sábado, 11 de fevereiro de 2012

Resumo da semana...

Oi gente! Boa noite de sábado! :)

O tempo por Vancouver está bem com cara de dias de Vancouver :) mas a chuva deu uma trégua nos últimos dias, melhor assim.

E falando em últimos dias... foram massa!! :) Adorei o trabalho e as notícias são boas!

Bem, já falei aqui do meu amigo Ron, sim, o fedorento. Na sexta ele estava com outra blusa que fedia tanto quanto a primeira e ainda tive o desprazer de andar na van dele quando fomos comprar material... que horror! E o pior, porque, claro, sempre pode ficar pior: estou achando que ele mora na van! O cara tem 46 anos e detesta ter que trabalhar. A mulher largou dele e ele diz que tem filhos crescidos. Bem, sei de tudo isso porque ele adora falar. Nunca faço perguntas de cunho pessoal porque ele é daqueles que chega perto para falar e ainda encosta na gente - ai que nojo! - então responto às perguntas dele e só e ela fala o que ele quer falar e eu sempre dou um jeito de criar um espaço entre a gente :)

Parece brincadeira, mas na quarta, estávamos em um dos edíficios e eu resolvi dar uma geral num depósito para ver o que tinha lá e o que precisaríamos comprar. O depósito é tipo os guarda-roupas comuns aqui (de drywall com portas de correr), só um pouco mais fundo, e estava bem cheio. Estava eu lá dentro arrumando umas lâmpadas e ele vem e pára na porta para ver o que eu estava fazendo. Eu não tinha como ir mais para trás... e de repente ele apoia as mãos nas laterais da porta no alto, me deixando sem nenhuma possibilidade de saída! Caraca! Que desespero! Pedi licença e saí meio empurrando e me fazendo de louca hahahahahahahaha

Ontem estava bem mais quente e ele ficou só de camiseta para trabalhar... gente, tudo bem, fazemos um trabalho mais pesado e colocar camisa seria um pouco demais. Eu mesma trabalho de moletom e tênis, mas a camiseta que ele estava vestindo ontem... aqui em casa nem para pano de chão!! Ela tinha rombos gigantes nas costas e a gola estava tão esgarçada que vinha na altura do peito!

Mas nessa semana também percebi que o vestuário dele é um dos seus menores problemas... Bem, já no primeiro dia ele me falou que não queria ficar no trabalho, como já falei para vcs, mas achei que isso seria um "segredo" nosso, afinal não é nada bom queimar o filme assim, já na primeira semana. Mas aí, metade das coisas que eu via o pessoal pedir para ele fazer a resposta era: "Isso eu não faço. Não gosto de fazer e acho que nem sei como é". Aí, mais para o final da semana, o povo já com saco cheio dizia: "Mas isso está na sua lista de atividades" e ele "Isso não ficou claro para mim". E o pior é que eram coisas muito simples, que até eu poderia fazer!

Bem, com o meu "distanciamento" no decorrer da semana, acho que ele percebeu que meu maior objetivo não é fazer amizade :) Não é maldade, gente, é mais um reflexo natural. Mas como também é do interesse dele que eu fique no lugar quando ele resolver sair, o aprendizado tem sido bem legal. Ele não é muito didático, mas eu fico observando tudo e perguntando sobre tudo o que eu não sei. E já tivemos bastante trabalho essa semana! Já aprendi a importância do silicone por aqui! Lembrei muito do meu avô, o Seu Achilles Lopes Vianna, para ele o Durepox resolvia qualquer problema prático da vida! Por aqui é o silicone! :)

Todos os funcionários dos prédios são canadenses e as atividades de cada um são super bem definidas, ao menos é o que transpareceu. Nunca ouvi tantas vezes na mesma semana: "Não sou pago para fazer isso!" :) Simples assim! De uma simplicidade que beira o deboche. Por várias vezes o Ron chamou minha atenção porque, ao finalizarmos algum serviço, eu ia organizar as ferramentas e aí limpar o lugar para irmos embora, e ele dizia: "O que vc está fazendo? Não é nossa função limpar, não somos pagos para fazer isso!" Mas nós é que tínhamos feito a sujeira... enfim... eu limpava mesmo assim :)

Mas o tema limpeza e cheiros esteve muito presente a semana toda! Deixa eu explicar uma coisa: trabalhamos em 5 diferentes prédios. Todos esses prédios pertencem a uma empresa, a YWCA, que é uma instituição que acolhe mulheres em situação de perigo e mulheres com filhos que não têm condição financeira (tudo isso nos padrões canadenses, claro). A mulher tem que trabalhar e não pode ganhar mais que $35.000 por ano. O aluguel que ela paga não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos. Os prédios são super bem localizados e mantidos e muitas requerem e não pagam nada. Elas só podem morar na unidade com os filhos, nenhum outro parente, e podem ficar por lá até os filhos completarem 19 anos, ou, se estiverem estudando, até 25 anos. Como diz o Ron, "no Canadá, para viver bem, ou vc é rico ou é pobre, classe média é furada", bem, sendo rico, por motivos óbvios, e sendo pobre porque vc pode ganhar praticamente tudo do governo.

O prédio do centro fica Kitsilano, o bairro mais caro da cidade. A região é linda! O prédio é antigo, e até onde entendi é o único que não foi construído para a instituição. Foi comprado e reformado para receber as mulheres. Nesse eu não entrei ainda em nenhuma unidade.

O segundo prédio fica também em Vancouver, na região leste, uma região de migrantes, a menos valorizada da cidade, mas fica muito perto da estação do Skytrain e próximo a cruzamentos muito importantes. Entrei em 6 unidades desse, e a sujeira é algo desconcertante! Na última que entrei ontem, eu quase não conseguia respirar! A mulher, uma doida varrida no conceito da administradora, nunca abre as janelas e tem gatos. Mora lá há incontáveis anos... inacreditável...

A zona e sujeirada que eu tinha visto em outras unidades se "justificavam" pela presença de crianças. Então eu me sentia num programa "Consumers" com montoeiras de coisas que não fazem o menor sentido esparramadas pela casa em meio de brinquedos e embalagens... Eu assisti a alguns episódios desse programa e achava que eram anomalias... não são.

O terceiro prédio fica em Langley, uma cidadezinha linda ao sul de Surrey. O edifício tem 9 anos e é uma graça! Nesse eu também não fiz nenhum trabalho nas unidades.

O quarto prédio será entregue no final desse mês. O acabamento é de primeira qualidade e as unidade enormes! A área comum é um sonho! Foi visitando esse prédio que o Ron disse que o negócio era ser pobre. Arrumar um emprego qualquer coisa só para ter direito aos benefícios do governo...

O quinto será entregue mês que vem e chovia tanto no dia da visita que nem chegamos a entrar na obra.

Falando em obra, ai que saudade me deu ao andar pelo prédio e ver aquela correria de prazo final!! :) Cheguei a sentir saudade da ATP!! hahahahahahahahahaha o que a distância não faz com nossas lembranças!! hahahahahahhahaha

Bem, gente, é isso. A semana foi puxada, o serviço é pesado, mas estou adorando! Ontem a Ana, uma portuguesa que administra dois dos edifícios, veio me falar que acha que o Ron não está muito satisfeito (ele fez um teatro quando ela pediu para ele ir comprar os materiais e deixou bem claro que não queria fazer aquilo e ela teve que pegar pesado, algo do tipo: vc É pago prá isso!) e que ela gostaria muito que eu pudesse trabalhar com eles caso o Ron decida ir embora. Parece que as peças estão se encaixando! :)

Assim que terminar o programa, dia 22, vou para Toronto conhecer minha sobrinha e volto dia 3 de março. O Ron disse que vai pedir para sair dia 05, quando completar um mês. Então o negócio é continuar no batente e torcer para tudo ir correndo dentro do esperado :)

Ah! estava esquecendo de mostrar minha mais nova aquisição! Um sonho de infância! :)


Sempre quis um carrinho desses!! E esse se dobra e fica do tamanho de uma mala de bordo! Quero mandar um para meus afilhados aprontarem na casa da Vó Didi! Acho que dá para carregar meu Smart dentro dele!! hahahhahahahahaha

Bom final de semana a todos!!

GRA

Nenhum comentário: