Hey there! Have a good one!
Hoje temos um dia tipicamente do inverno vancouverite, chove e faz um friozinho danado, 7.C.
Agora faz frio, mas ontem a coisa esteve quente por aqui...
Estava eu em meu cafofo, curtindo meu novo brinquedinho, uma máquina de costura lindinha, ouvindo MPB FM pelo computador, quando comecei a ouvir um alarme. Fui ver o que poderia ser e percebi que era o alarme de incêndio do prédio (todos os lugares que moramos por aqui tinham detectores de fumaça e alarme de incêndio, aqui nesse apto ainda tem sprinkler - tipo um chuveirinho para o caso de o apto pegar fogo), eu fui até a sacada e não vi nada diferente, e o alarme tocando, aí voltei para o cafofo, sentei na minha escrivaninha, e o alarme tocando, e o Tuco começou a ficar atordoado, tadinho, o barulho deve ser enlouquecedor para ele, e eu pensando: "Será que esse teste não vai acabar nunca?" Bem, resolvi seguir o protocolo e sair do prédio usando a escada, mais para acalmar o Tuco do que por qualquer outra coisa.
Na escada, encontrei outras pessoas descendo, todas muito calmas. A saída da escada é no fundo dos prédios e para entrar novamente temos que ir na entrada principal na frente do prédio, quando virei a esquina me deparei com uma cena inacreditável: eram 6 caminhões de bombeiros e mais duas ambulâncias!!
Bem, bombeiros, policiais e paramédicos são sempre tema de piadas entre migrantes. Costumamos dizer que como nada acontece por aqui, quando alguém chama por qualquer motivo (e para os bombeiros o principal motivo deve ser pegar gatinhos nos telhados e árvores) eles têm que mostrar serviço, então saem com as sirenes à toda e sempre mais de um caminhão de uma vez só, sempre para nada ou quase nada. Mas o fato é que incêndios são muito comuns por aqui, o clima é muito seco e as casas feitas de madeira e papelão e para ajudar, temos os aquecedores de todos os tipos - elétricos, a gás - nem sempre em boa condição, ou seja, incêndios acontecem mesmo com freqüência e, thanks God, o povo daqui está bem servido no quesito combate ao fogo.
Muitos moradores estavam ocupando a praça na frente do prédio, muita gente ainda saindo do prédio e muitos outros chegando do trabalho (era umas 5:30). Antes de descer eu peguei um casaco reforçado e o celular estava junto da chave, então peguei também, mas só, nada de carteira, ou dinheiro ou chave de carro... e antes do alarme tocar eu já tinha pensado em comer alguma coisa, já sentia fome...
Quando cheguei na frente do prédio vi fumaça saindo de um apto e, adivinhem: era no meu andar!! Já tinha alguns bombeiros por lá, na saca do apto ao lado e, passados uns minutos, a porta da sacada do apto onde tinha fumaça abriu e um bombeiro jogou no terraço o que parecia ser um monte de revistas pegando fogo, a divisória da sacada não deixava ver muita coisa, mas fiquei na dúvida se o fogo era dentro do apto ou na sacada. Minha conclusão, mais tarde, quando voltei para meu apto, é que o fogo foi na sacada, pois acontece com uma certa freqüência que fumantes jogam as bitucas de cigarro pela sacada, já que é lá que eles estão fumando. Já vi no prédio cartazes falando sobre isso e eu instalei um tapete de EVA na nossa sacada e dois dias depois ele estava queimado, possivelmente por uma bituca, a sorte foi que isso aconteceu em uns dias chuvosos...
Fiquei lá parada olhando tudo aquilo por uns 20 minutos. Estava muito frio e eu morrendo de fome e o alarme tocando! Resolvi, então, me movimentar e saí andando pela vizinhança. Foi bom, descobri muitas coisas interessantes nas quadras próximas e depois de uns 40 ou 50 minutos resolvi voltar para ver como estavam as coisas e já estavam liberando a entrada no prédio.
Minha suspeita do fogo na sacada aumentou porque não havia nenhum cheiro de queimado no corredor. Dois aptos foram arrombados (o do fogo e o ao lado) e quando cheguei no andar ainda tinha um monte de bombeiros por aqui e um deles explicava para a moradora do apto não atingido porque teve que arrombar a porta dela também. Ela chorava, tadinha, assustada. Um segurança passou a noite numa cadeira em frente ao apto dela.
Muita ação e adrenalina para umas poucas horas! :)
O fato é que parece que tudo está bem, tirando as portas, claro. E a lição foi bem assimilada: ouviu o alarme? Cai fora do apto!
Ah! Enquanto eu caminhava pela vizinhança o Pedro me ligou (ele está viajando) e eu contei o que estava acontecendo e ele: "Ainda bem que o incêndio não foi dentro do apto... ja pensou se ativa o sprinler? Ia molhar todos nossos móveis novinhos!!" :)
O jeito é voltar para meu patchwork e me preparar para a próxima aventura.
Beijos, beijos a todos!
Gra
2 comentários:
Ola filhota, como foi o susto? isso é muito bom para sair do marasmo rsrsrs.
Então agora deram uma casinha pro tuco tbem? o Arthur logo notou na foto.
O ap ficou muito legal.
E a tua amiga não interessou mais pelas revistas? devo ir em SP no proximo mês, devo trazê-las?
Estas se divertindo muito com a maquina? isso é um ótimo passatempo.;
Acabei de receber um telefonema da Angela, estão em Brasilia, chegam aqui as 19.00h
Beijos, D. Jú
Meo Deosssss!!!!!! Tem sprinkler dentro do apto????? Bjos
Postar um comentário