quarta-feira, 16 de março de 2011

Funcionário público é igual em qualquer lugar do mundo?

Hey there! Bom dia! Hoje chove muito e a temperatura continua positiva, 3°C. Vai chegar à 13°C no final de semana! É a D. Ju trazendo calor para cá! :)

Ontem tive um dia cheio de emoções e com muito contato com funcionários públicos canadenses (aqui não posso chamar de federais, mas seriam da mesma instância dos federais do Brasil).

Pela manhã, fui a um workshop sobre "Tax Return", o imposto de renda daqui. O workshop foi na Skills for Change, a escola onde faço meu curso pela manhã. O cartaz dizia que era voltado para new commers, o que inclui imigrantes como nós e é a demanda da escola.

Pois bem, cheguei uns 5 minutos atrasada porque peguei o street car errado, e o cara tinha recém começado. Ele, um canadense de pai e mãe. O cabelo dividido ao meio, e aqueles óculos (ah! Aqueles óculos!!) iguais aos caras do seriado The Office. Ele já tinha se apresentado quando cheguei, e já começou a falar sobre o procedimento. 

No dia anterior, a professora tinha avisado do workshop e tinha dito para prepararmos nossas perguntas para o palestrante. Todos têm muitas dúvidas, porque todos, como recém chegados, têm ainda alguma relação com o país de origem. Sempre tem uma conta de banco, um imóvel, ou mesmo um trabalho em andamento e todos querem saber como declaram isso, se é preciso declarar e tals.

Para encurtar a história: logo no início da palestra o cara disse para todos ficarem à vontade e que podiam interrompê-lo a qualquer momento para fazer perguntas. Ele fazia piadas que ninguém entendia. A única que todos entenderam mas não achamos graça nenhuma porque vivemos isso na pele foi que o Canadá tem formulário para tudo. Sim, nós sabemos, e inclusive é esse o motivo da maior parte das dúvidas.

Bem, a palestra começou e as dúvidas foram aparecendo e... ele não sabia responder nada!! Tudo ele dizia que era para ligar para o telefone da agência. Nem quando um cara perguntou: Eu morava em Montreal e já fiz declaração lá de que tenho filhos, preciso fazer novamente em Ontário? (deixa eu explicar que Montreal é em Quebec e que quase tudo lá é diferente de Ontário ou de qualquer outro lugar no Canadá) E qual foi a resposta? "Boa pergunta! Ligue para o 1 888..." Aí não dá, né? Todos já estavam incomodados. Nas transparências (muito bonitas, diga-se de passagem, pois aqui a apresentação é tudo, o conteúdo não importa tanto) podíamos ler tudo o que estava na apostila que ele entregou logo no início. E aí vem a pergunta: "What the hell am I doing here?" E é aí que começam as grandes emoções do dia.

No dia anterior eu tinha pedido informação na escola sobre para quem ligar para saber o que estava acontecendo com meu PR Card que não chega nunca. A funcionária me passou um número de telefone e uns colegas de sala me avisaram que é quase uma loteria conseguir falar com alguém nesse número, mas que era a única maneira de conseguir informação... Na segunda mesmo eu já tentei ligar, não entendi muita coisa do que a gravação falou e não consegui falar com ninguém. Ontem, então, pedi ajuda para um colega que também tinha que ligar porque também não tinha recebido o cartão e também tinha chego na mesma semana que nós. Ele disse que, por sorte, tinha conseguido falar com um atendente no dia anterior e que tinha descoberto que o problema dele era a foto. Que ele foi informado que receberia uma carta para comparecer na sede da Imigração Canadense com novas fotos num prazo de até um mês. Ele me explicou sobre a ligação e eu saí do workshop para tentar falar com alguém. Sentei na recepção da escola e fiquei tentando. Na terceira tentativa, ao invés de desligarem automaticamente, entrei numa linha de espera e lá fiquei aguardando por 23 minutos (meu colega disse que eu teria que aguardar bastante), quando a atendente apareceu, ela pediu muitos dados meus (muitas vezes eu não entendia o que ela queria, pois, sendo canadense, eles não facilitam falando mais devagar... quando é um imigrante que te atende vc consegue quase tudo). Bem, por fim, perguntei o que havia com meu cartão e a resposta: problemas com a foto, vc receberá uma carta até maio para comparecer na sede e...

Informações sobre o cartão do Pedro são confidenciais, só ele pode pedir, mas é impossível ligar do Brasil para o número 1 888... sinuca de bico.

Fiquei arrasada, tenho que voltar para o Brasil no início de abril!!! 

Enquanto falava com a atendente, um outro colega que está aqui a mais tempo e sabia do meu problema, sentou ao meu lado para esperar a resposta. Quando eu desliguei, totalmente arrasada e contei para ele, ele tinha uma solução: já sabia que isso acontecia muito e soube de outra aluna que, ao saber do problema, não esperou pela carta, foi direto na sede da Imigração para providenciar as fotos e em uma semana recebeu o cartão. Uau!! OK!! Onde é a sede? Voei para lá.

Cheguei lá e na recepção havia uma triagem para entrega de senha. Expliquei tudo para a mulher que disse que tudo bem, que eu poderia entregar as fotos ontem mesmo. Perguntei sobre o Pedro e ela disse que não poderia me passar a informação, me deu um formulário que ele deveria preencher para me autorizar a perguntar qual era o problema. Fui tirar as fotos e no caminho, pensando em como diabos ele iria preencher o formulário, pensei em perguntar se poderia ser escaneado. Tirei as fotos, voltei correndo. A mulher já não estava lá (ela tinha sido bastante simpática e atenciosa), no lugar tinha um cara com barba por fazer e cheio de má vontade. Ele descartou qualquer possibilidade de solução que eu sugeria. Fiquei ainda mais arrasada, fui para a fila para entregar as fotos.

Gente, definitivamente, aquele é o lugar mais multicultural que já estive. Vcs conseguem imaginar? É o lugar onde TODOS os imigrante do Canadá têm que passar em algum momento da vida. E tem gente de tudo quanto é canto do planeta, com as roupas mais estranhas possíveis, sem falar nas línguas faladas...

Aguardei uma meia hora e fui chamada. Fui atendida, então, por uma D. Ju da vida. A eficiência em pessoa. Super simpática, fez todo o procedimento e quando terminou resolvi perguntar para ela como poderia solucionar meu problema. Ela sorriu e falou: "Vc tem os dados dele aí?" Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim! "OK, me passa, vou ver qual é o problema com o cartão dele para vc. Não tem lógica eles não passarem essa informação para a família que ficou aqui!" E sim, ele tinha o mesmo problema com a foto. Perguntei então se eu poderia trazer a foto e ela explicou que não, porque ele teria que assinar um documento... "a não ser que vc já leve o documento, envie para ele e me traga de volta depois de assinado, que tal?" Que tal!!! Que tal!!! isso é um milagre!!! Caraca!! Não consigo nem descrever o quanto fiquei feliz! Ela me deu um documento de circulação interna para eu assinar fora dali e devolver!! 

E assim foi. Ontem mesmo enviei para o Pedro. Chega na semana que vem e ele tem que me devolver assinado e com foto para eu levar lá para ela.

Só para um esclarecimento: sem o cartão, o Pedro não pode voltar e só ele pessoalmente poderia resolver o problema, mas como se ele não pode voltar? Entenderam? :)

Final feliz para todos! Bem, quase final por enquanto. Agora tenho que aguardar a volta dos documentos e levar lá e aí aguardar o envio do cartão. Tenho um pouco mais de três semanas para resolver tudo isso. Torçam por mim!!

Bj, bj a todos.

Gra

2 comentários:

Mercedes disse...

Nooooooossa amiga! Que confusão!!!!! To torcendo muito por vc e pelo Pedro! Vcs vao conseguir arrumar td, tenho certeza!!

Adoro seu blog! ë como se eu tivesse vendo vc falando aqui! ahhaha...

bjs

Mercedes disse...

Ta só mais um breve comentário, vc sem coca cola?!?!?!?!?!?!

Agora vc me surpreendeu!