quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Passatempos

Oi gente bonita! Have a good one!


Comecei a escrever e olhei para o termômetro na minha tela para dizer aqui a temperatura e deu até um arrepio: 6.C lá fora :) o dia está bem bonito e o solzinho convida a sair um pouco da toca.

No post passado falei da máquina de costura que comprei aqui... ai gente, que coisa mais linda! :) Ela era meu sonho de consumo no Brasil, mas muuuito cara e eu tinha a minha Karina que batia um bolão :) não pude trazê-la, mas pude realizar o sonho, e comprei minha Brother lindinha:


Ela tem cem tios diferentes de pontos para bordar e mais o vocabulário em caixa alta. Ainda não testei toooodos os pontos, mas me apaixonei por alguns muito fofos :)

Claro que fazer patchwork por aqui é muuuito mais fácil. Em qualquer lugar vc encontra material e o preço chega a dar raiva :) Ultimamente até que ficou mais fácil encontrar o material no Brasil, mas com precinhos ainda salgados. Comprei só a máquina e tesouras, estou com pena de comprar as outras coisas que já tenho no Brasil... E falando nas facilidades, no próprio Walmart, onde comprei a máquina, comprei também materiais para minha primeira peça canadense:


Eles vendem essas apostilinhas (à direita), de uma marca chamada Fabric Palette, e na apostilinha vem escrito quanto de material precisa, e os materiais são vendidos já cortados!! São diferentes tamanhos para diferentes peças, por exemplo, comprei os saquinhos com 20 peças de 5" em cada um (com 10 estampas diferentes) e quatro peças de 18"x21", na apostila dizia duas peças de 18"x42", mas não tinha o tecido que eu queria desse tamanho. Paguei uns $20 por tudo isso mais a linha para costura. O fato de já vir cortado é uma benção, é a única parte que não gosto muito de fazer...

E eis aqui o resultado:


Eu adorei! Ficou muito fofa! Ela é dupla face, por dentro é marrom. Não usei a manta que gosto de usar para encorpar, pois não encontrei no Walmart, mas acho que nem precisa, ela ficou bem estruturada.

Há umas semanas, encontrei uma loja que vende tecidos e que tem uma ala enorme de tecidos em algodão para patch. Um mais lindo que o outro e muito baratinhos. Agora tenho que voltar lá para começar o enxoval da minha sobrinha canadense :) Bem, não vai faltar o que fazer no inverno :)

Ontem choveu o dia inteiro, mas na terça (antes de toda confusão do incêndio) eu saí para passear com o Tuco no parque aqui ao lado de casa e fiz umas fotinhos:





Tinha muita gente tirando foto, principalmente das árvores vermelhas, ninguém resiste! :)

E falando em afazeres domésticos, lembrei de outra história: semana passada fomos jantar na casa de minha nova amiga Érica, comentei dela aqui há alguns posts. O convite era para pizza e eu me ofereci para levar a sobremesa: mussi de maracujá, já que durante a mudança apareceu uma garrafa de Maguari que eu tinha trazido e até esqueci.

Bem, na véspera fui fazer o mussi e coloquei tudo no liquidificador e só então lembrei que tinha que usar gelatina para dar consistência ao mussi... era de noite e eu perguntei para o Pedro se no mercado asiático aqui do lado, onde ele fez amigos :), se lá tinha esse tipo de produto e ele: "Tem sim! E além disso, a gelatina foi inventada pelos chineses, com certeza vc vai encontrar lá!" E lá fui eu. Cheguei no mercado 5 min antes de fechar, mas a mulher que estava na porta disse que não tinha problema, que eu podia entrar. Rodei o mercado todo e não achava a gelatina. Todos os produtos eram asiáticos e os nomes estavam escritos com o alfabeto deles, impossível de entender... fui pedir ajuda, a moça me levou na prateleira das gelatinas, mas só tinha de sabores, e uns sabores muito esquisitos. Do lado tinha um envelope branco da Tailândia e eu perguntei para ela se aquilo seria gelatina sem sabor e ela fez uma careta e respondeu: "Não faço a mínima idéia!" Aqui está ele:



Pela instrução em inglês achei que valia a pena tentar :) No dia seguinte, antes de adicionar no mussi eu pesquisei na internet onde encontrei que agar agar é um pó feito à base de algas marinhas e que, ao ser misturado com água fervente ganha textura gelatinosa. Viu? Vivendo e aprendendo! :) O mussi ficou bom de qualquer jeito, até porque não tem como leite condensado + creme de leite + suco de maracujá ficar ruim, né? :) mas a textura ficou estranha, muito longe de gelatina. O pessoal da Érica gostou bastante, estavam com saudade de sabor de maracujá de verdade :)

Aqui em Vancouver é bem difícil encontrar produtos brasileiros. Pouquíssimos lugares vendem. Em Toronto tem muito português e eles é que tem os mercados com produtos brasileiros, por aqui o jeito vai ser me adaptar aos "agar agar" da vida quando bater saudade.

Terça consgui instalar o plug-in da rádio MPB FM no meu computador e só então me dei conta de como sentia falta de ouvir rádio! Mas rádio com música boa :) nada de música country, que é o único rádio que consigo ouvir aqui... Agora em casa é MPB FM o tempo todo!

Já é hora do almoço e daqui há umas 3 horas o Pedro estará em casa! Uhuuu!! :)

Ah! No dia que fiquei zanzando pela vizinhança descobri que moramos no centro de Coquitlam! :) A prefeitura é aqui do lado, junto com o centro cultural e outros órgãos do administrativo, deve ser por isso que colado ao nosso próximo abrirá a maior biblioteca pública da região em 2012! São sempre boas surpresas que encontramos ao explorar a cidade!

É isso, minha gente! Estou com fome e vou providenciar meu almoço.

Grande beijo a todos e bom final de semana! Amanhã vamos à Seattle, aproveitando o day-off do Pedro, depois conto como foi.

Gra

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Alarme? Get out!

Hey there! Have a good one!


Hoje temos um dia tipicamente do inverno vancouverite, chove e faz um friozinho danado, 7.C.

Agora faz frio, mas ontem a coisa esteve quente por aqui...

Estava eu em meu cafofo, curtindo meu novo brinquedinho, uma máquina de costura lindinha, ouvindo MPB FM pelo computador, quando comecei a ouvir um alarme. Fui ver o que poderia ser e percebi que era o alarme de incêndio do prédio (todos os lugares que moramos por aqui tinham detectores de fumaça e alarme de incêndio, aqui nesse apto ainda tem sprinkler - tipo um chuveirinho para o caso de o apto pegar fogo), eu fui até a sacada e não vi nada diferente, e o alarme tocando, aí voltei para o cafofo, sentei na minha escrivaninha, e o alarme tocando, e o Tuco começou a ficar atordoado, tadinho, o barulho deve ser enlouquecedor para ele, e eu pensando: "Será que esse teste não vai acabar nunca?" Bem, resolvi seguir o protocolo e sair do prédio usando a escada, mais para acalmar o Tuco do que por qualquer outra coisa.

Na escada, encontrei outras pessoas descendo, todas muito calmas. A saída da escada é no fundo dos prédios e para entrar novamente temos que ir na entrada principal na frente do prédio, quando virei a esquina me deparei com uma cena inacreditável: eram 6 caminhões de bombeiros e mais duas ambulâncias!!

Bem, bombeiros, policiais e paramédicos são sempre tema de piadas entre migrantes. Costumamos dizer que como nada acontece por aqui, quando alguém chama por qualquer motivo (e para os bombeiros o principal motivo deve ser pegar gatinhos nos telhados e árvores) eles têm que mostrar serviço, então saem com as sirenes à toda e sempre mais de um caminhão de uma vez só, sempre para nada ou quase nada. Mas o fato é que incêndios são muito comuns por aqui, o clima é muito seco e as casas feitas de madeira e papelão e para ajudar, temos os aquecedores de todos os tipos - elétricos, a gás - nem sempre em boa condição, ou seja, incêndios acontecem mesmo com freqüência e, thanks God, o povo daqui está bem servido no quesito combate ao fogo.

Muitos moradores estavam ocupando a praça na frente do prédio, muita gente ainda saindo do prédio e muitos outros chegando do trabalho (era umas 5:30). Antes de descer eu peguei um casaco reforçado e o celular estava junto da chave, então peguei também, mas só, nada de carteira, ou dinheiro ou chave de carro... e antes do alarme tocar eu já tinha pensado em comer alguma coisa, já sentia fome...

Quando cheguei na frente do prédio vi fumaça saindo de um apto e, adivinhem: era no meu andar!! Já tinha alguns bombeiros por lá, na saca do apto ao lado e, passados uns minutos, a porta da sacada do apto onde tinha fumaça abriu e um bombeiro jogou no terraço o que parecia ser um monte de revistas pegando fogo, a divisória da sacada não deixava ver muita coisa, mas fiquei na dúvida se o fogo era dentro do apto ou na sacada. Minha conclusão, mais tarde, quando voltei para meu apto, é que o fogo foi na sacada, pois acontece com uma certa freqüência que fumantes jogam as bitucas de cigarro pela sacada, já que é lá que eles estão fumando. Já vi no prédio cartazes falando sobre isso e eu instalei um tapete de EVA na nossa sacada e dois dias depois ele estava queimado, possivelmente por uma bituca, a sorte foi que isso aconteceu em uns dias chuvosos...

Fiquei lá parada olhando tudo aquilo por uns 20 minutos. Estava muito frio e eu morrendo de fome e o alarme tocando! Resolvi, então, me movimentar e saí andando pela vizinhança. Foi bom, descobri muitas coisas interessantes nas quadras próximas e depois de uns 40 ou 50 minutos resolvi voltar para ver como estavam as coisas e já estavam liberando a entrada no prédio.

Minha suspeita do fogo na sacada aumentou porque não havia nenhum cheiro de queimado no corredor. Dois aptos foram arrombados (o do fogo e o ao lado) e quando cheguei no andar ainda tinha um monte de bombeiros por aqui e um deles explicava para a moradora do apto não atingido porque teve que arrombar a porta dela também. Ela chorava, tadinha, assustada. Um segurança passou a noite numa cadeira em frente ao apto dela.

Muita ação e adrenalina para umas poucas horas! :)

O fato é que parece que tudo está bem, tirando as portas, claro. E a lição foi bem assimilada: ouviu o alarme? Cai fora do apto!

Ah! Enquanto eu caminhava pela vizinhança o Pedro me ligou (ele está viajando) e eu contei o que estava acontecendo e ele: "Ainda bem que o incêndio não foi dentro do apto... ja pensou se ativa o sprinler? Ia molhar todos nossos móveis novinhos!!" :)

O jeito é voltar para meu patchwork e me preparar para a próxima aventura.

Beijos, beijos a todos!

Gra

terça-feira, 25 de outubro de 2011

E a casinha ficou assim:

Hey there! Have a good one!


Tudo bom minha gente? Por aqui tudo ótimo!

Essa semana foi bem de casinha mesmo. Tivemos muita comida em casa! Muito cozido e muito arroz com feijão! Delícia! Os dias estavam muito bonitos na maioria do tempo e fomos entrando na rotina da nova cidade.

Levando em consideração o conselho da Adri, compramos mais copos e talheres para usarmos a lava-louça gigante e agora não falta nada :) lavamos a cada 3 dias e estou gostando dessa novidade... fiquei até com dó da nossa Enxuta lá em Niterói... sem usar a tantos anos, tadinha... :) a prima grandona dela aqui tá sendo bem aproveitada :)

Ontem compramos nosso sofá. É verde e fofo e lindo :) A sala ficou muito legal. Compramos também minha escrivaninha, e meu cafofo agora está quase completo :) falta só o Mac!! Uhuuu!! Agora vai!!

Minha mãe pediu e lá vão as fotos de como ficou o apê, peimeiro a sala:




O mapa mundi e lançamento da Ikea e é claro que adoramos! Vou comprar umas folhas de isopor para colocar atrás e aí poderemos marcar nossos lugares preferidos e os próximos destinos de viagens :)

Nosso quarto:



Escritório do Pedro:


Com bandeira do Brasil e tudo! :) E meu cafofo:





A cozinha quase nem mudou:


Sempre falta alguma coisa, né? Mas não tenho pressa... pretendemos ficar por aqui pelo menos 2 anos :) então tenho tempo para os detalhes :)

E tem também as coisas do Brasil de decoração... então não quero comprar coisas aqui... enfim...

O Pedro viajou para Moncton, que tem fuso horário de mais 5 horas e meia... achei que isso não existia, mas aqui existe. No extremos leste do país, tem dois fusos com variação de 30 minutos, ao invés de uma hora. Serão quase oito horas de viagem, mais a diferença de fuso... ela sai daqui de manhã e chega lá à noite. Volta na quinta à noite e na sexta é day-off. Eu estava planejando ir para Seattle, mas onde deixar nosso cão? Dureza... são mais de três horas de viagem e ir e voltar no mesmo dia vai ser muito cansativo... vou ver se arranjo um canil para deixá-lo, mas para isso terei que dar aquela vacina para "tosse de canil". Enfim... é esse cachorrinho sempre dando trabalho :) E falando nele, adivinha quem adorou o sofá novo? O sofá é bem alto, então ele tem bastante espaço para ficar embaixo. Ele já tentou subir também, mas na-na-ni-na-não!

No domingo de manhã, depois de sair com o Tuco, o Pedro resolveu tirar fotos das árvores da rua que estão lindíssimas! Cara total do outono:




Essa árvore vai do verde para o amarelo e só depois o vermelho. Andar pelo tapete de folhas embaixo é muito legal!

Essas vermelhinhas são as mais comuns e tradicionais:


E aqui, a entrada do nosso prédio:


Pronto! Ninguém pode reclamar de falta de fotos nesse post! :) E para a D. Ju matar saudades:


Beijos, beijos a todos e tenham uma ótimas semana!

Gra

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Vida nova

Hey there! Have a good one!


Oi minha gente querida! Faz um friozinho delicioso por aqui, algo em torno dos 14.C. O final de semana foi maravilhoso, acho que especialmente planejado para nossas boas vindas na nova cidade! :) Fez muito sol, dias lindos, secos e frios. Delícia!

Aqui vai nosso novo endereço: #511-1178 Heffley Crescent, V3B 0A7, Coquitlam, British Columbia.

A mudança chegou na quarta, como o combinado. É ótimo ter pouca coisa, tudo fica pronto rapidinho :) os caras da empresa montaram os poucos móveis e ficaram só umas caixas para abrir. Abri praticamente tudo na quinta e na sexta já tinha quase cara de casa :) A última coisa que organizei foi nosso quarto, hoje. Agora só falta comprar o sofá prá sala.

Na sexta conheci uma pessoa muito legal. Ela se chama Érica e também faz parte do grupo de discussão por e-mail para imigrantes brasileiros. Ela trabalhava com TI no Brasil, mas aqui é guia turística! Achei muito legal a história dela, chegou aqui em 2007, tendo antes morado no México por quase 5 anos. Mês passado já fez a prova para cidadania canadense e deve saber o resultado em mais dois meses. Ela me deu super dicas sobre como as coisas funcionam aqui no novo oeste :) Adorei!

Ontem aproveitamos o dia lindo para passear. Planejamos ir à Grouse Mountain. Preparei cesta de pique-nique com tudo o que tínhamos direito! :) No caminho passamos pelo reservatório de água da região metropolitana, um lugar lindo de morrer! Demos uma olhada e fomos para o destino planejado, mas ao chegarmos lá percebemos que não poderíamos pegar o bondinho com nosso cão (sim, o Tuco) e não dava para seguir viagem de carro, só de bonde, então resolvemos voltar para o reservatório e fazer trilha. Gente, uma delícia! O lugar é lindo e, claro, super organizado. Pudemos andar no meio da floresta e fomos até o leito do rio, onde é permitido pescar! Muito lindo e muito legal! Fizemos uma boquinha e voltamos para Coquitlam, onde fomos num parque aqui do lado de casa e ficamos lá pegando sol e vendo o Tuco fazer amizades :) muitos cachorrinhos maluquinhos soltos no parque. Uma festa!

Fotos do reservatório, chama Cleaveland Dawn:












Hoje tiramos o dia para finalizar tudo em casa. Tinha um monte de lixo para descer, e esse é um processo que demanda uma certa paciência e tempo... tem uma sala imensa para o lixo reciclável que deve ser todo separado por categoria: papel, papelão, plástico e metal, e aí uma outra sala com um compressor para lixo ordinário... o lixo orgânico da cozinha vai no triturador da pia... e claro que tudo isso é fiscalizado e se fizermos errado tem multa para pagar...

Aí resolvemos almoçar em casa e fizemos um cozido que ficou muito bom! O Pedro foi comprar os ingredientes no mercado chinês aqui do lado. Eu tinha pedido, entre outras coisas, por couve. Ele foi lá e levou um tempão para voltar porque ficou, segundo ele mesmo, embasbacado com tudo o que tinha para vender lá, principalmente a bicharada viva: peixe, lagosta, camarão... e aí ficou por lá também fazendo amigos e conversando em mandarin :) ele foi procurar a couve e não achou e aí tinha um monte de senhorinhas chinesas comprando uma outra folha (que até agora não sabemos o que é), umas menores, parece espinafre, mas o caule é bem maior, e ele achou que seria boa idéia comprar dessas também e as velhinhas falavam com ele em mandarin, sorrindo e ele sorria de volta :) ele disse que chegou a dizer para uma que não falava mandarin, ela sorriu e continuou falando :) Na fila do caixa um senhor chinês falou com ele também em mandarin e ele também falou que não entendia e o velhinho falou: Sério? Vc parece chinês! :) Ele disse que agradeceu sorriu para as velhinhas que estavam ao redor e voltou para casa :) Bem, as folhas ficaram bem gostosas no cozido :) No fim do dia, voltamos ao parque. Como o outono é bonito por aqui!

A semana promete continuar linda, o jeito vai ser aproveitar bastante! :)

Uma linda semana para todos!

Bj, bj.

Gra

terça-feira, 11 de outubro de 2011

É amanhã!

Hey there! Have a good one!


Claro que chove e faz frio por aqui :) Andei pensando sobre isso e cheguei à conclusão que a melhor maneira de descrever o clima aqui é dizer que é igualzinho à Curitiba, só um pouco mais frio, mas os dias são cinzas e em um único dia podemos ter todas as estações, assim como em Curitiba... prá ser bem sincera, não acho de todo ruim não. Nos finais de semana eu queria dias mais bonitos para dar mais ânimo de sair, mas nos outros dias eu não ligo prá chuvinha. Até já adotamos o comportamento Vancouverite de não usar sombrinha :)

A mudança chega amanhã!! Nem acredito!! Estou tão feliz! Hoje passei no apto para deixar tudo organizado para amanhã. Eu ainda não entendi exatamente como vai ser, mas parece que entregam tudo amanhã pela manhã, mas só abrirão as caixas na quinta. Não podemos abrir nada por conta do seguro... mas nesse findi rola arroz feijão e ovo!! Uhuuu!! :)

Thanksgiving se foi e agora tudo em todo lugar lembra Halloween. Tem aboboras por todas as partes e lá pertinho do apto tem uma plantação onde vc pode ir escolher a sua :) e em todo lugar que venda comida estão vendendo torta de abóbora (Pumpkin Pie) e tudo vem com sabor pumpkin, sorvete, macarrão, biscoito... Nos mercados o que mais vemos são promoções de doces para distribuir e tem um monte em formatos de Halloween (abóboras, fantasmas, gatos pretos, chapéu de bruxa, espantalho... o céu é o limite!).

Ah! Sábado à noite fomos no restaurante brasileiro (aquele que nunca conseguíamos) e quando chegamos lá, surprise!, era noite de show de samba! :) Quando entramos tinha 3 meninas branquelas e magricelas vestidas de passistas de escola de samba e dançando axé... entre as músicas elas passavam pelas mesas para que todos pudessem tirar fotos com elas. Das músicas que tocaram, eu só conhecia uma: "Se ela dança, eu danço", que tocou no intervalo na versão funk. Aí apareceu um gringo para cantar ao vivo. Total show de horrores, Halloween antecipado. Não entendíamos quando ele falava em inglês e nem quando cantava em português. Perguntei para um dos garçons (todos brasileiros) de onde o cara era, e ele não sabia. Depois de destruir umas 5 músicas, ele parou e voltaram as magrelas, tadinhas... adolescentes, sem peito nem bunda, naquelas roupas, ou melhor, quase sem roupas... Bem, quanto à comida, foi decepcionante. O arroz era do indiano (que é mais fininho e fica duro por dentro), a farofa parecia pó de plástico, tudo sem gosto... o coraçãozinho de galinha estava comível e ainda comemos búfalo e canguru! :) A garçonete, assim que me identifiquei como brasileira, ofereceu guaraná Skin :) que estava uma delícia :) De sobremesa tinha "pudim brasileiro" como dizia o menu, mas na foto ele estava tão pálido que não apeteceu...

Aqui em Vancouver é muito mais difícil achar produtos brasileiros. Parece que na Commerce Street tem alguma coisa, mas ainda não fui ver. O jeito vai ser adotar uma dieta asiática :) como já estamos fazendo.

Não vejo a hora de estar instalada para começar o enxoval da minha sobrinha canadense :) ontem fui ver máquinas de costura no Walmart. Chega a dar raiva de tão barato que essas coisas são por aqui... e no Brasil eu sofria tanto para comprar minhas coisas de patchwork.

Hoje chegou pelo correio os papéis para nossos testamentos! :) Esquisito, né? Mas aqui é totalmente necessário e aproveitamos o advogado que providenciou a documentação para a compra do apto para fazer nossos wills. É mórbido, mas é assunto de toda hora por aqui, temos que entrar na dança.

Acho que é isso minha gente! Tenham todos um bom feriado! e o próximo post já deve ser no novo endereço.

Beijos, beijos.

Gra

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Thanksgiving 2

Hey there! Have a good one! Aqui é madrugada, não sei se desejo bom dia, boa tarde ou boa noite, então have a good one!


Eu tinha planejado escrever esse segundo post amanhã, no próprio feriado de Thanksgiving, afinal tem mais um monte de coisa que eu gostaria de agradecer. Mas aqui estou eu, com insônia depois de vários dias dormindo muito bem e o motivo é algo muito chato que aconteceu lá em Floripa: a casa da minha mãe foi roubada novamente! É a terceira vez nos últimos anos. A primeira vez foi quando a casa estava vazia, ela morava em um apto e começaram a depredar a casa e roubar tudo o que podiam de lá... ela voltou a morar na casa, roubaram novamente. Entraram lá e fizeram a maior bagunça e levaram tudo o que era possível de miudezas, inclusive umas poucas jóias de família que ela sempre guardou com o maior carinho. Ontem, domingo, foi a super festa de aniversário dos meus afilhados na casa da minha irmã, eu até participei virtualmente do parabéns! Ela e a Denise foram para a festa, e quando voltaram prá casa encontraram a janela arrombada e as luzes acesas. Eu nunca passei por isso e não consigo nem imaginar o mal estar de encontrar minha casa desse jeito, imaginando que um ou uns vagabundos entraram ali e reviraram todas minhas coisas. A maior prejudicada parece ter sido minha cunhada, a Denise. Reviraram todo o quarto dela e levaram o laptop, algum dinheiro, máquina fotográfica... enfim... quando falei com minha mãe elas ainda faziam o levantamento... minha mãe fez BO, mas de que adianta?

Só fiquei sabendo do ocorrido porque a De desabafou no Facebook e eu vi, pois minha mãe nunca me contaria uma coisa dessas, ainda mais eu estando tão longe e tão impotente. Mas um gosto amargo ainda está  na minha boca, é duro pensar em minha mãe, nessa altura da vida tendo que passar por uma situação dessas enquanto aqui, para nós, é a última preocupação que temos...

Claro que falei que ela tem que vir morar aqui com a gente :) e claro que ela aproveitou para fazer chantagem: "Arruma um neto prá mim que eu vou cuidar dele!" :)

E durma com um barulho desses!!

Ainda bem que também há muito o que agradecer! E aí está o Thanksgiving, um dia inteirinho para isso!

Já agradeci pelas coisas que aconteceram e conquistamos, mas quis deixar o melhor para o final e agradecer aos novos amigos, e aos nada novos (né, Adri?) por toda força que deram e por participarem de nossas vidas.

Deixei várias jóias preciosas no Brasil. Acho perigoso normear porque corro o risco de esquecer de alguém nesse momento de insônia, mas o nome da Ka Ma não pode faltar aqui. Minha amiga, japa do paraguai, sócia e consultora de assuntos asiáticos, que tornou minha vida nos últimos anos uma loucura :) e eu adorei, claro! Tem também a Dona Mê, figura preciosa que me acolheu em sua família animadíssima e que me apresentou a culinária maravilhosa da Terê (ai que saudade!). Tem a Marcela, fofíssima, lindíssima por dentro e por fora, que trouxe muita delicadesa para minha vida. E a Andreza? Ex-mendiguinha que agora habita meu apartamento e cuida dele com toda a propriedade para mim! Tem a família Pires Pinheiro, com a mais louca bailarina que já conheci impondo todo seu estilo a uma família linda e cheia de bom humor. Tem os amigos desertores também: Grande e André... mas que sempre morarão em nossos corações :) Todos esses participaram de muito perto do projeto Canadá e deram apoio, às vezes a contragosto, mas apoiaram :)

Do lado de cá do Equador, o casal Adri e Peter terão para sempre um lugar muito especial em nossas vidas. Além de nos hospedarem e ajudarem com todas as dicas possíveis, facilitando imensamente nossa chegada, agora ainda vão me dar uma sobrinha (sim, já sabemos o sexo!) para eu mimar bastante por aqui!

Também tivemos a sorte de conviver e construir uma amizade com dois outros casais muito especiais: Luís Felipe e Helen e os já tão famosos nesse blog, Marly e Gian. O Luís e a Helen, já contribuíam muito para nossas vidas desde antes de partirmos do Brasil. Nos incluíram em um grupo de discussão para migrantes que sempre nos trouxe informações preciosas e desde nossa chegada a Toronto, foram sempre uma referência importante (foi com a Helen que aprendi a fazer o muffin de maçã!) :) Marly e Gian já fazem parte da família e não só ajudaram muito com dicas importantes como adotaram até o Tuco! Um casal mega especial que faz com que Vancouver tenha muito pouca graça sem eles para fazer companhia na hora de jogar pedrinhas no rio...

É uma pena compartilhar lembranças tão queridas de pessoas tão especiais em um mesmo post com a história do roubo na casa da minha mãe, mas todas essas emoções estão embaralhadas na minha cabeça agora e não há como escrever com emoção e controlar a emoção ao mesmo tempo.

E hoje ainda teve mais emoção! :) Foi muito legal participar do parabéns na festinha dos meus afilhados pelo Skype! A festa estava linda! Uma criançada enlouquecedora, muita comida gostosa e um encontro descontraído. Adorei ver todos! Especialmente o gordo e o magro :) Fofos! Amo vcs!

Bem, amanhã é feriado e tenho qeu estar preparada para sair por aí procurando almoço com peru! É nosso primeiro e ainda estamos sem teto :) mas não podemos ficar sem peru! :)

Desejo uma ótima semana para todos! E vamos que vamos! Matando um leão por dia e sem deixar a peteca cair!

D. Ju e De: providenciarei novos laptops, deixa comigo! Enquanto isso, providenciem grades nas janelas, please!!

Beijos, beijos.

Gra

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Smart

Boa noite!

Dia nublado, com um pouco de chuva e temperatura em torno dos 10.C, ou seja, outono em Vancouver.

Peguei meu carrito!! Uhuuuu!! É muito fofo mesmo! :) E anda prá valer! Mas deixa eu contar o fato inacreditável: o carro vem com uma entrada de cabo auxiliar, para tocar MP3 e tals. Ok. Eu, então, tinha que comprar um cabo auxiliar, porque no carro do Pedro a entrada é para iPod mesmo e aí não serve. Beleza. À noite fomos ao mercado perto do apto porque tínhamos que passar lá para fechar as janelas pois o cara foi lavar o carpet pela manhã e tinha ficado úmido. Após as compras, voltando para o carro, o que encontro do lado do carro? Um cabo auxiliar!! É gente, eu sei, eu também não acreditaria, mas ele estava lá, caído ao lado da porta do carona. Peguei, testei no iPad e é isso mesmo, funcionou!

Em um outro post, tempos atrás, assim que mudamos para o apto de Toronto, eu lembro que contei que os saquinhos de catar o cocô do Tuco tinham acabado e eu saí para dar uma voltinha com ele e encontrei um rolo inteiro de saquinhos na calçada... dá para pensar que algo de muito estranho acontece por aqui...

Eu e o Pedro já demos muita risada dessa história! Aí o Pedro falou: "O que se esperar desse lugar? Vc vai na  loja e pega carro sem pagar, vai no banco e eles pagam o apto para  vc viver, compra carro e a concessionária manda cheque de volta com parte do dinheiro que vc pagou... Depois dizem que Disneylândia é que é a terra mágica!"

A história da devolução do dinheiro foi hoje, na concessionária do Smart. Quando chegamos lá para pegar o carro e assinar o que ainda precisava, a moça do financeiro veio falar que tínhamos um dinheiro para reaver. Ok. Do pouco que pagamos ela ainda estava devolvendo uma parte!!

Há dois dias não toco na pintura do apto... mas amanhã termino!! Aí não tem mais o que fazer, é esperar pela mudança que chegará na próxima quarta, e já que quarta é feriado no Brasil, alguém podia vir dar uma mãozinha, né? :)

Bj, bj para todos e tenham um ótimo final de semana!

Graciana

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Thanksgiving

Bom dia minha gente!

Por aqui (o que parece que será uma constante nos próximos meses) o dia está nublado e pela primeira vez vejo na previsão temperatura de só um dígito! :) Mínima de 7.C e máxima de 14.C!

Hoje é o aniversário de um aninho do meu fofíssimo afilhado número 2 :) Alexandre, o grande! Grande mesmo! Está enorme! :) É um tourinho! Parabéns amoreco!! A festança será no domingo, para comemorar o aniversário dos dois, número 1 e 2, Arthur e Alexandre! A madrinha ama vcs, apesar de parecer uma desalmada que fugiu para o outro lado do mundo...


A pintura do apto está quase no fim e ontem, eu lá sozinha novamente, me dei conta do quão útil a pintura está sendo. Claro que, além do resultado esperado da pintura em si, essas horas sozinha, com a cabeça trabalhando a mil, estão sendo super úteis para pensar na vida. Lembro de cada coisa! É muito bom, melhor que terapia!

Aí ontem fiquei pensando nesse tal de thanksgiving. Bem, que é um dia de agradecer isso eu já entendi, mas agradeço a quem? :) Nas minhas aulas de inglês eu aprendi que o motivo pelo qual o thanksgiving é comemorado aqui um mês antes que nos EUA é porque esse dia, de agradecimento, foi criado pelo pessoal que trabalhava no campo, com plantações, e o período de colheita aqui no Canadá era em setembro e lá, outubro, ficando para o mês seguinte a análise e os agradecimentos pela colheita de sucesso.

Bem, no nosso caso, se for para agradecer os frutos desse último ano, acho que teríamos que ter uma semana de agradecimentos, não vai rolar agradecer tudo num dia só :) O balanço do ano eu já fiz num post há uns dias "Balanço 2011", mas depois dele coisas boas não pararam de acontecer!

Não sei direito a quem agradecer... se eu fosse uma pessoa com religião, provavelmente eu teria um deus a quem dedicar os agradecimentos, mas como não é o caso, vou começar agradecendo a mim mesma pela idéia inicial dessa aventura. Em segundo lugar, agradeço a meu maridão e companheiro de loucuras em geral, Super Pedrão! Primeiro por ter feito da minha vida tudo de bom nos últimos 14 anos (esse ano serão 12 de casados!!) e por ter sido desde o início um super entusiasta dessa aventura e sempre ter acreditado que ia dar certo e, o melhor: ele fez tudo dar certo!

Foram dezenas de planilhas, tudo metodicamente planejado para o pontapé inicial, mas que em poucos meses já não espelhavam a realidade. Em poucos meses quebramos todas as estatísticas sobre migração e em exatos 9 meses desde nossa partida inicial do Brasil, vamos estar morando em Coquitlam (British Columbia) como se nada tivesse acontecido nos últimos meses, a vida totalmente configurada como era há um ano atrás no Brasil, só que agora a  vista da janela é para uma floresta de coníferas :) ao invés da vegetação de mata atlântica do apto em Nikiti.

Agradeço também à família e amigos que apoiaram a aventura. Foram poucos, devo admitir. A maior parte só sabia dizer que era loucura, que isso não ia dar certo, que era um tiro no escuro e que viríamos para cá para sermos caixa de mercado e garçonete (o que inclusive estava em nossos planos), que era um absurdo abandonarmos nosso país (essa era a pior de todas, pois no fundo achávamos a maior graça), qual a justificativa que daríamos quando perguntassem porque estávamos abandonando nossa pátria? Ah, pára, né? Mas mesmo a torcida contra serviu de incentivo! E agradeço a ela também! Ganhar quando se é o favorito tem menos graça do que quando se é a zebra.

À minha mãe eu faço um agradecimento especial: foi a única da família que sempre curtiu a idéia e sempre apoiou e sempre fez questão de deixar claro que achava uma grande idéia. Valeu D. Ju!!

Agradeço, finalmente, ao universo, à organização astrológica que conspirou para que tudo desse tão certo, que permitiu que a energia que canalizamos para esse grande projeto pudesse ser aproveitada da melhor maneira para efetivamente funcionar e produzir resultados tão bons.

Dia 10, além de estarmos agradecendo tudo isso, estaremos vivendo o último dia de sem teto :) a mudança chegará na terça, dia 11 e, enfim, poderemos voltar a viver em nossa própria casa! A ceia de thanksgiving será adiada em alguns dias e ao invés do peru tradicional, será regada a feijão!! Ando louca para comer arroz, feijão e ovo! E será semana que vem!! A alegria está nas pequenas coisas! :)

Ontem foi aniversário da super Paulinha!! Queridíssima amiga de Nikiti! Os pensamentos estavam com vc! Parabéns!

É isso aí, minha gente! Entrando no clima do feriadão!!

Beijos, beijos a todos!

Graciana

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bom dia, bom dia, bom diiiiiiiiiiiaaaaaa!! :)

Bom dia, minha gente!!

Em Vancouver o outono chegou para ficar. Hoje o dia nublado e faz 12.C. O Pedro acabou de sair para um almoço com toda a equipe de trabalho e eu resolvi ficar no hotel pela manhã porque meu corpo resolveu reagir de maneira rebelde às minhas peripécias de pintura do apartamento no final de semana. Tudo dói. Só meu cabelo não dói. Vou ver se faço um pouco de Yoga para colocar tudo no seu devido lugar. No apartamento só falta pintar a sala e o den (eu ainda não encontrei um significado para den, mas é aquele quarto sem janela do apto) e devo voltar à pintura amanhã. Hoje vou lá para uma faxina nos banheiros e na cozinha e darei um descanso para meu pulso direito :)

O engraçado é que lembro de fazer essas maratonas de pintura com minha mãe e era sempre algo tão natural, sem dores sem sofrimentos :) mas depois dos 30 não tem jeito: "no pain, no gain"!

Hoje vou tirar fotos do apto para postar aqui.

A outra notícia boa é que ganhei meu presente de Thanksgiving, que aqui no Canadá é comemorado em Outubro, esse ano dia 10. Aí vai uma foto do presentinho, nossa versão Vancouverite da motoca do Brasil:


Ai que lindo!! :) Motoca aqui tá fora da realidade, com todo o frio e chuva... aí encontramos essa versão para um transporte barato e eficiente :) Por aqui esse foi o carro mais barato que achamos! E ainda encontramos uma super oferta para um usado 2010 com apenas 900km rodados! Fizemos test drive semana passada e é impressionante, mas é um carro de verdade! hahahahahhha o Pedro dizia para a vendedora: "Isso parece um brinquedo para mim!" Mas o carrinho é bala!! E o mais impressionante é o espaço interno! Ele não tem os bancos de trás, mas na frente o espaço é igual ao Idea que tínhamos no Brasil e o porta-malas é do mesmo tamanho do Fiesta! Amei milhões! :) O meu só não vem com ar-condicionado, o que, cá entre nós, não chega a ser uma ferramenta necessária por aqui. Não vejo a hora de pegá-lo! Mas a burocracia do seguro vai demorar um pouco, pois, para ficar mais barato, temos que aguardar nosso histórico de Toronto...

Caraca!! Não vejo a hora de mudar e começar a vida prá valer por aqui! Quero arrumar um trabalho e conseguir entrar numa rotina ainda este ano! :)

O Pedro não conseguiu juntar todos os dias de férias que ele tem direito para uma grande viagem... o que por um lado é bom porque, pela primeira vez na vida, estou com preguiça de viajar... quero um pouco de rotina, de dia-a-dia, de cozinhar em casa e parecer que temos uma vida normal :)

O Tuco voltou a pirar com todo esse vai e volta do hotel para o apto... fica chorando no carro, passou a espirrar muito e tossir de manhã quando sai com o Pedro... mas só vai dar para se preocupar com isso depois que nos mudarmos e ele se acostumar com a nova casa. Aí, se ele não se acalmar novamente teremos que tomar providências... por enquanto ele ainda faz a festa das camareiras travando batalhas com o aspirador de pó :)

É isso aí, minha gente! So far, so good! Espero que hoje tenhamos notícia de onde anda nossa mudança e da previsão de chegada para agendamos no prédio. Esqueci de falar! O prédio é cheio de regras! Mas acho melhor assim, pois com tantas culturas juntas... sabe-se lá... E a novidade é que não tem só chineses e coreanos no prédio! :) Cruzamos com alguns indianos e famílias muçulmanas com seus lenços... o apto é bem silencioso e descobrimos que não há nenhum andar com o número 4, pois para os asiáticos o símbolo do 4 é igual ao símbolo da morte, então não temos os andares; 4, 14, 24 ou 34. O prédio tem 33 andares no total, mas no elevador temos até 37. E temos 5 desenhos de pavimento tipo, que vão desde um quarto até quatro, com os maiores apartamentos nos andares mais altos, claro.

Acho que já me extendi muito nesse post. Volto ainda essa semana com fotinhos!

Beijos, beijos a todos e tenham uma ótima semana!!

Graciana