sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cada um no seu quadrado

Oi gente! Boa tarde!

Como vão todos no Brasil? Ainda muitas manifestações? Muito frio?

Ontem, 4 de julho, foi aniversário do caçulinha da família, o Arnaldinho, e devo confessar, só me sinto velha quando lembro da idade do meu irmão caçula, agora 32 aninhos! Irmãos caçulas não deveriam poder passar dos 20. Mais uma vez parabéns, maninho! Que esse seja um ano muito especial!

Resolvi dar uma passadinha por aqui para contar um acontecimento de ontem, algo tão característico do jeito de ser do canadense que não deveria mais chocar, mas ainda choca, a mim, ao menos.

Bem, desde a semana passada o prédio onde moramos está passando por uma manutenção hidráulica geral. É um prédio bem grande, com quase 40 andares e mais de 150 aptos e hidráulica, por aqui, é sempre um grande problema, talvez pela qualidade da água que é muito pesada, sei lá, mas sempre é um problema. Menos mal que nosso prédio é uma das raridades feitas em concreto, mas o problema está sempre lá.

Enfim, a cada dia alguns andares do prédio ficavam sem água e, como eu já havia presenciado em um dos prédios onde estava trabalhando, cada vez que se religa a água, algum outro problema aparece. Acho que é a pressão muito alta com que a água chega nas válvulas. Durante o final de semana o misturador do meu chuveiro parou de funcionar, ou era água gelada ou quente e as duas caixas das duas privadas começaram a correr água o tempo todo, a água estava com muita pressão. Tentei consertar, melhorou um pouco, mas a água ainda entrava no tanque e ficava correndo o tempo todo.

A "obra" ia acabar na quarta, então achei melhor esperar acabar antes de reclamar. Na quarta à noite, a água foi religada e tudo voltou a funcionar, exceto a descarga do meu banheiro que não enchia mais o tanque... Eu não quis mexer, tinham falado que havia um vazamento no andar embaixo do nosso, então achei que de alguma maneira a água dali poderia continuar desligada. E além disso, guess what?? Estou grávida de 9 meses, consertar descargas não está na minha lista de prioridades nesse momento!

Ontem, quinta, fui procurar o Care Taker do prédio, que ainda não cheguei à conclusão do que representa. Não é o síndico, nem o zelador... enfim... é o único cara que fica aqui pelo prédio, então fui procurá-lo. No caminho, a vizinha da unidade aqui do lado também comentou que a água no apto dela estava muito fraca e pediu para eu avisar nosso amigo James - um apêndice: o cara é o mais chinês dos chineses que conheço por aqui e se auto denomina James.

Contei para ele o que estava acontecendo e ele disse que queria ver o que estava acontecendo, pois, em tese, já estava tudo funcionando perfeitamente. Ele veio comigo até o apto, entrou, foi até o banheiro, olhou o tanque e me disse: "A senhora tem que regular os parafusos até a água voltar a sair. A senhora tem uma chave de fenda?" Fui buscar a chave de fenda. Ele com a chave de fenda NO parafuso: "A senhora pede para seu marido apertar ou afrouxar esse parafuso até a água voltar a sair". Me devolveu a chave de fenda e foi embora. Ele colocou a chave de fenda NO parafuso, mas não foi capaz de girar o parafuso e consertar!!!!!!!! Fui com ele até a porta onde ele repetiu: "Peça para o seu marido usar a chave de fenda e regular a água", e foi embora!

Eu fechei a porta e levei alguns segundos pensando no que tinha acontecido. Aí, com a chave de fenda na mão fui até o banheiro, no caminho pensando: "Mas eu não lembro de ter ouvido a água enchendo o tanque!". Cheguei lá o tanque estava vazio, eu rodei o parafuso e a água começou a sair. O cara veio até aqui, pediu a chave de fenda, colocou a chave no parafuso para me mostrar como era e não girou o parafuso, porque consertar coisas não é função dele! É claro! :)

Não é à toa que o povo me adora no serviço... como alguém consegue ver algo que tem que ser feito e simplesmente não fazer porque não é sua obrigação? Jeitinho canadense de ser...

Bjos a todos e tenham um ótimo final de semana!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

E viva a natureza!

Oi gente, com dia! Quanto tempo! Quanta preguiça! :)

Os acontecimentos selvagens não param de rolar por aqui, todo dia tem novidade, mas ando com tanta, mas tanta, mas tanta preguiça nesse corpo que nem escrever está me motivando :)

Coiotes e coiotes e cougars e bobcats (um outro tipo de gato selvagem grandão) estão à toda nessa primavera. Todos os dias aparecem nos jornais. Todos estão impressionados, nunca se viu uma primavera tão selvagem por essas bandas. Assim como os manifestantes do Brasil, os animais aqui resolveram dar um ponto final nessa bagunça e estão invadindo as regiões mais urbanas para mostrar que não têm medo de humanos.

O mais inacreditável é que a polícia daqui, tão pacífica com tudo e com todos, não quer saber de negociações, mete bala na bicharada!! Matar abelha não pode! Mas urso, coiote, cougar e bobcat não é problema!

Semana passada o Pedro viajou e fiquei sozinha com o Tuco. Aí tive que fazer a rotina das caminhadas com o pobre. Mesmo quando o Pedro está aqui eu tenho ido ao parque com o lago aqui perto dar uma volta mais comprida para eu também me exercitar, mas vou só quando estou afim :) Mas na semana passada eu tinha que ir de qualquer jeito e lá fomos nós. Para chegar no lago passamos por umas casas que estão abandonadas desde quando nos mudamos para cá, acho que aquela quadra vai passar por uma revolução com a chegada do Skytrain e estão comprando as casas e aguardando o momento certo para começar o quebra-quebra. Enfim, em uma das casas, o Tuco resolveu que queria entrar no quintal (que não é cercado), ele nunca fez isso antes! E foi descendo a encosta que leva ao quintal e eu dizendo para ele não ir, mas ele estava em teen mode e fez que não me ouvia. Ainda bem que ele estava na guia! Quando olho para o quintal, tá lá o coiotão tomando sol e olhando para a gente, a uns 5 metros de distância. Eu tomei um puta susto e acho que dei um grito, o bicho assustou e ficou de pé e a anta do Tuco forçando para continuar descendo e eu não conseguia puxar ele pela guia porque o fio é muito fino e machucava a minha mão... fui dando uns trancos nele até conseguir puxá-lo de volta para a calçada e o bichão lá embaixo, só de olho na gente... puta cagaço!

Uns dois dias antes, enquanto eu estava fazendo esta mesma caminhada, um senhor chegou perto de mim para falar que no outro parque (mais perto aqui de casa) havia 2 coiotes naquela manhã e por isso ele tinha ido no mais longe para caminhar com o cachorro...

Ontem à tarde/noite, o Pedro saiu com o Tuco para a voltinha aqui na quadra. Encontrou uma senhora sendo perseguida por um coiote. Ela estava com um cachorro pequeninho que ficava latindo para o coiote e conforme ela corria o coiote continuava atrás dela! Apareceu uma outra mulher que gritou para ela pegar o cachorro no colo, mas a bocó era chinesa e acho que não entendeu, e ao invés de pegar o cachorro no colo se meteu no mato para fugir do coiote. O bicho se assustou com a outra mulher gritando mas não fugiu, só se afastou um pouco. Ninguém sabe que fim levou a mulher e o cachorro, pois ela se meteu no mato e foi embora, mas é no mato que estão os bichos, então...

O Pedro acabou se unindo a mulher que gritou para tentar ajudar a louca que foi pro mato, mas a louca sumiu e não havia mais o que se fazer e então essa segunda mulher contou para o Pedro que na sexta passada tinha um urso no estacionamento do mercado chinês aqui do lado, indo em direção às lixeiras. Ela disse que chamou a polícia mas não pôde esperar para ver o que aconteceria. Ficou sabendo que o urso foi morto...

Segundo o que andam dizendo, nunca se viu tanta bicharada numa área urbana e o pior, nunca se viu a bicharada se comportando da maneira como estão, sem medo de nada. E é aí, claro, que mora o perigo. Primavera radical aqui pelas bandas do norte!

O Pedro foi para Whistler na semana passada e viu tanto urso que até enjoou :) Na estrada foram 3 e no passeio do teleférico até perdeu a conta. Ele ganhou um passe livre para o teleférico e estamos planejando dar um pulo lá para eu também ver a bicharada, só tenho antes que falar com minha midwife para saber se a altitude pode causar algum problema.

A família vai muito bem, obrigada :) alcançamos as 34 semanas! Mas isso é assunto para o outro blog :)

E falando nisso lembrei de outro assunto que não tem nada a ver com a bicharada mas tudo a ver com a canadian way of life...

Essa semana vamos ao hospital fazer nosso registro. Aqui é assim, vc vai antes e já deixa tudo arrumado, para não precisar ficar sentindo contração na recepção enquanto tem que assinar milhares de formulários. O que acho mais legal é que seus dados vão para uma rede, ou seja, se acontecer de vc acabar indo para outro hospital, eles também terão seus dados por lá. E na mesma visita vamos fazer o famoso tour para chegar à maternidade, para ninguém ficar perdido pelos corredores enquanto o bebê vai dando o ar de sua graça.

Mas o motivo de eu estar escrevendo aqui sobre isso não é esse, mas a lista de coisas que o hospital pede para vc levar! Pedem desde absorvente íntimo reforçado para a mãe, passando por fralda descartável para o bebê e até travesseiro!! Quem vai lembrar de levar travesseiro? Pedem isso no Brasil também? Gente, eles são uma maternidade, tipo assim, o povo vai lá para o bebê nascer, não deveriam ter fralda lá mesmo? Vc já sai de casa num momento super tranqüilo e confortável para ter que pensar em tudo isso, não acham não?

Enfim, as roupas do Benjamin já estão lavadinhas e devo montar a mega-mala hoje com tudo o que pedem, just in case!

Beijos, beijos a todos e tenham uma ótimas semana!

Gra

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A doce e selvagem vida canadense

Oi gente! Bom dia!

Entao estao curtindo outro feriado? Que beleza! Nos aqui com um por mes e de soh um dia... e o mais irritante eh que sempre que falamos com um familiar sobre o feriado que teremos, sempre, sempre, sempre, a pessoa diz: "Mas outro feriado?" Bem, saibam que estou morrendo de inveja e pronto. Soh nao morro mesmo porque hoje eh meu penultimo dia de trabalho!!! Uhuuuuuu!!! Nem acredito!!!

Mas volto ao blog tao em seguida do ultimo post para dar a vcs uma ideia de quao selvagemente vivemos aqui pelas bandas do norte.

Vcs jah sabem de todas as historias dos coiotes... mas ontem ficou bem claro que a vida nao tah facil para ninguem nem mesmo por aqui!

O parque onde vamos brincar com nosso bote estah fechado por conta de um cougar que anda atacando na regiao. O felino, aparentemente, perdeu completamente o medo de seres humanos e estah botando o terror na vizinhanca. A regiao eh rodeada de muitas casas e todos estao sendo orientados a manter os animais domesticos dentro de casa, assim como o lixo, para nao atrai-lo. Outra recomendacao eh quanto ao comportamento que se deve assumir ao dar de cara com o bichao: nao corra! Mostre-se tambem selvagem e pronto para o ataque e tente parecer o maior possivel, seja lah o que isso signifique.

E nao para por aih!

Minha amiga Soraia, que tambem mora em Coquitlam mas numa regiao mais no alto da montanha, estah tendo que conviver, cada vez mais de perto, com um urso que habita a regiao. Ele costumava ficar um pouco mais afastado das casas, mas agora resolveu se aproximar dos vizinhos e vive dando as caras pelo condominio onde ela mora. Ela tambem tem um cachorro, o Dino, um enorme Golden Retriever, e vcs podem imaginar a confusao que um encontro desses pode causar.

Quem diria que nos mudariamos para tao longe para continuar vivendo perigosamente ao sair na rua! :) Essa bicharada nao eh fraca!!

Um abraco a todos e aos que estiverem no Brasil, bom feriado!

Bjin,

Gra

Atualização: mataram o cougar hoje à tarde no patio de uma escola da região... tadinho, fiquei com dó.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Novo post no novo blog

Oi gente! Bom dia!!

Estou passando rapidinho por aqui pra deixar o endereco do novo blog. Sim, novo :) incluindo, oficialmente, o Benjamin nessa conversa toda:

http://grapedroeben.blogspot.ca/2013/05/e-comecou-assim.html

Nao quero desativar esse blog aqui, mas tambem nao sei se terei tanto assunto assim para continuar atualizando os dois :)

Nesse momento, a experiencia da maternidade e paternidade estah falando mais alto, mas acho que sempre teremos causos canadenses para voltar aqui e registrar.

O endereco estah aih para quem nao acessa o Facebook, neh Andre? :) Agora ateh a Cynara tem conta no Face!! Uhuuu!! Soh falta vc, Andre!

Bj, bj a todos e nos vemos por aih.

Gra

domingo, 26 de maio de 2013

E mais histórias canadenses...

Oi gente, boa tarde!

Domingão preguiçoso por aqui, vai ser difícil tirar o pijama hoje, e a chuvinha lá fora não ajuda em nada no quesito animação. Parece que a Dona Primavera investiu toda sua energia para uma chegada em grande estilo e acabou tendo que tirar uma short term desability license para se recuperar e só se espera o sol e o calor novamente para julho.

A preguiça é grande porque trabalhei ontem, ou seja, tive só umas horinhas de sábado para descansar e não foram suficientes, é claro. Nada melhor que um domingo de preguiça seguido por uma segunda sem trabalho para a total recuperação. Foi assim:

Vcs lembram da Ana, né? Trabalho com ela duas vezes por semana, ela é síndica de dois dos prédios. Ela é a portuguesa gente fina que queria dar um jeito para eu parar de trabalhar e continuar recebendo salário :) Uma pessoa muito querida mas com uma vida de drama mexicano. Oficialmente casada com um iraniano bem filho da puta que descobriu um câncer de pulmão bem avançado quando eu comecei a trabalhar para o YWCA. O cara é um filho da puta, mas teve uma vida filha da puta, o que faz a gente ter uma certa simpatia por ele, tipo assim: ao menos ele não explodiu uma bomba matando mais cinqüenta crianças no cinema. Bem, esse cara morreu sábado passado. Então estou indo eu na terça passada para o trabalho (segunda foi feriado, 20 de Maio, dia da Rainha Victoria), sem nenhuma motivação, ou melhor, a única coisa que me fez realmente ir para o trabalho foi o fato de que rolaria um almoço de despedida para mim (já contei que páro de trabalhar essa semana? :) ) e para a Sandy, a síndica do prédio aqui de Coquitlam que pediu demissão para pegar um emprego bem mais legal no BC Housing. Achei que seria muito chato faltar em um almoço em minha homenagem e talvez ainda mais chato faltar no trabalho e ir só ao almoço :), mas estou eu saindo aqui de casa e recebo uma ligação dizendo que o almoço tinha sido cancelado, vibrei por uma fração de segundo, pois voltaria imediatamente para casa, mas aí veio o motivo: o marido da Ana tinha falecido. Para mim ele estava na Europa, para onde tinha ido visitar a família (todos fugidos do Irã e agora vivendo na Suíça, com o pai com o pé na cova) e a namorada alemã, sim, ele tinha uma namorada alemã desde sempre. Há duas semanas eu não encontrava com a Ana porque ela estava fazendo workshops do BC Housing, aqueles mesmos que eu fiz de eletricista, bombeiro etc. Mas o que aconteceu foi que o cara começou a passar mal lá e resolveu voltar para o Canadá para ver o médico, no sábado passou mal, foram para o hospital onde foi constatado que o câncer tinha tomado conta do corpo todo. O médico disse que não sabia por quanto tempo ele resistiria e ele morreu em 3 horas.

Tudo isso nos leva à nossa próxima primeira experiência canadense: um funeral. Foi na sexta, quase uma semana depois da morte, aqui é sempre assim, não sei exatamente o motivo, mas o corpo nunca é liberado imediatamente, mesmo o cara tendo morrido no hospital por motivo mais que conhecido e certificado. Tem que ter autópsia e tals. O funeral é igualzinho ao que vemos nos filmes. Uma capela bem bonita com o caixão lá no fundo e uma foto grande ao lado. Achei estranho que foi um padre católico que fez as honras, achei que ele era muçulmano, mas talvez essa tenha sido e pequena vingança da Ana para ele :) Da cerimônia vamos em cortejo para o lugar onde vão enterrar o caixão onde se alinham várias colunas de cadeiras. Mais umas palavras do padre e da família e somos convidados a voltar para a capela onde serão servidos refreshments, que é como eles chamam sucos, água e snacks (que por aqui são sempre doces). Uma dica para quem pretende ir a um funeral no Canadá: homens tem que estar de terno e gravata, tudo preto e mulheres de vestido e sapato pretos. Eu era a única de branco, ops, estava usando a única calça não de Yoga que tenho e uma bata branca. Pedro estava de azul marinho. Foi esquisito.

Semana passada descobri algo muito vancouverite :) Estava eu no trabalho em Kitsilano após o almoço, deitada num sofá do salão de festas curtindo toda a preguiça concentrada no meu corpo quando uma abelha entrou pela janela. Ela ficou lá como qualquer abelha indo de um lado para o outro procurando saída onde não existia. Meu primeiro impulso mental foi matá-la pois os canadenses tem verdadeiro terror a insetos e imaginei alguém entrando mais tarde lá e se deparando com aquela monstruosidade, mas a preguiça era tão, mas tão grande que deixei ela lá, se batendo de uma janela na outra. Quando tive que voltar ao trabalho, abri mais janelas para dar uma chance maior dela se mandar e fui embora. Entre as inúmeras vezes que precisei subir e descer pelas escadas do prédio encontrei um senhor muito simpático que me ofereceu ajuda para carregar as caixas que eu estava levando de um lugar para o outro e pouco tempo depois, estava eu instalando o ventilador em um dos aptos quando esse mesmo senhor apareceu com a Hiromi. Já contei que comunicação não é um dos pontos altos do lugar onde trabalho e depois daquele primeiro momento onde ninguém sabe de nada do que está acontecendo, seguido pelo momento que todos simplesmente resolvem ignorar o que esteja acontecendo porque dá muito trabalho perguntar, a Hiromi foi embora e o senhor ficou lá zanzando pelo apto. Aí ele veio me perguntar onde as abelhas estavam aparecendo, por qual janela estavam entrando. Eu, então, me apresentei a ele e disse que não morava ali e não sabia do que ele estava falando, mas contei que tinha visto uma abelha no salão de festas e tinha pensado em matá-la mas, menti, ela estava só pelo teto e era muito alto para eu alcançá-la. Ele então vira-se para mim com uma cara de terror: "Mas a senhora não pode matar abelhas em Vancouver, isso é crime! Punido com prisão! As abelhas são protegidas na cidade de Vancouver!" What? Eu queria muito rir e olhei para ele e disse: "Então quer dizer que corri o risco de ver meu filho nascer num presídio?" Não consegui segurar e estava meio rindo quando disse isso prá ele. Ele ficou sem graça, riu e disse: "Ainda bem que a senhora não matou, né? Eu já capturei a abelha que estava lá." Então fica o alerta, minha gente: nada de matar abelhas estando em Vancouver, ok?  Na dúvida, não matem nenhum inseto, chamem o especialista.

E prá terminar, a história mais aterrorizante: existe um coiote bem grande aqui pela vizinhança que está machucado e por isso não consegue caçar e então está atacando e matando cachorros. De dia e de noite. Ele, até o último relatório recebido, já matou três. Dois estavam sem a guia e ele simplesmente catou e levou embora, um terceiro que estava na guia, o dono consegui tomar dele e levar ao veterinário, mas o coiote ataca num lugar específico do pescoço que paralisa o animal e o cãozinho teve que ser sacrificado. Imagina o cagaço! Não saio mais com o Tuco. Não que eu saísse muito antes, mas agora é não mesmo! Imagina esse bicho me atacando e me derrubando e... tá doido! Ontem à noite o Pedro encontrou com um senhorzinho enquanto andava com o Tuco e alertou-o sobre o problema. O senhorzinho começou a chorar na mesma hora e contou que há 3 anos um coiote matou o outro cachorro que ele tinha e ele se sentia culpado porque viu o coiote se aproximando e o espantou duas vezes ao invés de pegar o cachorro no colo, por exemplo, e na terceira a proximação o coiote foi certeiro no pescoço e levou o cachorrinho embora. Ai que triste. O lado selvagem das terras do norte.

E gente, enfim chegou!! Minha última semana de trabalho! E melhor ainda: uma semana curta, com só 4 dias!! Uhuuu!! O almoço de despedida vai rolar na quarta. Fiquei mega surpresa quando falaram que estavam organizando um. Tirando a Ana e a Sandy, não imaginei que ninguém se importasse com minha gravidez na empresa, mas pelo jeito essas canadenses não têm o coração tão duro quanto eu pensei :) É claro que depois eu conto como foi.

Bj, bj a todos.

Gra

terça-feira, 21 de maio de 2013

A historia da foto :)

Oi gente, bom dia!

Resolvi responder aqui sobre a foto da feijoada e da cachaca para nao ficar muito longo no Facebook.

A historia dessa foto comeca na quarta-feira, 15 de maio, quando marquei de encontrar o Pedro e nossa doula no restaurante brasileiro onde sempre vou nas quartas comer feijoada. Acho que jah contei, esse restaurante fica aqui do lado do predio onde trabalho nas quartas (hoje, terca, em funcao de um contratempo, tive que vir para cah tambem) e eh justo o dia da promocao da feijoada, $10 para matar saudades :) Enfim, estou lah semanalmente.

Na quarta passada passei vontade o dia inteiro pois nao fazia sentido ir almocar E jantar feijoada no mesmo dia. nem gravidas tem esse direito :) entao passei o dia sonhando com o grande momento. Tinhamos marcado para 18:30 o encontro. O final do dia foi bem tumultuado e quando chegamos todos ao restaurante, passado um pouquinho da hora, surpresa!! O restaurante estava abarrotado de estudantes torcedores do Corinthians que tinham ido assistir a final da libertadores! Nao havia a menor chance de conseguir um lugar para ficar e a cozinha nao estava dando conta dos pedidos, ou seja, minha feijoada tinha desaparecido!! Fiquei arrasada... Benjamin, entao, comecou manha na mesma hora! :) Fomos a outro restaurante para o encontro e tals e ateh tentamos voltar lah depois do jogo (e do encontro) mas aih era um chororo soh, o povo bebado querendo arrumar confusao e ninguem ia embora!! Conclusao: tive que dormir sem minha feijoada.

Mas ainda havia uma esperanca! Sabado tambem eh dia de feijoada!! :) Tivemos que sair cedo para resolver uns probleminhas e jah que estavamos na rua, todos os caminhos levavam para a feijoada! Nesse restaurante vendem alguns outros produtos brasileiros, como o Guarana, farofa e 51 :) mas a garrafa da mesa estava mesmo cheia era de agua :) eh assim que servem agua lah, para fazer gracinha, e claro que tiramos a fotinho :) Eu disse que queria uma foto bebendo a 51 do gargalo, mas aih acho que ia ser muito chocante :)

Para quem estiver em Vancouver e ainda nao conhecer, o restaurante eh o Boteco Brasil, no cruzamento da Nanaimo com a Broadway.

Um  beijao a todos e tenham uma excelente semana!

Gra

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O primeiro Dia das Mães a gente nunca esquece :)

Oi gente!!

Acabei de me sentar em frente ao computador e o Pedro veio, me deu um beijo e disse: "Vou tomar banho para depois sair com o Tuco". Detalhe: são quinze para as nove, o normal é sair com o Tuco a partir das nove. TODAS as vezes que ele vem, me dá um beijo e diz essa mesma frase eu retruco: "Por que não sai com ele antes e depois toma banho? Assim vc não pega friagem depois do banho..." E ele sempre diz: "Mas não está muito cedo para sair com ele?" É SEMPRE a mesma conversa. SEMPRE. Hoje acabei de tomar a decisão e falar para ele que NUNCA MAIS eu retrucarei quando ele falar isso. Decisão de Dia das Mães!! Nunca mais!!! Vai tomar banho primeiro e sair com o cachorro depois se quiser, não é problema meu! :) Sinto-me até mais leve :)

E hoje foi dia de outra grande decisão tomada: amanhã conversarei com minha chefe e comunicarei que  paro de trabalhar dia 31 de maio. Um mês antes do que eu estava planejando, mas chega. Ninguém merece tanto esforço. Só o Benjamin, claro, e pararei para melhor me preparar para o grande momento. O cansaço de todo dia está acabando comigo e agora, com o calor, está ainda pior pois minha pressão anda muito baixa e dirigir tem ficado até perigoso. Semana passada minha chefe sugeriu que eu passasse a trabalhar meio período, mas a pior parte é dirigir, o que continuaria dando na mesma... Então o melhor é jogar a toalha e curtir e dormir muito nessas últimas semanas.

E o Dia das Mães? Que coisa doida isso! Sem dúvida hoje foi o Dia das Mães mais sossegado que terei daqui para frente :) e foi muito bom. Esquisito. Eu, mãe? Dia das mães? Eu acho que não combino que essas imagens e frases cafonas que tomaram conta do Facebook hoje. Talvez ano que vem eu já esteja achando tudo lindo. Hoje ainda foi cafona. Já falei que não sou muito adepta de datas especiais, tipo, precisa mesmo ter um dia especial para a árvore? E para a mulher? E para as mães? Acreditem, também acho que toda essa falta de sentimentalismo possa mudar, mas hoje ainda acho cafona.

O Pedro me deu presentes. Tão bonitinho! :) Um vestido de grávida e um pijama. Preparando meu guarda-roupas para o que está por vir :) Adorei, claro.

Hoje estamos de 29 semanas. Benjamin está super energético e chuta muito e dá piruetas e faz minha barriga parecer um ovo alienígena. Quinta passada fui na midwife e tomei a injeção para "corrigir" o fato de que tenho fator Rh negativo e o bebê pode ser positivo, pois o Pedro é positivo. Gente, todos aprenderam isso no segundo grau, na preparação para o vestibular, então não vou nem tentar explicar, ok? No geral tudo está a mil maravilhas, segundo a midwife e isso é tudo o que preciso saber. Foi a primeira consulta que o Pedro não foi comigo, então não houve muitas perguntas. Ele sempre vai anotando uma lista de dúvidas no celular e quando ele está junto os 45 minutos da consulta sempre parece pouco. Ele quer saber tudo, com detalhes, com mínimos detalhes.

Ontem fomos jantar na casa do Aaron, Ioco, Anne e Mei. Aaron é o colega novato do Pedro na Imperial. Já falei dele aqui. Ele canadense, Ioco japonesa e Anne e Mei as filhinhas fofas deles. Anne tem pouco mais de 2 anos e é um furacão. Mei tem quase 5 meses e é um docinho de calminha. Grande dupla! Ficou muito claro que depois que vc tem o primeiro filho, o segundo pouca diferença faz no caos. Em algum momento essa informação pode ser importante, por isso quero deixar registrada aqui. O jantar estava muito gostoso, com direito a churrasco canadense: frango e camarão. Segundo a cultura japonesa, vc deve presentear o visitante, então eles nos deram presentinhos para o Ben, muito fofo! No cartão, lemos, pela primeira vez, o nome do Benjamin escrito na letra de outra pessoa e eu achei emocionante. Ele é uma pessoinha de verdade :) que até recebe cartões e presentes!

Puxa, eu estava quase esquecendo! Arrumei uma doula! Ela é ótima! Chama-se Jozi e é doula e fotógrafa profissional! Acho que vai rolar umas fotinhos maneiras do antes, durante e depois :) Eu não estava muito nessa vibe, mas aí decidi que vou tentar porque, afinal, não dá para se arrepender depois e pedir para voltar atrás e refazer tudo :) Quem gostar desse tipo de trabalho pode dar uma olhada no Facebook dela: https://www.facebook.com/pages/Jozi-Grant-Photography/115665245123677?ref=hl tem bastante coisa legal lá.

Nesse fim de semana o sol deu uma trégua, eu estava quase sentindo falta de uma chuvinha depois de tantas semanas diretas de sol. O calor permanece mas o cheirinho de terra molhada ajuda a dar um novo frescor.

Está ficando tarde e o negócio é ir logo prá cama, pois amanhã é segunda... dá preguiça só de pensar, mas ao mesmo tempo dá uma super alegria de pensar que serão só mais três semanas até as "férias" prolongadas.

Tenham todos uma excelente semana! Muitos beijos!

Gra

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Quinta eh dia de novo post :)

Oi gente! Bom dia para todos!

E parece que quinta-feira passou a ser o novo dia oficial de escrever no blog :)

Por aqui sem muitas novidades. Ontem nao tivemos feriado como vcs. Aqui se comemora o dia do trabalho em Setembro e soh para fazer pirraca, ontem trabalhei foi muito! :) Parece carro velho, quando aparece um problema ele nunca vem sozinho! :)

No proximo final de semana estamos planejando ir aos EUA para visitar uma exposicao de orquideas que todo mundo vai e diz que eh linda e depois fazer umas comprinhas para nosso pequeno Benjee, que jah estah pesando quase 1,5 kg! E desde jah estah acabando com a coluna da mamae aqui.

Ontem tive uma revelacao assustadora. Cheguei no trabalho e minha chefe disse que minha voz soava cansada. Pensei por um segundo e cheguei a conclusao que de agora em diante estarei sempre cansada, PARA SEMPRE!!!! O terceiro semestre da gestacao eh o que traz mais cansaco, mas quando essa fase acabar, nao vai haver recuperacao!! Benjamin estarah por aqui a toda! Adeus noites de sono! Adeus finais de semana inteiros na cama! Jah era... por uns 8 anos, pelo menos, segundo uma moradora do predio... aih eles aprendem a se limpar no banheiro e servir seu proprio cereal o que jah ajuda bastante :) palavras que consolam...

Final de semana passado foi na cama. Levanta, come e volta prah cama. Eh sono e cansaco que nao acabam nunca. E olha que continuo dormindo feito pedra! Mas minha fonte geradora de sono estah a todo vapor!

Sexta passada eu estava em Surrey, no predio que menos gosto de trabalhar, e nao tinha dado conta de que lah ninguem sabia da minha gravidez. Bem, o tempo estah melhorando e nesse dia eu vestia soh a camiseta justa, mas o normal eh ninguem perguntar e, alem disso, a mulherada lah tah sempre chapada e ninguem se importa com nada, enfim... Fui fazer um atendimento num apartamento e esqueci minha chave lah dentro. Quando voltei para pegar, brinquei com a mulher dizendo: "Meu cerebro de gravida vive me pregando pecas!" Ela sorriu e ficou por isso mesmo. Uma meia hora depois, passando pelo hall de entrada do predio, me deparei com umas 6 moradoras batendo papo, entre elas a mulher que eu tinha atendido, e todas viraram para mim: "Nossa!! Vc estah gravida!!" E pronto, viraram minhas melhores amigas de infancia!

Isso eh uma coisa muito engracada do estar gravida e acho que sinto isso mais facilmente por aqui por nao ter tantos amigos e pela cultura de tratamento mais frio no geral. Parece que estando gravida vc passa a ser aceita num clube muito seleto e, principalmente as mulheres, passam a se ver no direito de compartilhar com vc as historias mais intimas e absurdas. Eu paro para ouvir e na maior parte do tempo fico pensando: "Por favor, pare de me falar isso!! Poupe-me dos detalhes sordidos!!" Mas todas querem contar como foi sua/suas expriencia(s).

Na sexta mesmo, eu estava sentada no escritorio, trabalhando no computador e uma das moradoras me pegou de jeito. A mulher nunca tinha me dado nem bom dia! Depois fiquei sabendo que ela eh libanesa. Ela falava muuuuuuuito rapido e muita coisa ao mesmo tempo, jah nem lembro de tudo, mas dois conselhos ficaram marcados na minha memoria, sendo o primeiro: "Nunca conte com a ajuda do pai do bebe, eles nao servem para nada, nunca farao nada direito, nada. Se vc pedir um copo d'agua ele darah um jeito de fazer algo errado." E essa eh a sentenca final. E ela teve 5 filhos, nao sei de quantos pais, mas ela deve saber do que estah falando hahahahahahahahaha E o outro conselho: "Tome laxante quando sentir que eh hora do bebe nascer. Mas tome muito laxante! Se vc costuma tomar uns 5, tome uns 20. Isso vai facilitar muito o trabalho de parto. Minha quinta filha nasceu em 15 minutos por conta dos laxantes." Quinta filha!! Hahahahahahahahaha Acho que nasceu rapido por outro motivo, neh gente? Hahahahahahahahaha

E assim eu sigo aprendendo todo dia sobre esse maravilhoso mundo da maternidade.

Pedrao jah estah 100% E bem que minha nova melhor amiga de infancia me falou, contar com o pai da crianca nao dah certo... Ha duas noites que nao o encontro!! Sao jantares de negocios, jogos de hockey, e assim vai... estah comecando a se revelar!! hahahahahahaha Tadinho. Mas a verdade eh que estou com saudades mesmo, ele precisa ficar em casa compartilhando da minha preguica :)

Beijos, beijos a todos e tenham um final de semana maravilhoso.

Gra

quinta-feira, 25 de abril de 2013

E direto de Coquitlam...

Bom dia minha gente!

Sim, direto de Coquitlam, ou seja, de casa mesmo, nada de Hawaii... Quem de vcs acreditaria se eu dissesse que dois dias antes da viagem o Pedro comecou a passar mal de apendicite e teve que ser operado as pressas e, portanto, a viagem teve que ser cancelada? Acreditem ou nao foi isso que aconteceu. Ateh tentei remarcar, mas estah tudo lotado ateh o final de maio e eu nao poderia viajar mais... Mas o que importa eh que ele estah se recuperando super bem, como foi bem no inicio, nao tinha muita infeccao, entao foi soh retirar a bichinha e pronto.

Ele acordou na quinta sentindo um incomodo no abdomen, foi ao medico just in case, por conta da viagem, mas de lah foi manado direto para o hospital e soh voltou para casa no dia seguinte, rapido e assustador desse jeitinho :) Soh entao fiquei sabendo que apendicite eh quase uma regra na familia dele, ateh aih tudo bem, mas tinha que ser dois dias antes da viagem!!

Acabamos nao tirando a semana de folga e voltamos ao trabalho. O Pedro trabalhando soh de casa.

Agora estamos parecendo dois invalidos em casa :) Ele nao pode abaixar por conta dos furinhos no umbigo e abaixo dele e eu fui proibida de me abaixar pela fisioterapeuta, ou melhor, fui proibida de agachar, pois, segundo a chinesa, meus ossos estao muito soltos e esse movimento promove ainda mais o alongamento dos musculos na regiao do quadril o que forca muito meu ciatico. Ah, sim! Fui na fisioterapeuta porque meu ciatico estava me matando, mas claro que tuuuuuuudo eh muito normal na gravidez :) Segundo minha midwife, a solucao do problema acontecerah imediatamente no nascimento do Benjamin :) Eh soh esperar.

E falando em esperar, hoje completo 27 semanas! Entrando no setimo mes. Sinto como se estivesse no fim, mas falta ainda 3 meses! Benjee jah estah de cabeca para baixo, e pelo jeito ele adora essa nova posicao. Ele tem sua rotina de exercicios que termina com uma meia hora de espicha, encolhe, pirueta e espicha todas as noites. Da semana passada para essa sinto como se minha barriga tivesse dobrado de tamanho. Ontem, ao me vestir para o trabalho, percebi que as camisetinhas que comprei para usar por baixo da roupa com o objetivo de cobrir o excedente barrigal jah estao curtas, e entra um ventinho frio por lah quando estou na rua :)

Falando em ventinho frio, isso tem sido cada vez mais esporadico. Os dias estao lindos e jah faz um calorzinho bom, eu diria ateh ideal, com as temperaturas ficando em torno de 13 graus. Agora eh encontrar animo para sair no final de semana e fazer as benditas fotos com biquini :) Esqueci de contar isso: eu super empolgada com a viagem comprei 3 biquinis, alguem acredita? Treeeeeeeeeesssssss biquinis!!!!!! Na quarta a noite, antes do dia fatidico, eu estava arrasadamente cansada e o Pedro, para me animar, comecou a arrumar as malas. Eu resolvi entrar na danca e peguei as roupas que eu tinha comprado especialmente para a viagem e comecei a dobrar tudo para colocar na mala, e aih retirei TODAS as etiquetas das roupas. Na quinta, viagem cancelada e eu nao posso devolver os biquinis que NUNCA usarei porque jah retirei todas as etiquetas... Agora vou ter que dar um jeito de fazer fotos de biquini por aqui mesmo, mas acho que terei que esperar a temperatura chegar ao menos a uns 18 graus :)

Ah! jah avisei no trabalho que trabalharei ateh a primeira semana de julho. Na segunda eu tirarei meus dias de ferias, que irao ateh quase o fim da terceira e depois jah entro em licenca. Para ser sincera, nao sei se aguento esperar ateh lah. Estah cada dia mais dificil executar as manobras no dia-a-dia do trabalho, apesar de toda a paciencia e consideracao de todo mundo mas, por exemplo, agachar eu fazia facinho, e agora fui proibida, entao para alcancar algo no chao a manobra leva quase meio minuto :) mas vamos que vamos, quando chegar a hora de parar eu paro e pronto, neh?

Acho que isso eh tudo por agora. Espero que todos tenham um otimo final de semana!

Grande beijo,

Gra

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Postagem de numero 200!

Oi gente!

Eu nunca tinha percebido as estatisticas do blog e vi justo hoje quando escrevo o post de numero 200. Estou no computador do trabalho, por isso, como jah devem ter percebido, nada de acentuacao.

Por aqui tudo na santa paz. Eh tanta paz que dah ateh sono :) o trabalho foi pesado na terca e na quarta, mas hoje a coisa vai ser beeeeeemmmm tranquilinha pelo jeito.

Mas esse post eh de suma importancia, pois tenho uma declaracao a fazer. Depois de muitos estudos numerologicos e estatisticos, chegamos a conclusao de que o nome de nosso Benjee deverah ser escrito assim: Benjamin. Sim, com N no final. Para resumir, o motivo eh bem simples: antes mesmo dele nascer jah enchi o saco de ter que ficar falando que seria com M no final :) Posso dizer que 90% das pessoas que escrevem para mim falando dele escrevem com N, entao assim serah! Em ingles eh com N mesmo, ateh porque o M faz um som diferente, entao anota aih: BENJAMIN TORRES-SILVA, esse serah o nome do herdeiro! :)

Falando nele, ele vai muito bem, obrigada. Crescendo muito e jah querendo se expandir na panca. O Pedro nao acredita que eh ele que faz todos os movimentos da minha barriga, ele fica achando que eu eh que fico mexendo, como se isso fosse possivel! Na ultima sexta ficamos deitados a noite olhando para a barriga e Benjamin fez de tudo. Acho que ele estava brincando com o cordao umbilical porque mu umbigo afundava e voltava para o lugar e o Pedro dizendo que era impossivel ele estar fazendo isso sozinho... Para vcs terem uma ideia do tamanho da encrenca que eu me meti, o Pedro acha ruim quando eu balanco a barriga para acordar o Benjamin, quando ele estah muito quieto me dah agonia aih eu dou umas batidas na barriga para ver se ele se mexe e o Pedro briga, diz que nao tem cabimento eu acordar o menino... ok.

Na terca de manha foi muito engracado. Fazia tempo que eu nao me pesava e eu tinha exagerado na comilanca no final de semana e na segunda a noite, quando me acabei na pizza no aniversario do pequeno Lucas (gente, ele jah fez um ano!!). Enfim, me pesei e eu estava 1 kilo acima do que deveria, e alem disso, por conta do peso da barriga, a bunda vai ficando arrebitada e parece maior e eu fiquei me olhando e me estranhando. Fui para a cozinha tomar cafe da manha e disse pro Pedro: "Amor, to pesando mais do que deveria. Vc podia me ajudar, ao menos nao me incentivando a comer mais! Quando vc achar que eu jah comi o suficiente nao deixa eu pedir mais e muito menos fica perguntando se eu nao quero mais, ok?" Gente, a cara dele enquanto eu falava isso foi se transformando numa cara de pavor eu nao aguentei e explodi numa gargalhada, era muito obvio que ele pensava: "Fudeu! Ateh parece que eu vou dizer para a Graciana, gravida, parar de comer alguma coisa! Ela vai me matar de uma forma muito dolorosa!" :) Hahahahahahahaha Eu nao conseguia parar de rir! hahahahahahahaha Ele jura que nem estava pensando isso :) mas ele concordou que nao seria uma missao simples de se cumprir. :) Concordamos, entao, que ao menos ele pararia de trazer chocolate para casa TODOS os dias, e muffins tambem, soh nos finais de semana, por que ninguem eh de ferro neh? :)

Amanha vou fazer meu teste de glicose para saber se tenho diabete gestacional. A midwife sugeriu fazer o de 2 horas porque eh mais detalhado e eu tenho risco medio de ter diabete: pela minha idade e pelo historico de bebes gigantes na minha familia. Dah um frio na barriga! :) mas quanto antes souber, melhor! Ainda mais que as ferias estao chegando e quero saber o que e quanto posso aproveitar :)

Gente, desastre total provando biquinis... Eu tinha apenas um biquini aqui, que o Pedro comprou prah mim assim que mudamos para Vancouver. Eh bem comum um modelo onde a parte de baixo tem uma sainha acoplada a calcinha fazendo uma peca unica, e eh desse o que eu tenho. Fazia muito tempo que nao vestia porque para ir na piscina soh uso o macaquinho que minha mae trouxe. Bem, fui vestir o tal e ficou a coisa mais esquisita do mundo. A saia, que era para ser soltinha, ficou justa por conta dessa nova posicao arrebitada da bunda e por conta dos kilos a mais, claro e aih ficou mais curta e... enfim, era muita coisa esquisita junta! E eu tinha comprado um outro biquini do mesmo modelo para provar em casa e eh claro que nao ficou nada melhor... o Pedro dizia: "Puxa a saia prah baixo, tah muito curta!" E eu dizia: "Nao tem como! Tah toda esticada pros lados!" hahahahahahahaha Muito feio! Mas eu tinha cismado que queria biquini para tirar fotos com a barriga de fora... enfim... Ontem a noite achamos um modelo com a calcinha bem grande, tipo das que usam aqui, nada cavada e ficou bem legalzinho. Vou ateh voltar lah para comprar outro de outra cor! :)

Que delicia, faltam soh 9 dias para Hawaii!! Uma semaninha soh de preguica na praia. Quem me conhece melhor sabe que o que esta contando mais para mim eh a preguica :) para praia nem ligo muito, mas vai ser bom pegar sol e voltar a ter alguma cor :)

Jah decidi que paro de trabalhar em 30 de junho, o que, na verdade, passa a ser 28 de junho que eh uma sexta. A partir de 1o. de julho tiro ferias mais os dias que tenho direito a faltar por motivos de saude e aih, entao, entro em licenca maternidade. Ui! Falta tao pouco, que doido! :)

Uma coisa muito esquisita: estou desde a semana passada pesquisando creches para deixar o Benjamin quando eu voltar a trabalhar EM JULHO DE 2014!! Gente, eh tao doido assim no Brasil tambem? As filas de espera por aqui nas melhores escolas chega a 16 meses!!!! A empresa onde trabalho, por exemplo, tem uma creche no escritorio central no centro de Vancouver e lah a espera eh de 14 a 16 meses, jah me inscrevi. Numa escolinha que encontrei bem perto de casa a espera eh de 8 a 10 meses, numa outra eh soh de 6 meses... que doideira! Vai chegar o momento onde primeiro vc tem que entrar numa fila de espera de uma escolinha para depois tentar engravidar!

Temos trabalhado pesado para abrir espaco em casa para o pequeno. O Pedro sempre acha que jah estah bom e eu fico soh imaginando onde vou enfiar todas as fraudas e brinquedos e... enfim... Semana passada comprei algumas roupinhas, mas jah parei porque jah fiquei sabendo que minha mae estah trazendo meia tonelada de roupas e sapatos (sapatos!!) para ele. A Fabiana tem dado um super help, estou ficando ateh constrangida com tudo o que ela tem me dado que jah nao usa mais para o Lucas e eu fico olhando para tudo isso e pensando: em um ano estarei eu me desfazendo de tudo isso porque jah terei que providenciar nova tralha para o moleque :) O cantinho dele no nosso quarto estah ficando bonitinho! :) No ultimo final de semana eu recobri a comoda branca eu tinha pego no lixo e ficou tao bonitinha! Tenho soh que achar os puxadores para finalizar.

Na segunda, dia 08 foi o aniversario do Luketo. Essas criancas sao muito espertas! Dei para ele um caminhao que pode ser usado de andador ou de motoca. Enfim, o fato eh que ele nunca tinha andado num negocio daquele. Coloquei ele sentado no caminhao e automaticamente ele jah tentava mexer as perninhas para sair do lugar. Ele desceu sozinho jah na primeira vez! Levantou uma perninha e dobrou a outra e sentou no chao (ele estah na fase quaaaaaaaaaaase andando), aih brincou um pouquinho sentado, levantou e tentava levantar a perninha para se sentar sozinho novamente como eu tinha colocado ele!! Gente, essa coisa minuscula tem apenas um ano!! E eu, sempre a mais perdida do planeta, fui comprar o presente dele e queria comprar uma bicicleta!! Hahahahahahahahaha a vendedora perguntou a idade e quando eu disse um ano ela me olhou com a cara mais desconsolada do mundo, no minimo pensando: "Coitada dessa..." E sugeriu que eu comprasse a motoca :) Eh que eu adoro essas bicicletinhas de madeira sem pedal que todo mundo tem por aqui. Tem aih no Brasil?
A molecadinha muito pequeninha jah anda de bicicleta. Para ser sincera eu nao entendi completamente o conceito do sem pedal, mas realmente parece ser mais facil tocar a bicicleta com as perninhas sem o pedal para atrapalhar no caminho. Acho que deve ser para usar ateh uns 3 anos, no maximo, mas eu nao sou a pessoa mais aconselhada para esse tipo de informacao. Acredito que a crianca pegue bem o equilibrou e daih fica mais facil ir para uma bicicleta normal.

Gente, acho que isso eh tudo por enquanto. Grande beijo a todos e tenham um otimo final de semana!

Gra

domingo, 24 de março de 2013

Coisas do Canadá, mais um post da série

Oi gente! Boa noite!

Sabadão, preguição, acabei de ler um livrão, afundada em minha super almofadona! Gente, ganhei uma almofada de grávida que é o bicho!! É gigante! Em formato de U e é deliciosa e o melhor de tudo: o Pedro continua cabendo na cama junto comigo, Benjamim E almofada! :) Para ser sincera, falta de sono continua não sendo um problema e nem falta de posição para dormir, é só virar de lado e dar o último suspiro da noite. Chego a sentir inveja de mim mesma lembrando o tanto de insônia que já sofri :) Daqui a alguns meses o problema vai ser a falta de tempo para dormir, mas aí isso não é novidade e quem está na chuva...

Do Benjamim não temos novidades, apenas o fato de que se movimenta cada vez mais e com cada vez mais força, é só eu me deitar que começa a chutação e os socos e as piruetas e seja lá o que ele faz mais. E ele A-DO-RA um chocolate, fica doidinho mesmo, é quase imediato :)

Mas a motivação para escrever este post está nos fatos curiosos que aconteceram nas últimas semanas nessa terra esquisita e vou começar pelo trânsito.

Semana passada, quando voltava para casa após o trabalho, chovia prá caramba. Eu estava no prédio aqui de Coquitlam e feliz por poder chegar em casa rapidinho, mas aí, ao me aproximar de um cruzamento bem próximo de casa, que fica no pé de um morro em uma via bem cheia de curvas, estava tudo parado. Acidentes por ali são até comuns, pela geografia, ainda mais com chuva... Enfim, não dava para enxergar o que estava acontecendo e só fui seguindo o fluxo beeeeeeeem devagarinho. Até que eu consegui visualizar o cruzamento e pude ver que o farol estava piscando vermelho e que dos 4 lados se formava uma fila enorme e - e aí está o fato curioso - apenas dois carros de cada lado passavam de cada vez. Eu explico: aqui você sempre tem que parar totalmente quando encontra uma placa de STOP, mas é parar, não é reduzir para a segunda marcha. O carro tem que fazer aquele balanço da parada e aí vc avança novamente se estiver livre para vc. Em cruzamentos um pouco mais movimentados mas não tão movimentados que precisem de um semáforo, eles instalam uma segunda placa onde vc lê: 3 WAY ou 4 WAY ou ALL WAY e aí significa que vc tem que parar e o carro que parou primeiro avança primeiro. Voltando ao cruzamento onde eu estava: apesar da fila imensa de todos os lados TODOS os motoristas seguiam a regra de quem chegou primeiro vai primeiro, o que produzia uma sincronia muito engraçada onde apenas dois carros de cada sentido (todas as vias tinham duas pistas), os primeiros das filas, arrancassem, e, em seguida, o próximo sentido, e o próximo e o próximo. No início, olhando de cima do morro eu fiquei puta, claro, e gritei: "Que merda! Arranca logo e faz essa fila andar!" E precisei de uns segundos para me dar conta do que estava acontecendo... aí comecei a rir e pensei: "Putaquepariu... NINGUÉM vai acreditar nisso se eu contar..." Canadians...

Cheguei em casa e contei pro Pedro que morreu de rir e disse que sempre escuta na rádio: "Semáforo no cruzamento tal está desligado, utilize ALL WAY para cruzá-lo." Mas ele disse que nunca chegou a ver algo assim e sempre ficou imaginando como funcionaria. E aqui estou eu para testemunhar e dizer que funciona mesmo. Claro que não preciso dizer que não tinha nenhuma viatura, nenhum guardinha, nadinha de nada fiscalizando.

Essa agora é sobre o clima! Sim, a primavera chegou! Ou deveria ter chegado, ou deveria ao menos já ter comprado a passagem para chegar... enfim... não, ainda não deu as caras. Há esperança! Já não chove todos os dias o dia todo. E o sol até aparece por uns minutos dia sim, dia não, dia não, dia não, dia sim, e os supermercados já estão abarrotados de flores para vender. Fico sempre pensando na Dona Primavera vendo tudo isso e pensando: "Ai meu saco... olha o fusuê que estão fazendo novamente para minha chegada... que droga... essa gente me cansa antes mesmo de eu chegar... ficam tão cheios de expectativas! Droga! Isso é desencorajador..." Acho que ela fica evitando chegar por isso, mas aí, na certa, o supervisor canadense dela liga e marca um meeting, em seguida manda um e-mail para confirmar o horário e endereço e na última linha ela pode ler: "Light refreshments will be provided". Aí ela pensa: "Ok. Vai rolar café e snacks, tomara que seja Timbits, menos mal..." Ela vai ao encontro e o supervisor, na sua melhor maneira canadense: "Então Dona Primavera, estamos muito satisfeitos com os serviços que vc tem prestado, ano passado mesmo, o que foi aquilo? Que período maravilhoso!" Ela sabe que é mentira, ela também se atrasou bastante no ano passado e saiu mais cedo de cena e o verão começou a torrar todo mundo bem mais cedo do que o planejado, mas fica quieta e continua degustando os Timbits e o café. E aí vem o recheio do feedback sanduíche canadense: "Mas o que está acontecendo esse ano? Vc está tendo algum problema operacional para chegar de vez? Algum problema de verba? Temos recebidos algumas reclamações da demora da chegada..." Dona Primavera só menciona vagamente problemas pessoais, pois tem certeza que nunca, jamais, um chefe canadense vai querer saber quais são os problemas. E o supervisor vem com a outra fatia de pão para encerrar o feedback: "Tenho certeza que 2013 será contagiante assim como sempre tem sido. Seus serviços são insuperáveis! Estamos todos muito excitados com a perspectiva de resultados tão expressivos para serem juntados a nossas estatísticas." O telefone toca, perfect timming, é hora de ir para o próximo meeting. O supervisor se manda e ela fica lá, catando os Timbits de chocolate que ficaram no fundo da caixinha e reabastecendo o copo térmico de café para poder ter combustível para dirigir até em casa.

Enfim... o clima... assunto que dá início a 99% das conversas por aqui, sempre conversa com "Que chuva, né? Que bosta!" Mas ontem foi sinistro!!

Eu estava trabalhando em Surrey e na hora do almoço eu tinha que ir comprar uns materiais e foram menos de 90 minutos dirigindo pela cidade, mas os 90 minutos mais loucos que já tive! Gente, teve de tudo: chuva, névoa, granizo, chuva, sol, chuva, neve, chuva, sol... acho que a sequência é quase essa. Coisa de maluco!! Nevou!! E fazia 5C!! Esse lugar é muuuuuuuuito louco! Cheguei em casa às 5 e meia com sol. Hoje fez sol entre nuvens, mas as ruas estavam forradas de sal para todos os lados, todos esperando mais neve.

Caraca, esse post está ficando muito longo! Mas tenho que contar o que aconteceu ontem à noite com o Pedro e o Tuco.

Passava um pouquinho das nove e o Pedro saiu para a última voltinha com o Tuco. Ele fez o trajeto normal, no quarteirão. Já no trecho final, o Pedro deixou o Tuco para trás porque queria ver se a polícia ainda estava na porta da garagem prendendo um gordinho maconheiro que sempre está por ali à noite e o Pedro tinha visto a movimentação toda de quando as 3 viaturas chegaram e foi um tal de: "Quieto! Mão na parede, vagabundo! " :) Não gente, duvido que eles tenham falado vagabundo :) Mas, enfim, o Pedro deixou o Tuco para trás para ver a confusão, mas quando chegou na esquina viu que todos tinham ido embora e então ouviu dois latidos, um do Tuco e um de outro cachorro. Virou para trás e ali estava o Tuco encarando um Coiote! O Pedro não sabe dizer quem se assustou com quem, mas os dois se encaravam, e dessa vez, segundo o Pedro, o coiote era muito grande! Do tamanho de um pastor alemão, mas com as pernas mais longas. O Pedro então voltou uns dois metros e pegou o Tuco no colo, o que devo deixar claro aqui que foi algo, ao meu ver, muito idiota de se fazer e que eu nunca faria, não na frente de um coiote gigante no meio de uma rua deserta. O coiote se assustou com a aproximação do Pedro e correu no sentido contrário. O bocó do Tuco nem deu bola... pediu para voltar para o chão e continuou cheirando e fazendo xixi pelo caminho até a porta do prédio, como se nada tivesse acontecido. Eu, heim! Agora só sairei à noite com meu apito na boca e fazendo muito barulho, tá doido!

Gente, o Pedro já voltou da natação e já está jantando e eu vou me juntar a ele.

Grande beijo a todos e tenham um ótimo domingo!

Gra

quarta-feira, 13 de março de 2013

Desespero...

Boa noite minha gente! Muuuuita chuva por aqui! Para noooooooossa alegria estamos na semana mais molhada do ano por aqui!! Uhuuu!! Esses índices pluviométricos devem fazer diferença para alguém, para mim continua molhado como sempre. Ok, um pouco mais molhado, mas molhado é molhado, não é?

Com a primavera em algum lugar no futuro próximo, e com o início do "horário de verão", aqui chamado de Daylight Saving Time ou Spring Forward Time, os dias já estão bem mais longos e começa a anoitecer umas 7 da noite. Sim, passamos de anoitecer às 4 para anoitecer às 7 em um mês...

Outro fato interessante da contagem regressiva pela primavera é a invasão das minhocas. Sim, minhocas. E é cada minhocão! Muitas, milhares, eu diria, em cada calçada. Ontem, indo e voltando da Ioga, eu estava cansada de mudar o tamanho do passo para evitar pisar nas pobrezinhas. Não entendo porque elas saem dos gramados para as calçadas, mas elas fazem isso e ficam lá esticadonas na água da chuva. Fiquei pensando no que eu poderia fazer usando todas aquelas minhocas, mas como não sou fã de pescaria e não consegui pensar em mais nada deixei-as curtindo a chuva.

Mas e onde anda o desespero em tudo isso? A chuva já não é desesperadora. É um saco, mas nada que me faça arrancar os cabelos... O desespero decorre do fato de eu não ter idéia de como farei para traduzir as pranchas do meu projeto final da Arquitetura para entregar os documentos do processo de reconhecimento do meu diploma... Não tenho nenhum dos programas que eu costumava usar nessa porcaria de iMac e nem tenho mais outro computador para instalar qualquer coisa... putaquepariuuuuuu!!!! A vontade mesmo é de assumir que não vai dar certo mesmo e nem fazer nada :) mas já desembolsei muita grana com as traduções dos programas e meu marido - não nos próximos meses, mas acredito que assim que o Benjamim nascer - me cortaria a cabeça fora. Ai que droga!!

...

Gente! E o novo papa é argentino? Gostei de uma piadinha que vi: Os cardeais chegaram à conclusão que seria bom ter um papa brasileiro e aí combinaram em votar no representante de Buenos Aires :) Ops! Espero que quem ache todo esse assunto importante esteja feliz com o resultado.

Pedrão chegou da natação, vou tentar compartilhar meu desespero com ele e continuar com a cabeça sobre o pescoço.

Bjos a todos,

Gra

domingo, 10 de março de 2013

Benjamim

É isso mesmo! É menino e é Benjamim!

Bom dia para todo mundo!

Gente, o Benjamim vem chegando! :)

Essa semana completamos 20 das 40 que temos que encarar! É um marco, sem dúvida. Em muitos aspectos vai dando para relaxar e muitos outros começam a aparecer para me deixar bem doidinha.

A cabeça da gente é uma coisa muito doida. A gente quer acreditar que está tudo muito bem, mas tem sempre uma pulguinha para colar atrás da orelha e ficar lançando idéias loucas no nosso ouvido: "Mas será que está tudo bem mesmo? Vc já está bem velhinha para ficar inventando moda de ter filho! Sua barriga está pequena em comparação com a das outras grávidas! Vc anda muuuuito cansada, mais do que o normal! Talvez o baby não esteja se movimentando tanto quanto deveria!" E por aí vai. Somado a isso, tem a distância da nossa cultura, da nossa família e dos amigos, que nessas horas são a melhor fonte de informação possível, pois sabem responder às perguntas, de uma maneira ou outra, e ainda te acalmam dizendo que tudo vai muito bem e que vc, apesar de totalmente desconfortável com a nova anatomia está linda! :) (Obrigado a todos que disseram isso na foto do Facebook :) Faz um bem!)

Ontem tive uma crise de pelanca e quase surtei dentro da BabiesRus (uma loja de produtos para bebês). Achei que seria uma boa idéia, agora que já sabendo o sexo, dar uma olhada no que precisamos começar a comprar para o enxoval. Gente, na boa, é de pirar qualquer pessoa! Ainda mais uma, assim como eu, que não sou nenhuma Brastemp no campo maternindade. Totalmente racional, para mim é um processo, longo, cansativo e doloroso, que vai, continuo acreditando, proporcionar momentos maravilhosos na vida de uma pessoa adulta :) Não sou das mais apaixonadas, digo, não só pela maternidade, mas por nada mais. Tirando meu marido, não tenho nenhuma outra paixão, e mesmo na paixão por ele, a racionalidade sempre imperou. Posso dizer que tive meu primeiro momento de: "Puta que pariu, é de verdade mesmo! Tem nariz, tem boca e se mexe e está crescendo aqui dentro!" na sexta, durante o ultrassom, mas serei mais uma daquelas que a ficha só vai cair mesmo quando a midwife me passar o lambuzadinho no nascimento.

Mas voltando à loja, gente, que doidera! Achei que meu maior problema estava resolvido, tendo ganho o carrinho da Fabi, o que já tinha me deixado bem aliviada por não ter que me preocupar com a escolha dentre os 356 modelos disponíveis NESSA loja. Mas, com bercinhos, não é muito diferente. Apesar de ter apenas 89 modelos para escolher, o número menor não facilita em nada. Eles parecem exatamente a mesma coisa, mas variam de $100 a $500! E para ajudar, as vendedoras só faltam perguntar: "Temos produtos para mães que realmente amam os filhos e temos outros, bem mais baratos, para mães que não estão nem aí, qual a senhora prefere?" Estando dez minutos lá dentro, virei para o Pedro e disse: "Vamos sair daqui AGORA!"

Saímos. Fomos almoçar, e eu chorava feito uma idiota: "Caralho, como é que vou saber qual berço é o melhor prá gente? E a banheira? E quais roupas precisa? E essa merda toda de mamadeiras?" O Pedrão, então, entrou em ação: "Pode deixar comigo! Vou fazer uma pesquisa e listar tudo o que vamos precisar e vou fazer uma lista com os preços e quantos vamos precisar, não precisa se preocupar!" :) Ok, paizão! Adorei a idéia! Mas a verdade é que não adianta querer prever tudo o que vai precisar, simplesmente tem que esperar e ver o que precisa e aí compra, mas para alcançar essa calma, é preciso muita terapia e muuuuita Yoga! :)

Mas o que importa agora é que o menino Benjamim está muito bem. Todas as medidas mostraram que o desenvolvimento está indo muito bem, obrigada. E ele tem dez dedinhos nos pés e dez nas mãos :) E em mais, aproximadamente, 20 semanas, ele estará por aqui "causando".

Vou colocar a foto da barriga aqui para as amigas, tipo Cynara, que não têm Facebook, ok? :)


Beijos a todos e tenham uma ótima semana!

Gra

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ainda de cama...

Bom dia, gente!

Pois é, ainda estou mals... Caraca, gripe aqui não é brinquedo mesmo! É a segunda que me derruba desde que cheguei a Vancouver. Não ponho meus pés fora do apto desde quarta à noite quando cheguei do trabalho. Achei que hoje estaria melhor, mas aí comecei a tossir de madrugada.

Sexta eu tive a idéia de usar um humidificador (gente, please, me ajudem: humidificador é com ou sem H?), algo bem normal por aqui mas que nunca tinha passado pela minha cabeça. O ar aqui é mega seco e todos, principalmente quem tem neném, tem humidificador (vou continuar usando com H, me parece mais familiar). Eu estava sofrendo sem conseguir respirar direito e aí ardia a garganta e o nariz quando desentupia... um horror... aí o Pedro trouxe para mim um aparelho da Vicki, tipo um vaporizador onde nele mesmo vc coloca a essência que ajuda a desentupir. Gente, milagroso! O pobre do aparelho está ligado desde que chegou, só muda de um cômodo para outro quando resolvo sair da cama, o que não é nada frequente...

O pior é que o Pedro vai viajar amanhã... ô dureza... ficarei sem o melhor enfermeiro ever! Mas não quero nem pensar nisso agora, quanto mais escrever sobre isso.

O carrinho ficou pronto, devem vir trazê-lo hoje. Sábado fez um dia bonito, mas nem deu para o Pedro curtir o conversível :) Ele queria sair, mas queria que eu fosse junto e eu toda podre de gripe... não rolou e ele perdeu a oportunidade :) agora é torcer para o carro pifar no verão :) Ah, e sim, consertaram e está tudo na garantia... Êeeeee Mercedes!!

Com a impossibilidade de fazer qualquer outra coisa, resolvi ler. Lembram que há algum tempo eu perguntei como comprar ebooks em português estando aqui? Consegui um lugar: iba.com.br, o único problema é que não aceitaram meu cartão daqui, então estou usando o da minha mãe. O primeiro livro que eu li foi o do Diogo Mainardi, "A Queda". Quando comecei a ler pensei que não seria o melhor momento para lê-lo mas, aí já não dava mais para parar... gente, puta merda, que livro! Li em 5 horas. Só parei para mandar uma mensagem para minha cunhada Laura para dizer que ela TINHA que ler também, ontem. Para quem não sabe do que se trata, o que acho que todos sabem, é a história do nascimento e crescimento do filho dele que, em função de um erro médico, teve paralisia cerebral. Leiam.

Sabe quando o livro é tão bom que quando chega no fim vc fica puto por não ter demorado mais para ler? Pois é. Fiquei puta. Aí voltei no Iba e comprei "O Lado Bom da Vida", o do filme do Oscar. Adorei. Li no dia seguinte. Fiquei brava comigo por não ter lido em inglês. Aí comprei em inglês e também já li. Aí vi o filme, ontem, e é claro que o livro é muito melhor, mas parabéns para a menina que levou o Oscar. Aí comecei a ler um que eu tinha visto a indicação na Veja há uns meses, inclusive foi por causa desse livro que eu queria comprar livros em português, pois achei que seria muito complicado ler em inglês. O livro chama "Campo 14" e é foda de bom e de ruim. É a história de um rapaz que é o único prisioneiro que conseguiu fugir de um campo de trabalhos forçados na Coréia do Norte. Ele nasceu no campo e só aos 23 anos aprendeu que existia um mundo fora de lá mas a única coisa que interessava para ele nesse mundo fora do campo era a comida, pois a vida inteira ele passou fome no campo (ele e todo mundo que vive lá - sim, vive, pois esses campos existem hoje). Ele fugiu em 2005 e o livro é do ano passado. Os sentimentos são conflitantes ao ler o livro. Ao mesmo tempo que penso: é por isso que esse povo é tão filho da puta em qualquer lugar do mundo, como aqui, no apto ao lado, também penso: mas esses que estão aqui não passaram por tudo isso e além do mais, vieram para cá a procura de algo melhor, porque preferem continuar fazendo as mesmas merdas de lá?

Aqui no prédio tem uma brasileira que é casada com um canadense e tem uma filhinha, a Sofia. Sofia tem 5 anos e começou a ir para a escola este ano. Sofia odeia ir para a escola pois, vivendo em uma comunidade cheia de coreanos, sofre bulling na escola das colegas coreanas. A turma é de 6 estudantes, quatro coreanas que a excluem de tudo, porque ela não é coreana. Batem nela e a xingam de idiota. Hello! As meninas tem 5 anos!!!!!!!!!

Quando fico puta com os coreanos lembro da minha queridíssima Elisabete Ka Ma e penso que há luz no fim do túnel. Lembrando que nem se compara coreano com chinês! Chinês é muuuuuuuuito pior!! Desculpa Lei.

Bem, estou terminando o Campo 14 e aceito sugestões.

Ah! E vejam só o que descobri! Sabem o ultrassom do dia 8, onde o Pedro espera, enfim, ficar sabendo o sexo do bebê? Posentão. Descobri que se eu não pedir para a médica solicitar no requerimento do exame, por escrito, para que o técnico do ultrassom constate o sexo, ele não vai fazer isso. E a melhor parte: o técnico, sendo requisitado pela médica, e só por ela, tentará ver o sexo, mas não nos dirá no momento do exame. Sim, mesmo que a gente peça eles não dizem. Ele vai fazer o exame e enviar o resultado para a médica e ela, então vai me dizer, ou não. É mole ou quer mais?

Minha amiga Fabiana solicitou uma cópia das imagens e, pagando $20, recebeu um CD e, com seu olhar totalmente leigo, identificou uma imagem que mostrava o bebê de baixo prá cima com as pernas abertas e o bilauzão pendurado e na imagem aparecia escrito xy baby. Dias depois a médica confirmou que era um menino. Bem, meu exame é dia 8 e a consulta só dia 19. Espero que o Pedro não infarte até lá.

E só para fazer-me entender: tudo isso graças a umas certas culturas que valorizam que o filho homem tem mais valor. Ou seja, é um meio de tentar evitar que a mulher provoque aborto ao saber que é uma menina, mas tudo isso é bobagem, pois quem tem dinheiro paga para fazer ultrassom 3D e descobrir o sexo de qualquer maneira. É mais um sefodeaí na nossa cara.

Vou nessa, preciso voltar a abraçar meu Vicki companheiro de guerra.

Beijo a todos e tenham uma excelente semana.

Gra

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Esse é dos grandes...

Boa tarde, todo mundo!

Por aqui, como qualquer outro dia Vancouverite, chove e, para comemorar, estou gripada de cama... Eu estava sentindo minha garganta desde domingo e a coisa foi piorando, até que ontem, em outro dia típico de Vancouver, meu carro resolveu parar de funcionar e eu, apesar de estar estacionada no subsolo de um dos prédios onde trabalho, tive que pegar chuva aguardando o povo que veio me socorrer e ajudando o cara do guincho, pois, no fim das contas, o carrinho teve que ser guinchado... Mas terminamos o dia com uma certeza: nosso próximo carro será um Mercedes! (Viu, Dona Mê? :) ) Acho que já falei aqui, mas por mais incrível que pareça, o pequeno valente Smart é da Mercedes e, apesar de ser o mais baratinho da família, vem com todo os benefícios oferecidos pela marca, inclusive uma garantia de serviços oferecidos de qualquer espécie. Por exemplo, o carrito não tem pneu step, não tem espaço prá isso, então um dos serviços oferecidos gratuitamente é a troca do pneu em qualquer lugar a qualquer momento. Nunca tive a sorte de precisar desse serviço, mas ontem, pela primeira vez, liguei para o número mágico e tudo se resolveu por conta deles.

Eu ia comprar algo para almoçar, já passava das duas da tarde, entrei no carro e liguei como eu sempre faço. O rádio ligou junto e eu não tenho certeza, mas acho que ouvi algo como uma explosãozinha abafada e o carro morreu. A partir daí ele fazia tudo como se fosse ligar, mas faltava algo para completar o processo e ele ficava fazendo barulho de carro velho com bateria ruim ou quando está sem gasolina. Mandaram um tiozinho muito simpático para ver a bateria, mas, claramente, digo, até eu que não entendo nada de carro sabia que não era a bateria. E o mesmo tiozinho já chamou o guincho. Devo salientar que a entrada/saída deste prédio é beeeeeem apertadinha e o primeiro tiozinho chegou com uma daquelas caminhonetes kilométricas. Entrou na garagem, mas não conseguia sair :) Saiu. Dez minutos depois chega o guincho. Eu fui ao encontro do cara para dizer para ele primeiro descer comigo para ver a garagem, pois o colega dele já tinha ficado enroscado por lá e eu achava que com o guincho seria ainda mais difícil, mas quando cheguei perto do guincho vi o mesmo tiozinho dirigindo, então nem me dei ao trabalho de falar nada. Nessa mesma hora o Pedro chegou para ajudar e ficaram os dois tentando manobrar o guincho, de ré, para entrar na garagem e eu olhando e pensando: "Isso nunca vai dar certo..."

O tiozinho então, desistiu e veio nos falar sua grande idéia: nós empurraríamos o Smart ladeira acima até uma certa distância e a partir daí ele usaria o cabo de aço do guincho para levar até o topo. Mas aí, o tiozinho começou a fazer perguntas que eu já tinha respondido antes e eu fui ficando sem entender o por quê. Até que eu falei: "Mas eu já te expliquei isso!" E ele disse: "Vc explicou para o meu colega, não para mim." Gente, juro, eles eram idênticos. Super alinhados, senhores já, cabelo e barba branca bem aparadas. Eu fiquei olhando para ele uns 5 segundos sem acreditar que era outra pessoa! Ele entrou no carro e fez exatamente o mesmo que o outro fez. Eu estava do outro lado do carro e não agüentei, coloquei a cabeça para dentro do carro e perguntei: "Vc tá tirando com a minha cara? Vc jura que não é o mesmo cara que esteve aqui antes?" Ele riu e disse que não.

Bem, o Smart é duper levinho e o levamos sem dificuldades até o meio da rampa de onde ele puxou com o cabo de aço. Levou para a concessionária e quando chegamos lá, meia hora depois, o carro reserva já estava nos esperando e não havia nada a ser pago. O Pedro fez questão de perguntar umas 3 vezes para ter certeza :) Bem, falei para o Pedro não comemorar muito, afinal a conta do conserto do problema não veio ainda, mas o carro ainda tem garantia de fábrica... depois conto o resultado da aventura.

O carro reserva é também um Smart, mas do mais completinho, com teto solar, e claaaaaaaaaaro que o Pedro quis vir dirigindo. No caminho prá casa, eu no carro do Pedro, ainda pensei: "Que pena que está chovendo, pois o Pedro ia amar abaixar a capota do carro, igual criança. Mas eu aposto que ele vai fazer isso quando entrar na garagem". Pois não deu outra! hahahahahahaahahahahaha Eu cheguei uns minutos antes que ele e quando vejo ele entrando no prédio, tá lá ele de capota baixa, se achando! hahahahahahahahaahaha Eu nunca tinha reparado, mas o carrinho fica parecendo um bugue com a capota baixa!! hahahahahhaha

Claro que hoje a gripe veio com tudo. Claro que não dormi nada a noite e claro que não fui trabalhar. Estou um caco. Aproveitei para ficar em casa comendo chocolate :)

Mas a terça foi muito boa! Além de ter feito um dia lindo, fui na médica E na midwife no mesmo dia! E as notícias são muito boas. The baby está muito bem. Todos os exames que andei fazendo voltaram com resultados muito bons (não gente, não sei quais foram, mas foram vários), a médica afastou qualquer problema e disse que estamos muito saudáveis. Hoje completamos 18 semanas e de manhã, quando o Pedro veio me dar um abraço na cozinha, ele morreu de rir porque percebeu que primeiro encosta na minha barriga ao me abraçar :) Ele ficou todo derretido escutando o coraçãozinho do baby, a médica até deixou um pouco mais de tempo para ele curtir :) O coração do bichinho parece que vai sair pela boca! Dia 8 de março farei meu próximo, e se tudo correr bem, meu último ultrassom, e se for para o bem de todos e do gosto do baby, saberemos o sexo. Mas será tudo ou nada, sem outra chance :) Eu, a essa altura, espero que dê para ver. Não agüento mais o Pedro chamando pelos dois nomes como se houvesse dois feijõezinhos aqui dentro. Já contei os nomes aqui no blog? Acho que não: Carolina ou Benjamim.

E enquanto eu estava indo para a médica, a midwife me ligou perguntando se dava para adiantar a consulta de quinta para terça à tarde, e lá fomos nós conhecer a clínica. Fica um pouco longe para meus padrões (16 km), mas fica a leste e não precisamos pegar a Highway 1, o que é algo muito bom. Adorei a midwife que nos atendeu, mas elas trabalham em um time de três e eu serei atendida por todas para me familiarizar com elas até o nascimento. O hospital onde elas trabalham fica no caminho, um pouco antes da clínica e é bem pequeno, praticamente só maternidade. Descobrimos que nesse hospital aqui pertinho de casa não tem maternidade, por isso é totalmente inviável.

Já falei que o "dar a luz" aqui se diz delivery? Sim, igual pizza. Eu ainda não me acostumei com isso. Sempre tenho que lembrar de pizza antes de usar o termo :) Aí, minha pergunta para a midwife soou muito engraçada: "Do you deliver at home?" Igualzinho quando pedimos comida pelo telefone :) hahahahaahahahaha

Bem, as próximas consultas serão no dia 19 de março. Já fiz a opção pela midwife, mas ainda não assinei nada (o que vai acontecer só na próxima consulta), então ainda irei nas duas consultas, just in case.

Caraca, esse post tá longo, mas vou aproveitar a empolgação para escrever e continuar: amanhã vou conversar com minha chefe e solicitar a minha transferência para uma vaga que exija menos fisicamente. Já tenho a notificação médica para isso, e já percebi que vai ser um processo bem enrolado, mas vou tentar da mesma maneira. Na última semana senti dores na base da barriga depois de executar uma tarefa que parecia bem bobinha. Bem, fui sentir dor só depois que cheguei em casa, enquanto estava no trabalho estava tudo belezinha, e esse é que é o problema, vou fazendo, fazendo, sem me dar conta, pois meu condicionamento físico é bom, como era antes, digo, antes da barriga...

Só fico pensando que vai ser mais difícil controlar o peso se mudar de função no trabalho... por enquanto engordei apenas 3 kilos e tenho certeza que minha movimentação o dia inteiro contribui bastante para isso... Mas essa semana já comecei as aulas de Ioga novamente e o Pedro já está liberado pelo médico a voltar a nadar, o que será mais uma boa atividade e ele jura, de pé junto, que vai me falar se eu estiver engordando ou exagerando na comida :)

Gente, acho que agora foi tudo :)

Tenham todos um ótimo final de semana e sintam-se abraçados!

Bj, bj,

Gra

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carnaval

Boa noite, gente!

Por aqui a festa acaba hoje. Amanhã estamos de volta ao batente. Carnaval continua inexistindo por aqui, não se ouve ou se vê nadinha de nada que indique a semana agitada que está rolando no Brasil. Hoje, segunda, foi feriado aqui, mas o motivo é outro: Dia da Família. Pela primeira vez aqui na nossa província, tivemos esse dia extra de folga. Se não me engano, todas as outras províncias têm esse feriado em fevereiro (na maior parte será na próxima segunda) e British Columbia passou a adotar esse ano. Melhor prá nós, ao menos a raiva de não ter toda a folga do Carnaval no Brasil diminui um pouquinho :)

Para mim, na verdade, o feriadão começou na sexta, pois não fui trabalhar, tirei um sick day. Eu tive que fazer exames de sangue pela manhã e isso tomou bem mais tempo do que eu achava e além disso, eu já previa um trânsito de matar no final do dia, em função do feriado, e tem mais, tínhamos que renovar nosso passaporte, o que só pode ser feito durante a semana das 9:30 às 11:30... ou seja, eu não tinha alternativa, tive que dar balão no trabalho :)

Sim, parece incrível, mas os passaportes já estão vencendo novamente. Assim que compramos os pacotes para o Havaí, lembrei dos meus queridos Érica e Wagner e achei que deveria dar uma conferida nas datas do passaporte, just in case, e surprise! O passaporte do Pedro vencia no início de abril (ainda antes da nossa viagem!) e o meu, em junho. Existe uma regra louca, ao meu ver meio lenda, mas, enfim, de que não te autorizam entrar nos EUA com passaporte com vencimento em menos de 6 meses. Ou seja, tinha que ser feito e ponto final e lá fomos nós, na sexta, visitar o Consulado Geral do Brasil em Vancouver pela primeira vez. Muito fácil se sentir no Brasil estando lá... um processo de entrega de 582 formulários preenchidos, mais foto, mais passaporte, mais ordem de pagamento e recolhimento de digitais que deveria levar até 30 minutos, se transformou em uma aventura de quase duas horas... Dois velhinhos, um brasileiro piadista e um português que parece o pai do Amaury Jr. trabalhando em equipe é tudo o que vc não quer encontrar em uma repartição pública, e trabalhando em time. Mas é isso que vc vê por aqui.

Mas de uma coisa valeu a pena estar lá na sexta: enquanto aguardávamos toda a burocracia e conferência de papéis e tals, uma senhora, canadense, tentava entrar com seu pedido de visto para ir ao Brasil. Pela conversa, não era a primeira vez que ela estava indo lá (pela sorte dela, estava sendo atendida por uma terceira funcionária, aparentemente mais focada no trabalho, que estava lá para atender estrangeiros, digo, não brasileiros). Ela sacou um montão de papel de dentro da bolsa e já largou no balcão mostrando toda sua contrariedade em cumprir todos os requerimentos para a retirada do visto. Reclamou de tudo, disse que era tudo muito difícil. A funcionária pegou todos os papéis e foi devolvendo tudo o que estava incorreto e dando a orientação de como deveria ser feito, sendo que a maior parte deveria ser feita online e apenas uma página de confirmação deveria ser impressa, enfim, devolveu quase tudo e a canadense puta da vida dizendo que não tem acesso à internet e que preferia fazer tudo à mão (oi?) e a funcionária dizendo que não era uma questão de preferência, mas de regras e... enfim, again, a canadense, num ato que vai contra tudo e qualquer coisa que já vi em relação ao comportamento polido e politicamente correto dos canadenses em geral, soltou a pérola: "Desse jeito não dá nem vontade de ir mais... é isso que vcs querem? Que ninguém vá mais ao Brasil?" e a funcionária, mantendo seu tom de voz e sua paciência consular prontamente respondeu: "É apenas uma questão de reciprocidade, minha senhora. Qualquer brasileiro que queira vir para o Canadá deverá passar pelo exato processo que a senhora está enfrentando. Essa é uma opção canadense e o Brasil apenas responde com reciprocidade." A canadense deu uma murchada tão impressionante que até eu fiquei com dó. Catou as dezenas de folhas sobre o balcão, agradeceu a atenção e se mandou. Adorei.

Sábado o Pedro foi a um jogo do Canucks, que, ao que parece, voltaram afinados da greve de meses e estão ganhando todas. Ganharam novamente de 5x1. Enquanto ele estava no jogo eu estava na casa da Fabi em o que eu chamaria de um café colonial :) Era para ser um chazinho que foi ganhando volume e o resultado foi que comi prá caramba :) delícia. Mas não foi só isso! O Baby da Fabi, o Lucas, está com quase um ano e ela está em fase de reorganizar a casa para a nova etapa de voltar a trabalhar e tudo o mais e está se livrando de tudo o que é do Lucas que ela não quer mais e adivinha que está se dando muito bem com tudo isso? Euzinha, digo, nós! Além de todas as dicas preciosas, olha só o novo acessório da casa:


Tá novinho e já vem com a cadeirinha para o carro. Adoramos, claro! E tudo começa a ficar mais apertado por aqui. Como pode um bebê chegar tão pequeninho mas já ocupar tanto espaço?

O fim de semana foi de comilanças também. No domingo rolou picnic no Golden Ears Park, o lugar preferido da minha mãe por aqui :) O dia estava lindo e foi muito gostoso pegar um solzinho por lá. Aproveito para apresentar a barriga, ou o que vcs conseguirem ver dela embaixo de tanta roupa, pois, apesar do sol, estava bem friozinho:


São apenas 16 semanas, gente, calma lá! :) Mas nas duas últimas semanas cresceu muito. Vai ser engraçado surgir no verão com bem menos roupa e a barriga gritando de grande! :)

Falando em comilança, resolvi fazer uma gelatina deliciosa que sempre como nas festinhas por aqui, que é a marca registrada de uma brasileira chamada Michelli:


É gelatina normal com creme de leite fresco, mas é feita com bem menos água aí não derrete fora da geladeira, ao menos não por aqui :) e vc pode levar para qualquer lugar como sobremesa, uma delícia. Espero que dure até amanhã para eu levar um pouco para a Fabi que ficou com água na boca quando eu disse que estava fazendo.

Tenham todos um ótimo carnaval e uma excelente semana de começo de ano para quem está no Brasil :)

Bj, bj.

Gra



domingo, 3 de fevereiro de 2013

Semana movimentada


Oi gente, boa noite!

Nossa! Tanta coisa aconteceu nessa semana que vou ter que me concentrar muito para lembrar de tudo :)

Prá começar, na terça fui na nova médica. Adorei! Uma senhora muito atenciosa (nos padrões canadenses, claro). A consulta levou mais de 40 minutos! Ela perguntou tuuuuuuudo, até sobre o Pedro! Fiquei bem satisfeita. No dia seguinte a secretária me ligou dizendo que tinham conseguido todos os resultados dos exames que eu já fiz e que, realmente, estão faltando alguns e eu já peguei a requisição e devo fazer tudo no dia 08/02.

Ontem fomos a um encontro de doulas. Até onde sei, chama doula no Brasil também. Prá quem não sabe o que é, eu diria que é uma babá para cuidar da mãe durante o parto. Ouço falar bem do serviço, quem contratou gostou da experiência, mas para ser sincera ainda não sei não... é caro, de $800 a $1000 e nosso plano de saúde não cobre. O Pedro adorou :) acha que tem que contratar e que vai ser muito bom :) ele é muito empolgado! Tenho que colocar freios na sua empolgação. Com certeza não vou decidir nada enquanto não conhecer a midwife. E, enfim, aprendemos a diferença entre os serviços de um médico e de uma midwife: ao que parece, em primeiro lugar, o médico não faz partos em casa, uma prática bem comum por aqui; a midwife faz faculdade, como o médico, mas só estudando o parto, enquanto o médico estuda tudo e se especializa em parto, no caso do obstetra, por isso não preciso me preocupar com as questões técnicas que eram as que mais me incomodavam, pois os dois tem conhecimento técnico do assunto.

Esqueci de falar que a médica que eu fui só faz partos no hospital louco onde fiz minha cirurgia de remoção da vesícula, o que não é uma coisa muito boa ao meu ver...

O Pedro quis tirar foto da barriga ontem de manhã, mas aí, assim como eu, o baby não estava afim de foto e se escondeu em algum lugar lá dentro e a barriga simplesmente não apareceu para fotos :) Ou seja, adiada mais uma vez a foto da barriga :)

Essa semana, no trabalho, foi foda... nunca trabalhei tanto numa semana só, tá doido! E fora todos os acontecimentos estranhos: 1. um cara tentou quebrar uma caixa de segurança que tem em todos os prédios onde se guarda uma chave master para caso os bombeiros tenham que entrar para um resgate. Eu nem sabia da existência da caixa, que fica embutida na parede. O cara quebrou a parede, mas não conseguiu alcançar a chave... claro que isso causou pânico geral na mulherada. 2. No outro prédio, onde haverá uma grande obra de renovação do encanamento, os operários construíram umas paredes de compensado para guardar o material que será usado na obra (isso dentro da garagem, no subsolo). Aparentemente, uma mulher, resolveu fazer de lá sua moradia e arrombou uma área onde a síndica guardava objetos pessoais e pegou tudo e fez a maior zona em meio a muitas camisinhas usadas e seringas e agulhar e todo tipo de lixo do submundo, tudo escondido pelas paredes de madeira, até uma moradora reparar na zona e vir nos perguntar se os operários estariam morando por lá... claro que eu fui eleita para ir checar e a pobre da síndica teve um colapso nervoso quando viu as fotos da filha esparramadas em meio aquela zona toda... tadinha... fiquei com dó dela. Tive que recolher tudo e guardar no interior do prédio até a polícia ir averiguar. 3. Na mesma quarta, a síndica de outro prédio me liga pedindo para eu ir urgente lá porque alguém havia quebrado a recepção do prédio por dentro... fui na quinta e cheguei lá e descubro que os adolescentes que moram no prédio (um dos prédios novinhos) resolveram quebrar tudo e eu havia sido chamada em carácter de urgência para retirar os escombros e deixar tudo bonito novamente o mais rápido possível. Eu fiquei muuuuuuito puta e não consegui me conter e disse que eu achava é que tinha tudo que ficar daquele jeito e ainda colocar um cartaz dizendo que eles não teriam mais a recepção bonita como era antes porque tais fulaninhos tinham resolvido quebrar tudo e que quem achasse ruim poderia ir cobrar deles. Claro que todos ficaram chocados com minha colocação e claro que no fim do dia eu tinha deixado tudo perfeitamente novo novamente e eu estava exausta novamente. 4. Aí minha chefe me liga para marcar de fazer minha avaliação anual, que deveria ter sido feita em junho do ano passado mas ela esqueceu, para mim estava perfeito, imaginei que ela iria fazer a avaliação sanduíche como chamam aqui (um elogio, uma crítica e outro elogio para terminar tudo bem) e eu iria dar uma grande banana, especialmente depois de uma semana como essas, e aproveitaria para falar o que ninguém quer ouvir e terminaria a semana de alma lavada. Não foi bem assim, ela me chamou e disse que estava tudo perfeito e era só elogios e não me deu a chance de dar a banana... mas saí com a alma lavada de qualquer maneira, até porque eu falei que estava preocupada porque não poderia fazer tudo como estava acostumada a fazer até agora por conta da gravidez e ela disse que é assim mesmo, eu faço o que der, o que não der não faço e que a companhia está cheia de mulheres grávidas e todos sabem como isso funciona. Ok.

No mais, continua tudo muito bem. Pedro se sentindo cada vez melhor e doido para voltar às atividades físicas.

Ah! Estava Esquecendo! Marcamos nossa última lua-de-mel antes do baby nascer :) Aproveitando a geografia, vamos permanecer no Pacífico e vamos pegar uma praínha no Havaí. Final de abril aqui vamos nós! Já que não dá para ir prá Floripa... Um amigo do Pedro há um tempo colocou publicou no Facebook que o Havaí é a Floripa de quem mora aqui no norte :) Depois digo se é tão bom assim :)

Bj, bj a todos e tenham uma ótima semana!

Gra

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

E as boas novas continuam...

Oi gente! Tudo certo por aih? (o computador onde estou nao tem acentuacao, peco desculpas por isso).

Fiquei sabendo do que ocorreu em Santa Maria e acho que todo mundo ficou meio afetado pela tragedia... que coisa de louco! Muito triste.

Mas por aqui estou muito feliz, tanto que estou escrevendo do meu intervalo do almoco, e por isso usando um computador esquisito que nao consigo configurar.

Ontem eu queria escrever mas estava muito desanimada. O dia foi de cochilo em cochilo e nem comer eu estava afim, acho que eu estava precisando um dia-intervalo. O Pedro, ao contrario, estava animadissimo e resolveu organizar a casa para criar "espacos" para mim. Montou a mesa com minha maquina de costura para eu comecar a fazer o enxoval do baby - comprei um tecido com um painel lindinho de arvore para fazer uma mantinha - e montou o tear que minha mae trouxe no nosso quarto, levou umas 4 horas para montar, mas montou :) eu dizia: "Deixa isso aih, eu estou acostumada a montar, faco isso em 15 minutos!" Mas ele nao deu o braco a torcer! E montou direitinho. Ateh comecei a mexer nuns fios para comecar alguma peca e ver se ainda levo jeito :)

Mas o maior motivo da felicidade eh que conseguimos uma midwife! Agora a pouco uma das tantas para quem liguei e deixei meu nome me ligou de volta dizendo que abriu uma vaga com ela e a primeira consulta estah marcada para dia 21 de fevereiro. Nao achei que eu ia gostar tanto quando desse certo :) eu estava meio me convencendo de que tudo bem ficar com um medico mesmo, outro medico, mas um medico... De qualquer maneira, amanha tenho consulta com o novo medico, ou melhor, medica. Vai ser bom ter mais uma experiencia antes de ir de vez para a midwife. Ainda tenho feh que medico nao tem que ser tao ruim como era o outro :)

A barriga estah quase reconhecivel como a de uma mulher gravida e assim que der coloco uma foto aqui :) O Pedro, ontem a noite, depois de deitarmos, lembrou que nao tiramos nenhuma foto ainda e queria levantar para fazer isso... eu acho que ele anda se drogando com os remedios loucos que ele andou tomando para a cirurgia hahahahahahahahha E falando nisso, ele jah estah super recuperado e o melhor: nao ronca mais meeeeesmo! Ateh semana passada ele ainda roncava quando dormia de barriga prah cima e eu pensei: "que merda, toda esse sofrimento e nao vai dar em nada..." Mas essa semana deu para ver a melhora e em pouco tempo ele poderah voltar a rotina normal com natacao e tudo!

O final de semana foi de comemoracoes de aniversarios. Duas pessoas muito queridas fazem aniversario quase no mesmo dia! Minha para sempre melhor socia do mundo Elisabete Ka Ma (26) e minha querida amiga que nos adotou aqui na costa oeste Erica (27), para quem rolou ateh festa surpresa com direito a bolo prestigio feito pela Fabi que estava de comer rezando! Parabens novamente para as duas! E muitas felicidades nesse ano da serpente! :)

Hora de voltar ao trabalho.

Beijos a todos e tenham uma excelente semana!

Gra

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Boas novas...

Oi gente! Boa noite!

Tô caindo pelos cantos de cansada, para variar, mas o Pedro fica me animando para não ir prá cama, ou eu acorde de madrugada e não consigo mais dormir... E ele quer assistir a entrevista do menino drogadinho ciclista para a Oprah, que vão repetir às 9.

Pedro está ótimo! Ontem tirou os drenos e agora respira 100% pelo nariz :) e hoje à noite voltou a sentir cheiros. Ainda está incomodando porque ele ainda não pode assoar, mas o aspecto já está perfeitamente normal e a respiração também. É um alívio vê-lo melhor, fiquei com muito peso na consciência de ter pedido para ele fazer e vê-lo sofrendo daquele jeito, tadinho... mas já passou :)

Dona Ju e Arthur chegaram muito bem hoje em Floripa. Parece que o Arthur está sofrendo muuuuito com o calor, mas no mais tudo beleza. Espero que minha irmã não tenha uma intoxicação de Nutela. O Tuco passou o dia hoje cuidando da porta para ver se eles voltavam :)

E parece que não foi só o Tuco que sentiu falta da agitação em casa. O Baby também achou tudo muito silencioso e resolveu dar umas piruetas na barriga quando fui dormir. Foi uma sensação esquisita e boa. Não preciso dizer que o Pedro ficou todo derretido :)

Quanto ao processo Baby/médico/midwife/escambau, a coisa vai dar mais trabalho do que eu imaginava, do que qualquer um pode imaginar... às vezes dá vontade de ir ter o Baby no Brasil e pronto... Na outra gestação, liguei para midwives logo que soube e elas me disseram que era muito cedo e que só poderiam me aceitar a partir da 12a semana. Agora quando ligo elas dizem que é muito tarde para eu estar ligando e que estão todas de agenda cheia, principalmente para julho, mês de férias de verão... Aí vc manda tomar no cú e o povo acha que vc não tem paciência. Vou ver se ao menos consigo trocar de médico logo.

No mais tudo tranquilo. Barriga crescendo, apetite interminável e por aí vai... Normal.

E hoje comemoramos 2 anos de chegada no Canadá! Aconteceu tanta coisa que parece 10 anos e passou tão rápido que parece 6 meses...

A entrevista vai começar!

Bj, bj a todos!

Gra

domingo, 13 de janeiro de 2013

Boletim médico

Boa noite gente!

Pois é, esse post vai ser quase um boletim médico mesmo... é só sobre isso que falamos ultimamente...

Primeiro o Pedrão fez a tão aguardada cirurgia no nariz para parar de roncar... gente, é muito amor, viu... tenho quase certeza de que se ele tivesse idéia de quanto sofreria ele não teria feito... mesmo com todo esse amor :) tadinho... não está fácil...

Agora ele se sente um pouco melhor, mas nos três primeiros dias sofreu muito com dores na cabeça. Aí ligamos para o médico que receitou boletas novas e super potentes. Ele passou a se sentir um pouco melhor, mas às vezes a dor vem com tudo do mesmo jeito, tadinho... Ele ainda está com drenos no nariz, o que o deixa com uma fisionomia engraçada. Vai tirar só na quarta, quando esperamos que TUDO fique melhor!

Ele até considerou que eu poderia surtar a qualquer momento com a gestação, visitas e mais ele apurrinhando :) então está se comportando super bem. A torcida é por vc Pedrão!

Eu fui ao médico na quinta para a tão esperada primeira consulta de ultrassom! Bem, fazendo a história curta, ela durou 5 minutos. Sem perguntas, sem explicações, sem nada. A enfermeira me pesou e fiz um  teste de urina antes de encontrar o médico. Ele entrou no consultório, me cumprimentou, perguntou se eu estava bem, colocou o aparelhinho para ouvir o coração do baby (por 15 segundos) e me deu duas folhas com requisições para exame de sangue e saiu. Eu fiquei sentada por uns segundos refazendo a cena na minha cabeça e vendo se eu tinha perdido alguma coisa, mas não. Antes de sair ele falou: "Te vejo em um mês". E foi isso.

Saí de lá achando tudo meio esquisito, mas eu estava com minha mãe e eu não queria deixá-la mais incomodada do que já estava por não ter entendido nada. Fui direto para o laboratório fazer os exames. Lá a enfermeira começou a me fazer perguntas sobre os exames e eu não fazia nem idéia do que ela estava falando e eu disse isso para ela. Acho que ela conhece o médico e não tem uma boa impressão dele, o comentário dela foi: "Ele é tão ocupado, né? Vc conhece a Clínica tal em Port Moody?" :) Foi a segunda pessoa que me falou da tal clínica, então resolvi ligar para lá. A recepcionista foi muito simpática quando eu falei que estava de 12 semanas procurando um médico, mas só até eu dizer que meu atual era o Dr. Ableman. O problema é que aqui vc não pode simplesmente escolher o médico e ir, o seu médico tem que te dar um referal, que não sei como traduzir, mas seria como um "convite/autorização" para vc ir ao outro médico, pois seu registro está com ele. Ela então, muito gentilmente, me disse que não seria boa idéia pedir isso, já que o Dr. Ableman poderia se sentir ofendido. Oi? E eu com minhas perguntas e dúvidas? A solução seria eu pedir o referal para uma midwife, algo como uma parteira, primeiro, pois seria um serviço diferente do dele e ele não teria como achar ruim, aí se eu resolvesse voltar para um médico/a, eu pederia novamente, mas para a parteira... enfim, tenho que resolver isso essa semana.

Apenas uma mulher daqui me falou que eu deveria pegar um médico ao invés de parteira. Geral acha que parteira é melhor, que a relação é melhor, mais próxima. Só sei que agora preciso de alguém para responder minhas perguntas, acho que vai ser uma midwife.

E outro caso médico, mas muito mais triste: a querida Mel, super linda e querida cachorra de nosso casal de amigos Soraia e Fábio, foi para o céu dos cachorrinhos depois de enfrentar bravamente um câncer violento. É sabido aqui que não tenho religião e nem acredito em Deus e nessas horas ainda entendo mesmo toda essa coisa pois, como é possível um ser tão inocente e puro como um cachorro passar por um sofrimento desses? Enfim, infelizmente, principalmente para meus queridos amigos, o que fica é a saudade.

As malas aqui em casa já estão quase todas fechadas. O momento é de checar as listas de encomendas e ver se não esqueceram de nada! Reta final!

Ah, sim, esqueci de contar que no meio de toda essa confusão o carro do Pedro deu problema e eu tive que deixar na concessionária, estamos sem carro... mas, em compensação, os dias estão lindos e devem continuar assim até o próximo final de semana! :)

Bj, bj a todos e tenham uma semana maravilhosa!

Gra