sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Alasca mais uma vez

Oi gente!

Tô aqui contando os minutos para o Pedro chegar e resolvi cumprir a promessa das outras fotos.

Antes um adendo: estou quase odiando a Apple. Fui lá essa semana saber o que eu estaria fazendo errado, afinal, importo as fotos e tudo certinho e elas não aparecem instantaneamente. Claro que não levei meu computador, é grande, é pesado e não estou podendo carregar peso. Cheguei lá na hora marcada e como sempre um carinha bem simpático veio me atender. Primeiro sanamos as dúvidas do Pages e Numbers e depois fomos para as fotos. Ele me mostrou que eu devo importar como event e não criando um álbum como eu fazia, ok. Mas ele disse que deveria aparecer mesmo como álbum, mas que eu deveria tentar o método que ele ensinou que era certo que apareceria tudo. Claaaaaaaaaaaaaaaaaaro que não apareceu! E o que dá raiva é que eles são super simpaticozinhos e educadinhos e treinadinhos mas não conseguem disfarçar a cara de: "Claro que a madame não sabe a diferença entre o computador e a televisão" e não acreditam no que digo que está acontecendo. Agora terei que legar o computador na loja novamente... sim, já me arrependi da compra.

Mas agora é esse o desktop que está aqui para eu usar e eu vou encarar.

Voltando ao Alasca:

Saindo de Vancouver. E essa cidade é linda até em dia feio, fala sério!










Olha nós dois curtindo um friozinho no deck cobertura: 



E esse foi o primeiro urso que encontrei, não resisti em dar um abraço no amigo urso! :)


Esse foi o segundo urso, e foi tudo o que vimos em relação a ursos em Hoonah :)


Nos aproximando da Hubbard Glacier:


Impressionante.



O Pedro tornou-se um profundo entendido em glaciares e icegergs, e ele garante que esse aqui não é um iceberg, pois segundo o novo melhor amigo de infância dele, que ele conheceu no navio, vc só pode chamar de iceberg quando tem a altura mínima de 5 metros sobre a superfície da água, o que faz com que ele tenha mais 45 metros de altura abaixo da água. Eu sei, a foto está sem escala, mas passou tão pertinho do navio que dava para ver que tinha no máximo 3,7m :)



Mendenhall Glacier! Na minha opinião, a viagem toda valeu pela visita a este lugar. Lindo, lindo, lindo. Fica em Juneau.


Lembram que falei que tinha uma cachoeira à direita da glaciar? Tá lá ela! Essa paisagem é de tirar o fôlego!


Esse sim é um iceber! Devia ter uns 10 metros de altura!



Onde está o Pedro? Ele é o pontinho vermelho na foto :)





Esse era o lugar predileto do Pedro no navio. Um bar no topo do navio bem de frente. O Pedro ficava p da vida toda vez que íamos lá pois deviam ter umas 100 cadeiras assim, de frente para as janelas, e elas sempre estavam ocupadas por velhinhos... dormindo... hahahahahahahhha porque não ficavam dormindo no quarto? Muito mais confortável! Hahahahahaaha Mas tenho que admitir que sentar lá dava um sono! Mas o Pedro adorava, igual criança, se sentindo o próprio capitão com seu binóculo :)


E aqui, fotos de Ketchikan, no lugar onde vimos a bicharada toda:

Dona foca:


Salmãozada:


Olhem quantos mortos nas pedras. Tem tantos que os bichos nem ligam de vir comê-los. Eles morrem de exaustão, depois de subirem o rio para desovar.



As águias:


E os ursos:


Ok, eu sei que essa foto está uma bosta, mas o que aconteceu foi: foi tão divertido ver o urso (esse era um filhote) entrando correndo na água para brincar que eu esqueci de tirar fotos :) aí quando o Pedro falou para tirar eu simplesmente bati as fotos, esquecendo que não estava no automático e ficaram escuras, e quando me dei conta o ursinho já estava indo embora, como nessa foto :)

Ele entrou correndo na água e deu uma patada em um salmão que voou e ele pegou novamente com a boca :) e levou para dentro do mato. Aí voltou correndo e ficou arremessando outros salmões para o alto, mas sem nenhuma intenção de pescá-los e depois saiu correndo todo feliz pela água. Nesse mesmo lugar vimos outros dois ursos adultos, um deles era enorme, estava super longe mas mesmo assim dava para notar como era grande.

E foi isso, minha gente.

A Érica jura que no tour que ela faz pelas rochosas dá para ver mais gelo :) e, com certeza, dá para ver mais ursos, mas esse ano não rola mais grandes viagens/projetos para a gente. Quem sabe ano que vem, talvez morando mais perto (em Calgary) a gente dê um pulo lá :)

Bj, bj e tenham um ótimo final de semana!

Gra

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Extra, extra, extra!

Muito boa noite gente querida! Depois de um período funestro (não sei se a palavra existe, mas o sentido todo mundo pegou, né?), enfim boas notícias! :)

Eu dizer que meu marido é algo mais que espetacular e super competente e inteligentíssimo e adoravelmente irritante no seu papel perfeito de executivo de multinacional não pega bem. Não pega bem porque alguém levantaria a hipótese de que meu julgamento não é técnico e/ou impessoal, no que , digamos de passagem, eu concordaria, já que esse cara é a pessoa que mais amo nesse mundo e que sempre me faz renovar o sentido - ou a falta de sentido -  da paixão. Concordamos até aqui? Ótimo!

Mas e se eu contar que ele acabou de me ligar (ele está perto de Toronto numa reunião nacional de avaliação das gerências) para me contar que, primeiro, vai voltar para casa mais tarde, só na sexta, pois a gerência dele foi a campeã e, como prêmio, passarão quinta e sexta em um resort, recebendo super tratamentos de luxo, com direito a spa e passeio de helicóptero. Mas tem mais!

Esse meu marido, também conhecido por vcs como Pedro, o marido da Gra, ficou entre os três melhores gerentes de território da Imperial Oil Canadense do último ano! E ainda tem mais: é a primeira vez, na história da premiação, que um gerente de território com apenas um ano de empresa ganha a competição!

E para terminar a notícia com chave de ouro: como premiação, ganhamos uma viagem de 4 dias para Las Vegas, com direito a tudo que se tenha direito :) O único porém da história toda é que a viagem vai ser de 7 a 10 de outubro e eu tenho que, desde já, começar a esfregar óleo de peroba na cara para pedir mais três dias off para minha chefe, depois de estar a quase três semanas sem trabalhar...

Bem, a outra notícia boa é que fui ao médico hoje e ele disse que está tudo ok comigo e com as cicatrizes e tals, então estou pensando em voltar a trabalhar amanhã, para fazer média e pedir os dias livres daqui a duas semanas :)

E vcs sabem, que o que acontece em Vegas, fica em Vegas :) mas eu prometo contar depois como foi :)

O Pedro vai ficar bravo quando ver esse post, ele detesta quando eu falo das conquistas dele, fica encabulado, mas tem como não contar? Chegar, chegando e dominando desse jeito não é prá qualquer um! :)

Bj, bj a todos e tenham bons sonhos! Eu terei! :)

Gra

Alasca

Oi gente! Boa noite!

Resolvi unir a força do meu mau humor e fazer algo de proveitoso :), resolvi organizar as fotos da viagem e aí acabei dando muita risada lembrando do que aconteceu e até deu vontade de escrever no blog.

É gostoso rever fotos, né? Eu devia fazer isso com mais frequência!

Bom, só tem um porém... eu não consigo entender ainda porque meu computador some com as pastas novas de fotos por um tempo... enfim, é complicado para explicar, mais do que para entender o computador :) O resumo é: só tenho acesso, agora, às fotos de uma das máquinas, então depois posto novamente com as outras fotos, ok?

E aqui vão alguns dos pontos altos da viagem:


Essa foi antes do embarque. Chegamos tão ansiosos no Canada Place que nem nos demos conta de que esse não era nosso navio! hahahhahahahahaha

Nosso cafofo:


Era até bem espaçoso, com muitos armários e um banheiro onde cabiam nós dois! :)


O casal saindo para a primeira noite formal :) E o brinde com o capitão! Hahahahahahahahha e dá-lhe champagne!


Primeiro passeio em terra firme: num vilarejo chamado Hoonah, uma ilhazinha no "Estreito de Gelo". Total de habitantes: 1200, todos com algum grau de parentesco.




O passeio que fizemos nesse dia foi para uma reserva onde, em tese, encontraríamos ursos... só em tese, pois eles não apareceram e as fotos do passeio estão na outra máquina :)



Esse, sim, é o nosso navio :)


Bem, um comentário que esqueci de fazer no início do post: o Alasca é muito parecido com British Columbia. Quando falamos em Alasca, a imagem de muito gelo por todos os lados é a primeira que vem à mente, mas no litoral, e nessa época do ano (a única onde o passeio é possível), a paisagem lembra em tudo aqui onde moramos e isso foi meio decepcionante... Só no extremo norte da viagem é que vamos ver gelo, nas glaciares.

E aqui está a primeira que encontramos: Hubbard Glacier, a maior do Alasca. Esse paredão aí tem cem metros de altura e para baixo da água são mais 400 metros. É por isso que não se pode chegar mais perto, pois do mesmo jeito que ela quebra nessa parte visível e cai na água, pedaços da parte submersa também quebram e submergem sem avisar, podendo atingir as embarcações.

Esse é o lugar mais ao Norte (60 18' 50") e mais a Oeste (139 22' 15") que já estivemos :)




Essa outra é a Mendenhall, bem menor, mas, em nossa opinião, muito mais bonita. A paisagem aqui é totalmente de tirar o fôlego. O fotógrafo não ajudou :) mas no canto direito dá para ver uma pequena parte de uma cachoeira onde podemos chegar caminhando, e chegamos :) mas as fotos... no próximo post.




Esse passeio acabou tendo que ser um pouco corrido pois ainda queríamos fazer uma outra trilha para ver ursos, mas quando chegamos na outra trilha, ela estava fechada, pois, segundo a administração do parque, havia muitos ursos ali naquele momento, o que poderia colocar os turistas em perigo...

Bem, a Mendenhall Glacier fica na cidade de Juneau, capital do Alasca, onde tivemos o imenso prazer de visitar um hospital e conhecer um pouco do sistema de saúde norte americano, o que, já comentei aqui, vale outro post, mais tarde :)

Segundo nosso guia, Juneau foi um homem muito rico da cidade, ficou rico com a exploração de ouro e bebeu o ouro todo... sim, uma fortuna que parecia não ter como acabar foi totalmente consumida em álcool. Juneau tem uma população de pouco mais de 30 mil habitantes e é a cidade norte americana com o maior consumo de álcool. Segundo o guia, havia um outro homem rico na cidade, que agora não vou lembrar o nome, que investiu muito na cidade e trouxe muita prosperidade, principalmente incentivando a instalação industrial para a produção de peixe, durante um tempo a cidade passou a ser chamada pelo nome desse homem, mas o Sr. Juneau não gostou e propôs um desafio: a cidade votaria no nome preferido e ele daria bebida de graça para todos que votassem no nome dele... sacaram?

Bem, o fato é que não simpatizamos muito com a cidade. A região do porto, onde desembarcamos é muuuuuuito cenográfica para turista... tudo meio artificial. Mas a próxima parada foi gratificante, em todos os sentidos: Ketchikan!


Creek Street, é essa ruazinha sobre essa estrutura de madeira na beira do riacho. Costumava ser a região onde moravam as prostitutas da cidade e hoje é o principal ponto turístico. Lá no final, depois da casa verde, tem uma rua/trilha que chama Married Man Street, que é o caminho escondido por onde os homens casados passavam para chegar aos prostíbulos sem chamar atenção.




A cidade é uma gracinha, e assim como Juneau, a relação quantidade de homens para mulheres é bem alta, lá em Juneau, 5x1, em Ketchikan de 8x1. Nas palavras dos guias, para as mulheres solteiras: "your odds are good, but the good can be odd." :) E aí chegou a me dar pena da homarada da cidade, já que a prostituição passou a ser crime a partir da década de 1940...

Olha que gracinha a cidade:


Foi em Ketchikan que, enfim, encontramos ursos! :) Num único passeio, numa única parada, avistamos três ursos, focas, águias e muito, mas muito salmão! Nessa época do ano a cidade começa literalmente a feder a peixe podre, pois os salmões começam a morrer após chegar no alto do rio e desovar. Gente, vou mostrar depois, mas é inacreditável a quantia de salmão. Vc nem precisa usar anzol para pescar, basta se agachar na beira do rio e esticar o braço e pegar a quantia de peixe que quiser. Falta água para tanto peixe!

Gente já está muito tarde! :)

Volto em breve com mais fotos.

Bj, bj e tenham uma excelente semana!

Gra