelador do lugar. Ele também veio falar comigo!! Ele disse: “Vc se saiu muito bem! Leva um tempo até se acostumar com seus patins novos.” E eu disse: “Leva um tempo até eu me acostumar patinando... são patins novos numa nova patinadora.” Ele riu!! Choquei! Ele riu!! Acho que foi a primeira vez que um canadense riu de alguma bobagem que falei. Aí eu disse a ele que era minha segunda tentativa patinando e a primeira vez com aquele patins e ele elogiou meu desempenho!

Definitivamente vou freqüentar mais pistas de patinação!! Falei com muito mais canadenses hoje pela manhã do que em todo mês que estou aqui! Claro que caixas de supermercado não contam... mas acho que motoristas de ônibus contam, e mesmo assim, pouquíssimos falaram algo mais do que “thank you” depois que mostro meu cartão de embarque e desejo bom dia/tarde/noite.

Mudando de assunto: ontem comecei minhas aulas noturnas de inglês e no meu primeiro dia o clima era de velório: a professora declarou que o curso acaba dia 31 de março e não deve recomeçar porque o governo cortou a verba da escola. Não entendi se acabarão as aulas noturnas, as aulas do nível 6 e 7 ou todas as aulas de todos os níveis. Mas eu parecia ser a única que não estava muito preocupada com isso, afinal, estou indo embora no início de abril e quando eu voltar em junho não pretendo voltar para essa escola. Só para esclarecer: é a mesma escola das aulas pela manhã. O que mais gostei foi que não há outros brasileiros na turma. Nas aulas da manhã, tinha a tchurma, e aí acabávamos só falando português entre a gente, o que não ajuda muito na prática do inglês :)

Segunda aqui foi feriado: Dia da Família. A maior deprê do planeta!! Fiquei o dia inteirinho na minha toca, e sem internet... foi dureza... mas já passou. Eu até quis sair, mas o frio estava de rachar e achei que não ajudaria muito se eu fosse nos eventos públicos ver as famílias reunidas.

Hoje o Pedro foi para Floripa. A trabalho... mas vai poder apertar o Alexandre e jogar com o Arthur... que inveja.

Fico por aqui porque agora tenho que ir para o centro resolver assuntos burocráticos :(

Bj, bj a todos e até a próxima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nooossa! Só elogios! Parabéns, patinadora! Rss

Mich disse...

Nooossa! Só elogios! Parabéns, patinadora! Rss