terça-feira, 27 de novembro de 2012

Só no Canadá...

Oi gente!

Arrumei ânimo para passar por aqui no meio da semana porque algo, que entra na classificação das coisas que só vejo no Canadá, aconteceu e não tem como deixar passar em branco.

Como publiquei no meu Facebook, estou longe de fazer parte do grupo que acha o Canadá um lugar perfeito. Claro que vejo aqui muitas qualidades, afinal, é esse o motivo que nos fez abandonar tanta coisa no Brasil e vir tentar a sorte por aqui, e quando ouço uma notícia como essa sinto um prazer alentador, do tipo: "Vc tinha razão quando resolveu apostar nessa mudança". Mesmo estando a tão pouco tempo por aqui, senti orgulho de começar a fazer parte da história desse lugar esquisito.

Vamos aos fatos:

O prefeito de Toronto, Rob ford, um gordão que tem todas as características de um anti-político e que a maior parte das pessoas não entende como conseguiu se eleger prefeito da maior cidade do Canadá, com um histórico de polêmicas que incluem ofensas a grupos de minorias, como os gays e todos os tipos de grosserias, foi exonerado essa semana. Qual o motvo? Digamos que moralmente haviam muitos, mas todos justificáveis na premissa canadense do livre direito de opinião. Mas aí ele perdeu a linha, e o "crime" cometido (entre parênteses porque não entendi se o crime é em si previsto na lei da forma que foi praticada ou em um modelo geral interpretado pela juíza): ele votou a favor dele mesmo para ficar isento de pagar $3.150,00, isso mesmo, pouco mais de três mil dólares, para um time de futebol, como resultado de uma doação prometida, ou seja, conflito de interesses, agiu em prol de seu próprio interesse só conseguindo atingir o pretendido em função do cargo que ocupava. Tudo aconteceu num intervalo de menos de um mês.

Por conta de $3.150,00 ele perdeu o cargo público e, claro, foi obrigado a fazer a doação.

Temos acompanhado todo o julgamento do mensalão que está acontecendo no Brasil, todas as penas que foram aplicadas e tals. É legal ver os resultados até agora, mas não dá para acreditar em nada até ver o povo na cadeia mesmo, de uniforme. E o dinheiro roubado, quem vai devolver? Será o início de uma nova era? Desejo, com todas as minhas forças, que sim.

E só para não perder a oportunidade, mais um causo daqueles que só vejo por aqui:

Ano passado, quando o Pedro comprou o carro, seus colegas que estavam sendo contratados junto com ele também tiveram que comprar seus carros. Houve uma febre de procura por modelos da Hyundai, não sei dizer porque. Bem, o Pedro comprou o Tucson, e dois colegas compraram o Elantra, um modelo sedan. Muito bem, ocorre que no início desse mês esses colegas recebem uma carta da Hyundai pedindo desculpas e explicando que houve um equívoco no cálculo que apresentava o consumo de combustível do carro nos anúncios e que esse consumo seria, na verdade, um pouquinho maior. Para corrigir esse problema, a Hyundai passará a enviar, anualmente, um cheque, com o valor correspondente ao combustível que o carro consome a mais. Sim, desse jeito. Sim, por tempo indeterminado, enquanto eles tiverem o carro ou sei lá. O valor não é grandes coisas, mas esse não é o ponto. O ponto é o respeito ao consumidor. O ponto é fazer a coisa certa. O ponto é anunciar e vender a mesma coisa. O ponto é não colocar os móveis numa escala menor na planta de anúncio do apto para parecer que os cômodos são maiores e ser multado anualmente e continuar fazendo isso de qualquer maneira porque dá lucro mesmo pagando a multa, como muitas construtoras no Rio.

Já contei aqui dos cheques que recebemos sem termos nem idéia do porque teríamos o direito de receber, mas que foram enviados do mesmo jeito, sem termos que pedir por eles e posso garantir, isso provoca uma sensação tão boa, não só pelo dinheirinho-presente-surpresa, mas pela sensação de segurança.

Não, o modelo do Pedro não teve esse problema de cálculo e ele não receberá os cheques anuais, mas a alegria pelo acontecido é a mesma :)

Grande beijo a todos! E hoje faltam só 15 dias!

Gra

domingo, 25 de novembro de 2012

Faltam 17 dias!

Oi gente!

Mais uma semana se passou... faltam 17 dias para as visitas chegarem! :) Ai que delícia! Acabei de fazer meu calendário de férias e serão 18 dias diretos em casa! Uhuuu! :) Falta, agora, fazer a programação desses dias. Só coisa boa!

Hoje saímos para almoçar com a Soraia e o Fábio para comemorar o aniversário do bigodudo Pedrão :) a Érica estava com febre e por isso a família Ribeiro não pode comparecer. O dia estava delicioso! Desde sexta não chove!! E a promessa é de mais uns 2 ou 3 dias secos. Sim, hoje teve até sol, mas só de estar seco já dá outro ânimo!

Olha a novidade: tentei colocar uma foto do Pedro, ou melhor, do bigode do Pedro :) mas apareceu uma mensagem que eu já alcancei o 1G de memória disponível para fotos... pode isso, Arnaldo? Que meleca! Detesto ter que lidar com essas perrengues tecnológicas... vou ficar devendo a foto novamente, até arrumar uma solução. Foi mal.

De qualquer maneira o bigode vai ficar por mais um tempinho, pois minha mãe pediu para ver pessoalmente e o Pedro, como bom puxa-saco de sogra que é, vai aguardar até ela chegar para tirar, ou seja, vida longa ao bigode! Ao menos 12 dias a mais! :)

A semana foi tranqüila, sem maiores novidades... tenho uma nova "chefe" (no prédio de Surrey, onde a antiga saiu porque teve um colapso nervoso tendo que lidar com aquelas mulheres desagradáveis), a Evelyn, uma asiática, que eu acho que é nascida e criada aqui mesmo e que não tem experiência nenhuma no cargo que está ocupando. Ela faz cada pergunta... ela realmente caiu lá sem fazer idéia do que a aguardava, mas acho que vai dar conta. Ela tem bigode e é absolutamente control freak, dá até dó. Ela não faz nenhuma idéia do sentido de prioridade e acha que mostra competência querendo estar a par de tudo, como se isso fosse possível. Ela é nova, ao menos mais nova que eu, e analisar sua falta de experiência e imaturidade é um dos meus passa tempos prediletos atualmente. Já, já ela pede água. Só espero que não peça para sair, pois aquele prédio não tem condições de ficar sem controle por mais tempo. Eu adoro os processo de controle que ela cria a cada instante. Gente, posso afirmar que o canadense é o povo que mais gosta de processos e papéis que eu conheço, ou seja, o que não faltam são processos com inúmeras cópias de inúmeros formulários para qualquer coisa, mas para Evelyn, sempre existe a possibilidade de adicionar um novo processo para se controlar o processo de controle que já existe, entenderam? E eu só dou corda para ela se enforcar :) Ela já virou piada entre as outras property managers que já não atendem ligações dela... tadinha... o tempo dirá...

Amanhã terei meu segundo encontro com minha conselheira do Skills Connect, o programa do governo que, em tese, me ajudaria a passar pelo processo de reconhecimento do meu diploma. Ajuda mesmo só haverá a financeira, pois ninguém sabe nada de nada, mas já é alguma coisa. Já comecei a providenciar o que preciso e pelo jeito não haverá problema com nada. Agora é dar tempo ao tempo para juntar tudo e providenciar o envio para o colegiado. Até o meio do ano que vem acredito que terei a carta que autoriza meu internship, que aqui é algo como a residência médica no Brasil, mas para arquitetos (mesmo para os formados aqui). Com essa carta e o curso de certificação LEED em mãos, me sentirei mais confortável para procurar uma vaga como arquiteta. 2013 promete! :)

O Tuco anda deprezinho com o inverno... Ele engordou e está um kilo acima do peso (considerando que ele deveria pesar 4 kilos...) e o veterinário chamou nossa atenção :( Agora estamos controlando a comida dele e ele fica ainda de mais mau humor. Esse final de semana saímos com ele mais enquanto era dia, mas ele continua querendo sair nos horários antigos também e fica ainda de mais mau humor... ou seja, ele está quase intragável. A dura vida de um cachorro carioca nas terras frias do norte...

É isso, minha gente. Agora vou me juntar ao Pedro para escrever uma carta explicando todos os passos da viagem para minha mãe e Arthur, além de criar textos em inglês para eles mostrarem no caminho caso tenham alguma dificuldade :) apesar do meu afilhado estar afiado no inglês e confiante em dar conta do recado :)

Bj, bj a todos e tenham uma ótima semana!

Gra


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Diwali, pão e bigode.

Oi gente! Quanto tempo!

A última semana passou muito rápido e amanhã já é aniversário do Pedro e eu esqueci de vir aqui no blog dar um oi :)

Por aqui tudo muito bem e muito molhado também. Chove todos os dias, normalmente o dia inteiro, and that's the way it is. Quando vemos um solzinho é uma alegria só :) mas vamos levando a vida e deixando a vida nos levar.

Contagem regressiva total para a chegada da D. Ju e do Arthur, 22 dias!! A lista de encomendas aumenta a cada dia...

Semana passada, na terça 13/11, os indianos comemoraram o Diwali, uma festa anual que, segundo os que eu perguntei, tem um significado parecido com o do Natal no quesito festa e presentes e comilanças. O Pedro ganhou uma caixa de doces lindos e deliciosos de um dos gerentes de um dos postos. Minha chefe Sandy, fez a festa pela primeira vez na casa dela, para a sua família. Ela tem um menino de 10 anos que tem vergonha de dizer que é indiano... e ela está tentando mostrar que só é diferente, e que pode ser muito divertido também, e além disso, segundo as próprias palavras dela, ele será indiano sempre e em qualquer lugar, querendo ou não e qualquer um que olhar para a cor da pele dele saberá, então o negócio é viver bem. A Sandy também tem uma filha de 4 anos que nasceu com problemas neurológicos e é como um grande bebê. Ela é muito simpática mas não fala, apesar de sorrir muito e também não anda. Ela tem um problema no cerebelo, o que a impede de desenvolver a maior parte dos movimentos e ter equilíbrio. Sexta passada encontrei a Shawna pessoalmente pela primeira vez, a Sandy nos convidou para um jantar em sua casa, apenas uma festinha para descontrair. Ela convidou minha outra chefe, a Ana, também, além de uma outra família indiana que só tinha adultos. A comida estava divina e o ambiente muito animado. Por um momento cheguei a ficar incomodada com a faladeira alta, pois há muito não participava de uma festa tão animada :) Os indianos tem muito em comum com o jeito de ser caloroso do brasileiro. Detalhe: a casa dela é quase um palácio de tão grande. Tudo novo e super moderno, muito bonito! Eles têm muito disso de ostentar. Gostei muito da experiência.

No sábado à noite fomos assistir à luta do UFC na casa do Fábio e da Soraia. Lá comi um pão delicioso que o Fábio tinha feito na máquina de pão (onde ele também fez a massa da pizza que comemos depois), eu fiquei apaixonada pela possibilidade de ter pão caseiro fresco em casa, mas eu disse ao Pedro que não compraríamos porque não tinha onde guardar a máquina. No dia seguinte o Pedro fez uma super arrumação na cozinha e arrumou um lugar para a máquina, e em seguida a Soraia manda uma mensagem dizendo que a deles quebrou de manhã e eles tinham acabado de comprar outra que estava em promoção na Canadian Tire. Não preciso dizer que o Pedro não sossegou enquanto não fomos comprar. Fiz pão no mesmo dia e ficou delicioso.


Terminei de comer ontem à noite e eu já queria fazer mais, mas aí pensei: "Comerei pão até explodir desse jeito..." :) E decidi, ao menos, fazer só dia sim, dia não :)  Nesse instante estou aguardando o último intervalo antes de colocar para assar :)

O bigode do Pedro já está bem farto :) E ele já está bem incomodado com comer e lambuzar o bigode :) Vou ficar devendo a foto, pois ele não quis tirar uma ontem, mas ainda coloco aqui antes de ele raspar no final de novembro. Na festa da Sandy o bigode fez o maior sucesso! As pessoas acharam que combinava muito com ele :) mas vai ser só por esse mês mesmo :)

Gente, por enquanto é tudo isso :) Tenham todos uma ótima semana e eu fico por aqui em ritmo de contagem regressiva.

Bj, bj,

Gra

domingo, 11 de novembro de 2012

Feriado e bigodão

Oi gente! É noite por aqui, então, boa noite! :)

Noite de domingo! Mas dessa vez com a alegria de saber que amanhã é feriado! :) Remembrance Day, é um dia dedicado a homenagear os soldados canadenses (eu acho que também os norte americanos, mas não tenho certeza), em especial os que morreram em combate. O mês todo é dedicado a arrecadar fundos para ajudar os veteranos de guerra e aqueles que voltaram da guerra e precisam de cuidados especiais. Todo mundo passa a usar uma florzinha vermelha na lapela (de plástico), o poppy, que é um símbolo há muito adotado para referir-se aos campos de guerra (a flor é vermelha como as marcas de sangue). Vc pode adquirir essa florzinha em praticamente todos os lugares  que vc for, ela não tem preço, vc doa quanto quiser. Eu tinha falado sobre isso no ano passado, mas eu ainda não entendia muito bem do que se tratava.


Mas eu só fiquei sabendo do feriado na quinta! Isso porque o dia oficial do Remembrance Day é hoje, domingo, então achei que não teria feriado, mas aí minha chefe explicou que todos os feriados são transferidos para segunda, inclusive os que caem no final de semana... Acabou que não deu para planejar muita coisa. A previsão era de pouca chuva, então pensei em ir acampar, mas não tinha mais vaga disponível em nenhum lugar... Aproveitamos o sábado de sol para ficar na rua, fomos à Horseshoe Bay para fazer um pique-nique mas aí adivinha? Não permitem cachorros no parque à beira mar onde fomos... fomos então para uma área linda na subida da Cyprest que tínhamos visitado no ano passado, almoçamos lá, rodamos um pouco mais pela cidade e voltamos para casa.

Hoje fomos para Whistler e, sinto informar, achei a coisa mais chata... a única coisa que eu queria fazer lá era pegar a cadeirinha (lift) e subir o morro e ir de um pico ao outro e voltar, uma coisa que o povo diz que é muito legal, mas em pleno final de semana prolongado a cadeirinha estava desativada! Estão aguardando a abertura da temporada de esqui, que começará dia 22/11, no final de semana da Ação de Graças dos EUA. A cidadezinha é minúscula, vc tem uma ruazinha para andar, o que vc faz em 15 min, as lojas da rua são as mesmas do shopping daqui, ou seja, sem nenhuma novidade, além de preços salgados (isso eu estou chutando pois não entrei em nenhuma). Os turistas andando de um lado para o outro desfilando para ver e serem vistos, coisa mais bocó, se contar as chinesas/japonesas semi-nuas mesmo com todo o frio.

Assim que chegamos lá começou a nevar bem de levezinho, mas o dia estava claro, com sol inclusive. Tinha neve só no topo das montanhas e embaixo umas máquinas jogavam vapor de água no ar que viravam neve, mas uma neve esquisita, escorregadia, diversão só para quem nunca viu neve mesmo... Lugar para comer também é uma dificuldade, o único restaurante conhecido que encontramos, o Boston Pizza, estava fechado! Acabamos comendo no mesmo restaurante grego, tipo fast food, que comemos aqui do lado de casa... e a partir do almoço começou a nevar para valer, e nós já estávamos voltando para casa. A melhor parte foi voltar prá casa sabendo que amanhã é feriado! :)

Novembro é também mês do Movember, por conta do bigode que os homens começam a usar em apoio à causa do combate ao câncer de próstata, e adivinhem quem entrou na dança?



Continuamos na torcida por um bigode de verdade até o final do mês! :) Até lá eu posto outra foto.

E é isso, minha gente. O friozinho chegou com tudo, já temos temperaturas negativas e já nevou na Ilha, ou seja, falta pouco para chegar aqui. Ano passado a primeira neve foi em novembro, mas não lembro o dia... mas não temos pressa para que ela chegue :)

Tenham todos uma ótima semana!

Bj, bj,

Gra

domingo, 4 de novembro de 2012

Seis horas...

Oi gente, boa noite!

Por aqui chove há umas semanas e o clima depressivo do inverno já tá pegando, ainda mais agora que o horário de verão daqui, que é chamado de "daylight saving time", acabou, o que significa que começa a anoitecer antes das cinco da tarde. Mas esse nem é o maior problema, o problema é que agora estamos 6 horas atrasados em relação ao Brasil, e conseguir falar com o povo de lá exige um certo planejamento. Estou mentindo, anoitecer antes das 5 é o pior problema, a noite não acaba nunca... Vc chega do trabalho, toma banho, janta, lava roupa atualiza a internet, come novamente, assiste TV e quando olha no relógio são 6:30!

Para resolver o problema de estar na cama antes das 9, vamos iniciar uma nova atividade: nadar. O Pedro hoje descobriu um lugar tudo de bom aqui perto de casa. Na verdade, já sabíamos que o lugar existia, mas só hoje ele foi lá. É um clube aquático, com direito à piscina com onda e tudo! Tem essa de onda, tem uma outra de 100 metros que é dividida em 4 para diversas atividades, tem hot tubes, as que chamamos de jacuzzis no Brasil, tem área só para criança, restaurante etc. Paga-se C$ 4.70 para cada vez que vc usa. A primeira coisa que o Pedro falou quando chegou em casa: "O Arthur vai adorar a piscina de onda!" :) Arthur é o afilhado número 1 que está vindo em dezembro, chegam em 38 dias! :)
Agora tenho que comprar um maiô de shortinho, tipo o que a Paulinha mandou mas ficou pequeno, e óculos e touca :) e juntar um monte de boa vontade para acompanhar o maridinho. Acho que vai ser bom para relaxar no final do dia.

Falando em relaxar, a semana foi foda. Acho que depois do episódio com as loucas do practicum, não tinha passado por tanto estresse desde que comecei a trabalhar...

Começou com a segunda  e a revelação sobre o sistema de aquecimento do Alder Gardens. No mesmo dia e no mesmo lugar, uma moradora muito louca empestiou todo o prédio com um saco de lixo cheio de sei lá o quê (acho que restos de zumbis) que ela foi arrastando pelo carpet do segundo andar, passando pelo elevador e pela garagem até a lixeira. O estrago foi imediato, parecia que eu estava andando por dentro do presídio onde os sobreviventes do Walking Dead estão morando agora. Assim que eu vi que tinha algo errado eu fui ao estacionamento e encontrei os dois sacos rasgados com toda aquela fedentina. Fui direto para o escritório e falei para olharem nas câmeras o que tinha acabado de acontecer para ver quem tinha feito e já pedir que limpassem, mas as 4 pessoas que estavam no escritório (onde o cheiro não tinha chegado ainda) acharam que era melhor só limpar e pronto e eu disse: "ok, então uma de vcs pode ir limpar, e não esqueçam de levar luvas".

Isso acontece direto. Essa filosofia canadense de as coisas são como são me tiram do sério! As moradores são sempre tratadas como coitadinhas e ninguém toma nenhuma providência para notificá-las ou até aplicar multas, conforme o contrato que elas assinam para alugar as unidades. Eles têm câmeras por todos os lados gravando tudo, mas sempre alegam que leva muito tempo ver as gravações... ou seja, fica tudo sempre na mesma...

E não foi só isso... mas não vou entrar em detalhes para não me irritar novamente, mas fazendo a longa história curta, como dizem por aqui, na sexta, cheguei em Kitsilano pronta para mandar todo mundo à merda (obs.: tive que esperar até sexta porque é o único dia que encontro com minha chefe), mas Lisa tem aqueles olhinhos azuis e a voz de anjo e assim que comecei a listar os motivos pelos quais eu estava mad com todo mundo, ela começou a pedir desculpas por tudo, e aí me quebrou... eu queria chutar o balde, mas ela não entrou na minha, ela é boa em lidar com mulheres em ataques de fúria :) E como já dizia minha avó Olga: "quando um não quer, dois não brigam". Comecei falando tudo o que eu não faria mais e ela perguntou se eu poderia ceder um pouco e participar de uma reunião para debater o assunto e eu respondi que não havia negociação e que se acreditassem que na minha posição eu teria que fazer o que eu não quero, então que me mandassem embora e colocassem outra pessoa no meu lugar, e foi quando ela me quebrou: "Adoramos seu trabalho, não queremos perder vc de jeito nenhum!" (lembrem, juntem a isso, os olhinhos azuis e a voz de anjo).

Bem, terminamos a conversa com algumas risadas e foi quando ela deixou escapar que já sabia que eu tinha tido uma semana difícil e que eu não estaria muito satisfeita com toda a situação, ou seja, eu achei que ia dar um ataque surpresa e ela já vinha com a broa pronta... mas dos males o menor, deu tudo certo e essa semana acho que as coisas estarão bem mais tranquilas.

Minha vontade de chutar o balde veio também com a perspectiva de eu fazer um curso de certificação LEED na UBC, que será pago (metade) pelo programa Skills Connect. O curso é o introdutório/preparatório para me tornar uma certificada, o que não é exatamente o que quero, mas preciso entender como o LEED funciona aqui, pois todas as posições para arquiteto que pesquisei pedem o conhecimento do procedimento. O curso dura 3 meses (final de janeiro a final de março) com aulas todos os dias das 18:30 às 21:30. Não sei se tenho pique para trabalhar o dia inteiro e ficar sentada 3 horas ouvindo alguém falar... Enfim, não sei se quero fazer tudo ao mesmo tempo. E também tenho que fazer 6 workshops oferecidos pelo "CREA" daqui que sou obrigada a fazer (todos que querem começar a trabalhar como arquitetos têm que fazer) e são carinhos também e o programa também me pagaria metade para fazer no próximo ano, ou seja, tem muita coisa para acontecer e eu preciso organizar minhas idéias.

Bem, ao menos tem muita coisa boa para acontecer e essa é a boa notícia. 2013 vai começar agitado!

Cansei. o post ficou muito longo novamente!

Boa semana para todos!

Bjin,

Gra